Autor Tópico: Retorno de audio em reuniões  (Lida 9492 vezes)

Offline gtremor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Retorno de audio em reuniões
« Online: 02 de Setembro de 2021, 15:10 »
Olá pessoal, recentemente descobri com alguns amigos que ao estar em algum ambiente de reunião (meet, slack, teams, zoom, etc.) se a pessoa estiver com o microfone liberado e ouvir qualquer áudio no computador, esse áudio vaza para a reunião, já testamos várias opções como alsamixer entre outras configurações e não conseguimos remover esse retorno, todos nós estamos utilizando o ubuntu 20.04, e me lembro de quando utilizava o 19 e não tinha esse problema, alguém tem alguma dica?

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2021, 07:47 »
Quando você diz que o áudio vaza, está dizendo que ele é reproduzido na reunião? Ou ele é captado pelo microfone e daí é ouvido na reunião?

O que acontece se o usuário estiver usando um fone de ouvido e reproduzir um áudio no computador? Nesse caso, ele é vazado?

Isto está acontecendo com mais de um usuário?

Offline gtremor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2021, 08:13 »
Ola, então, o que quis dizer e que ao ouvir qualquer audio ou video, o som é reproduzido na reunião como se viesse do meu microfone, e sim, isso acontece com todas as pessoas aqui da empresa que utilizam o ubuntu, nao sei se serve essa informação, mas utilizamos  notebooks diferentes porem todos tem a entrada P3, onde o mic e junto ao fone, porem cada um tem um fone diferente, mas o resultado é sempre o mesmo, ao ouvir algo, o som é passado para a reunião como se fosse pelo microfone.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2021, 08:15 por gtremor »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2021, 14:10 »
Eu fiz um teste ontem no Meet.
Usando fone de ouvido e o microfone do próprio fone de ouvido (que é de um celular), reproduzi um vídeo do Youtube.
Com o meu microfone aberto no Meet, a outra pessoa percebeu que tinha algum som ao fundo, mas não foi capaz de identificar.

Ou seja, parece que o microfone capta o que está saindo no fone de ouvido. Ao abaixar o volume do fone, a pessoa parou de ouvir ruído de fundo.

Vale observar que o Meet mesmo deu um alerta de eco no microfone, sugerindo abaixar o volume. Ou seja, não creio que isso seja do sistema, mas pode ser que o Meet ficou sensível demais ao captar o som.

Offline gtremor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2021, 14:36 »
Eu fiz um teste ontem no Meet.
Usando fone de ouvido e o microfone do próprio fone de ouvido (que é de um celular), reproduzi um vídeo do Youtube.
Com o meu microfone aberto no Meet, a outra pessoa percebeu que tinha algum som ao fundo, mas não foi capaz de identificar.

Ou seja, parece que o microfone capta o que está saindo no fone de ouvido. Ao abaixar o volume do fone, a pessoa parou de ouvir ruído de fundo.

Vale observar que o Meet mesmo deu um alerta de eco no microfone, sugerindo abaixar o volume. Ou seja, não creio que isso seja do sistema, mas pode ser que o Meet ficou sensível demais ao captar o som.

Então, tambem pensamos nisso, alteramos sensibilidade, volume entre outras configurações, mas no nosso caso a gente consegue ouvir bem nitido o que esta sendo escutado, mas não so no meet, em qualquer site de reunião, meet, slack, teams e etc, qualquer chat de audio consegue ouvir

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2021, 09:45 »
Tentou mudar o navegador ou atualizá-lo?

Tentou deixar o microfone interno no mudo, nas configurações de som?

Offline gtremor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2021, 12:36 »
Tentou mudar o navegador ou atualizá-lo?

Tentou deixar o microfone interno no mudo, nas configurações de som?

1- Sim, ja testamos no chrome, firefox e opera

2- se mutar o mic nas chamadas não passa o som, mas o problema é justamente esse, estar com o mic normal e não deveria passar o som que ouvimos pelo mic

