Autor Tópico: Ubuntu 20.04 com nVidia agora só loga via Wayland  (Lida 2453 vezes)

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Ubuntu 20.04 com nVidia agora só loga via Wayland
« Online: 11 de Julho de 2021, 00:15 »
Boa noite!

Costumo usar o Ubuntu para trabalho e alguns jogos (basicamente três: Kerbal Space Program, Cities Skylines e Crusader Kings II). Tenho uma placa nVidia e, quando os drivers estão funcionando bem, ela atende bem.

Só que, depois de alguma atualização (a última que lembro foi na partição Windows então acho que não deve ter sido ela), não consigo logar no Ubuntu se estiver usando os drivers da nVidia, a não ser usando a opção "Ubuntu Wayland" (antigamente era usando a opção "Ubuntu"). Acontece que, se fizer assim, o desempenho fica sofrível: os FPS caem para 5-10.

Alguém pode me ajudar a resolver isso? Sabem de alguma atualização que "quebrou" os drivers da nVidia (460) com o sistema gráfico padrão do Ubuntu 20.04? Como reverter? Ou é melhor instalar o 20.10 ou o 21.04?

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Re:Ubuntu 20.04 com nVidia agora só loga via Wayland
« Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2021, 16:46 »
Acrescentando algumas informações:
  • o computador é um Legion Y520 e funcionava bem (FPS normais) há uma semana;
  • ACHO que o update que bagunçou tudo foi um update de BIOS; feito pelo Windows
  • o Windows está funcionando bem e o Grub voltou a ser exibido depois que usei o comando BCDEdit para tornar a iniciar pela partição do Ubuntu;
  • depois de pesquisar um pouco, desativei o Secure Boot na BIOS;
  • logando com "Ubuntu com Wayland" (driver Nouveau ou nVidia 460), o computador funciona bem para navegar na internet, editar documentos, acessar o Youtube, etc. Mas ao demandar a placa de vídeo (jogos) os FPS ficam entre 1 e 10;
  • logando com "GNOME Clássico" e o driver Nouveau, consegui resultado semelhante;
  • logando com "GNOME Clássico" e o driver nVidia, a tela muda para a cor preta e "congela";
  • logando com "Ubuntu" (como funcionava antes), a tela congela sem mudar de cor (fica em uma espécie de roxo);
  • todas as vezes que a tela congela (4 e 5), consigo voltar para a tela de login usando CTRL-ALT-F1, mas não consigo mais mudar a opção de login;

Não sei mais o que fazer...

Há alguma informação de que precisem (posso digitar o comando e postar o resultado)?

Offline Alessandro Zavarov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 com nVidia agora só loga via Wayland
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2021, 17:06 »
Olá... O meu Lenovo s145 tem este mesmo problema mas solucionei desativando o secure boot na BIOS.