Olá pessoal, meu nome é Ivan Paulos Tomé, sou de Campinas, e já passei por muitas experiências com Linux, algumas ruins outras melhores mas não me sentia realmente realizado com o Linux, por que sempre achava que faltava algo, sempre realmente faltou.
Todas as distribuições anteriores a 2006 haviam me dado algum tipo de problema, seja quanto ao hardware, seja quanto a sua integração com outros softwares do mundo linux mesmo. E eu realmente fiquei um bom tempo sem tocar no assunto por que não gostava mais de tentar resolver e achava que iria perder tempo demais para resolver estes tipos de questão, o desencontro era muito grande.
Recentemente na Internet rolou uma coisa interessante sobre o Windows Vista da Microsoft, dizendo que a versão de caixa ( A chamada Retail nos EUA ) viria com uma limitação de licença que a impossibilitava de ser transferida de computador a computador mais de uma vez, o que me deixou completamente desapontado, por que eu sou consumidor de produto de caixa, e realmente paguei mais caro simplesmente para ter o direito de trocar de máquina mesmo, eu simplesmente compro o licenciamento Windows que se adapta ao meu perfil. Só que as coisas mudaram para a Microsoft de tal maneira que eles acreditam firmemente que os compradores do Windows Original em Caixa são os responsáveis pela pirataria, de acordo com as matérias publicadas na Cnet News, Anandtech e Daily tech info.
Bom, eu não copiei nem distribui o software licenciado deles para ninguém, portanto eu realmente tenho de me sentir ofendido, já que direitos de consumidores honestos como eu foram cortados ao invés de achar realmente quem são os responsáveis pela pirataria, que nomalmente é preço e a falta de suporte.
Eles alegam que o Windows sempre foi licenciado por dispositivo, e que pertence ao dispositivo e não ao dono do dispositivo, portanto eu penso que o computador nesse caso deveria escolher por conta própria e sem a minha ajuda o que ele acha melhor não é mesmo ? .

. É uma piada.
Particularmente eu não tenho nada quanto ao suporte deles, e aqui no Brasil eles são muito educados e cordiais, tem um ótimo suporte, além disso aqui no Brasil eles resolvem realmente muitos problemas. Mas mesmo assim, esta mudança fatal para os consumidores honestos torna as coisas drásticas, são limitações impostas até em fontes e papéis de parede, que colocam o usuário em cheque, mas toda onda arrebenta na praia, isso não tem jeito de mudar, portanto a onda Windows já teve seu tempo e perdeu a graça. Microsoft Windows agora é bom produto para advogados ganharem dinheiro com litígios e mais litígios infindáveis, o mundo do software proprietário tem piorado a cada ano. Está cada vez mais doente, e as pessoas honestas são as que estão sofrendo mais com isso.
Eu conhecia o Mandrake, o Mandriva, conheci o Debian, conheci o Suse, conheci o Kurumin, sempre na ânsia de encontrar alguma distribuição que atendesse á expectativas mínimas de usabilidade, principalmente em relação ao software que uso e que amo muito, o Blender.
Como disse fiquei muito tempo sem ter contato com o Linux por causa do meu tempo, e diversas distribuições não eram simples de usar por que davam erros no software que uso principalmente em relação ao Python, e isso extrapolava bastante. Entre as distribuições não haviam padrões e nada era tão simples como estava nos livros, sempre alguma peça estava faltando ou para compilar ou para montar um dispositivo ou para ver um vídeo por exemplo. Eu decidi que não poderia me sentir atordoado para tentar resolver isso e cai fora do Linux, comprei as licenças conforme precisei e fui tocando a vida.
E então o acontecido, eu acreditei que eles fossem mudar de opinião e dar aos usuários honestos a chance de ter seu próprio computador montado por si mesmo sem problemas, com produtos baratos (OEM) limitados á um computador e tipo de consumidor e outro sem limitação de transferência assim como é o XP (FPP ou Retail) hoje. Eles confirmaram tudo o que deveras nos desagrada, eles confirmaram as ofensas de que os consumidores do produto de caixa são os culpados pela pirataria e disseram que não voltarão atrás oferecendo o produto sob os mesmos termos nos quais confiávamos, isso foi a gota para a decisão.