Offline GabrielPorto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2021, 22:24 »
Eu utilizei o OBS Studio para configurar o microfone do meu notebook, eu estou utilizando o interno, ainda não consegui fazer o microfone do headset pegar. Se você conseguiu fazê-lo funcionar, por favor, me avise como.
Agora voltando pro seu problema, o OBS Studio tem um filtro de ruído que possui a opção - chamada de "Limite de Fecho" - que desativa qualquer som abaixo de um determinado decibéis. Atualmente estou o utilizando no -15, ou seja, qualquer som mais baixo que isso não irá ser transmitido pelo microfone, assim você consegue ouvir sons baixos no computador enquanto fica na reunião.
Outro ponto importante foi que o OBS modificou o meu microfone mesmo fora do programa, ou seja, quando eu fecho o OBS e vou ao Discord, as configurações dele continuam, perfeito, entretanto as alterações só são realizadas se você começar uma gravação. Então a metodologia é: cria uma gravação -> coloca os filtros no microfone -> acaba de gravar -> apaga o arquivo de vídeo gerado. Se precisar modificar novamente o microfone, repete o método.
Eu utilizo o Zorin OS - distro derivada do Ubuntu - isso foi o que resolveu para mim, espero que sirva à você.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2021, 22:32 por GabrielPorto »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2021, 08:15 »
Eu utilizei o OBS Studio para configurar o microfone do meu notebook, eu estou utilizando o interno, ainda não consegui fazer o microfone do headset pegar. Se você conseguiu fazê-lo funcionar, por favor, me avise como.
Agora voltando pro seu problema, o OBS Studio tem um filtro de ruído que possui a opção - chamada de "Limite de Fecho" - que desativa qualquer som abaixo de um determinado decibéis. Atualmente estou o utilizando no -15, ou seja, qualquer som mais baixo que isso não irá ser transmitido pelo microfone, assim você consegue ouvir sons baixos no computador enquanto fica na reunião.
Outro ponto importante foi que o OBS modificou o meu microfone mesmo fora do programa, ou seja, quando eu fecho o OBS e vou ao Discord, as configurações dele continuam, perfeito, entretanto as alterações só são realizadas se você começar uma gravação. Então a metodologia é: cria uma gravação -> coloca os filtros no microfone -> acaba de gravar -> apaga o arquivo de vídeo gerado. Se precisar modificar novamente o microfone, repete o método.
Eu utilizo o Zorin OS - distro derivada do Ubuntu - isso foi o que resolveu para mim, espero que sirva à você.

Mas ele não está usando OBS, está?

Offline gtremor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2021, 08:39 »
Eu utilizei o OBS Studio para configurar o microfone do meu notebook, eu estou utilizando o interno, ainda não consegui fazer o microfone do headset pegar. Se você conseguiu fazê-lo funcionar, por favor, me avise como.
Agora voltando pro seu problema, o OBS Studio tem um filtro de ruído que possui a opção - chamada de "Limite de Fecho" - que desativa qualquer som abaixo de um determinado decibéis. Atualmente estou o utilizando no -15, ou seja, qualquer som mais baixo que isso não irá ser transmitido pelo microfone, assim você consegue ouvir sons baixos no computador enquanto fica na reunião.
Outro ponto importante foi que o OBS modificou o meu microfone mesmo fora do programa, ou seja, quando eu fecho o OBS e vou ao Discord, as configurações dele continuam, perfeito, entretanto as alterações só são realizadas se você começar uma gravação. Então a metodologia é: cria uma gravação -> coloca os filtros no microfone -> acaba de gravar -> apaga o arquivo de vídeo gerado. Se precisar modificar novamente o microfone, repete o método.
Eu utilizo o Zorin OS - distro derivada do Ubuntu - isso foi o que resolveu para mim, espero que sirva à você.

Mas ele não está usando OBS, está?

Não estou usando, e pelo que vi não e ruido e sim retorno mesmo

Offline gtremor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2022, 14:08 »
Revivendo o topico pois a duvida não foi sanada, o problema ainda persiste e nao encontro em nenhuma pesquisa sobre o problema, alguem teria ideia do que ocorre e como resolver?

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2022, 19:19 »
Tentou atualizar o sistema?

Offline gtremor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #12 Online: 22 de MAR?O de 2022, 14:36 »
Tentou atualizar o sistema?

Sim, tudo atualizado.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #13 Online: 22 de MAR?O de 2022, 15:55 »
Vou tentar apenas entender ok?!

Na hora que você estiver numa dessas reuniões e usando os microfone e no caso auto-falantes na reunião abre o alsamixer e tira screenshots de todos os controles e posta aqui

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline gtremor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Retorno de audio em reuniões
« Resposta #14 Online: 25 de MAR?O de 2022, 10:36 »
Vou tentar apenas entender ok?!

Na hora que você estiver numa dessas reuniões e usando os microfone e no caso auto-falantes na reunião abre o alsamixer e tira screenshots de todos os controles e posta aqui

T+

Nao sei se consegui explicar direito no topico, mas o problema e que quando estou no ubuntu 20.04 em qualquer notebook que tenha entrada P3 de fone de ouvido, quando estou em qualquer tipo de site de reuniões meet, slack, teams e etc se eu tiver com o mic aberto para falar e eu abrir um video ou audio qualquer no pc, o som sai como se fosse no meu mic para todos da reunião, ou seja um retorno bem estranho. ja testei em 4 notebooks sendo 3 marcas diferentes e todos obtiveram o mesmo problema.
Segue a imagem do alsamixer quando estou em uma meet e um link caso a imagem corte

https://i.imgur.com/wUg4GxQ.png
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2022, 10:38 por gtremor »