Conheci a Canonical por meio de amigos, da Blender Brasil e também pelo trabalho de inclusão social feito pela distribuição de CD-ROMs gratuitos para as pessoas usar seus computadores, e isso é muito válido por que há computadores que valem menos que o software em certos casos e a obsolescência é uma grande poluidora do meio ambiente, mas eu já não esperava tanto assim do Ubuntu por que outras distribuições são montadas em diversos DVDs e talvez faltassem pacotes para que eu rodasse, além disso tive medo de não rodar nada proprietário, com os drivers proprietários eu estava tenso acreditando que ia ter de ficar editando arquivo e compilando na marra.
Mesmo assim, por que fui pressionado como consumidor honesto e também tenho de ter uma reação á altura decidi arriscar e tentar de novo, pelo menos se funcionassem os drivers eu já estava feliz, eu não esperava suporte a formatos proprietários de softwares, só que o Blender funcionasse junto com outros softwares de apoio ao mesmo, uma coisa simples somente para que eu trabalhasse em paz sem me preocupar com registro, ativação, vírus, spywares, rootkits, aferições periódicas de autenticidade do produto, satisfações á terceiros do que fiz do meu computador ou com a minha vida profissional pelo fato de ter ou não comprado PCs mais ou menos poderosos.
Eu baixei o Dapper DVD LTS 6.06, e como sempre, teve o macetinho, por que o GRUB não instalou direito no HDD que dava partida, é óbvio que tenho conhecimento mínimo do processo de instalação, eu cuido das minhas máquinas e ninguém mais. Resolvi o problema deixando somente o HDD que receberia o GRUB e o instalador resolveu o resto pra mim.
A primeira coisa que fiz foi ir direto no driver da Nvidia, o primeiro da minha lista de pesadelos, mas, qual não foi minha surpresa ao ver que, de maneira simples e agradável o apt-get resolveu tudo pra mim com apenas uns poucos cliques e minha senha de root.
Reiniciei a máquina e continuei minha saga de instalar os softwares que costumadamente uso, como Gimp, inkscape, Blender, Wings, Yafray,Open Office, Firefox, algumas coisas do Gnome que eu adoro e outras do KDE, um monte de jogos, os protetores mais legais de OpenGL, e as coisas que uso no meu dia a dia com o Blender.
Para minha surpresa novamente, eu simplesmente escolhi os softwares dos repositórios e selecionei todos os que queria, e marquei para que o Ubuntu resolvesse tudo, fui dormir tranquilamente.
No dia seguinte, estava tudo em seu lugar sem precisar reiniciar o computador nenhuma vez, eu simplesmente criei alguns ícones de atalho com umas coisas bobas que são iguais no Windows para softwares abertos e voi-la.Tenho uma estação de trabalho pronta, funcionando, e sem precisar me preocupar com ela ou com o que pode acontecer se eu navegar na Internet e cuidar do meu dia a dia. De fato é o que estou fazendo neste momento, só vim á este fórum mesmo por que um amigo me pediu para que eu desse o meu testemunho da minha nova experiência com o Linux. Graças ao Kubuntu, eu estou fazendo meu trabalho e não estou mais na neurose. O software livre já havia mudado minha vida a partir da entrada do Blender nela, agora a profecia de um colega se completa com o Kubuntu Linux. Eu mudei definitivamente.
Informática é um conjunto de ferramentas que as pessoas devem usar para trabalhar, se divertir e auxiliar a vida moderna, não é feita para que todos sejam sugados, amaldiçoados, doentes e fiquem se ofendendo uns aos outros para saber quem ganha mais dinheiro e para ser sincero, onde há discórdia nada funciona. Isso leva ao infarto.
Não é o preço, não é beleza do Sistema Operacional (apesar de estar lindo demais isto aqui) , não é o fato de ser gratuito, é pela qualidade de vida que o Linux pode proporcionar a partir do momento que você se sente seguro para usar sua ferramenta de trabalho sem preocupação. Esse é o verdadeiro valor de propriedade. É saber que um produto não vai ferir sua saúde te deixando nervoso o tempo inteiro pela faca ou pelo fogo cruzado.
Á todos os que mantém essa maravilhosa distribuição com suas inovações que eu esperei por anos, por sua estabilidde, e porque funciona simbioticamente com todos os softwares que eu uso, e que me deu a minha liberdade de confiar na ferramenta de trabalho novamente. Mas acima de tudo me respeitou o direito de ter meu próprio computador e ser o dono dele e não ele o dono da minha vida.
Meu sincero muito obrigado.