Autor Tópico: adaptador wireless RTL8188ETV  (Lida 2770 vezes)

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
adaptador wireless RTL8188ETV
« Online: 11 de Outubro de 2021, 17:47 »
Boa tarde senhores!!!
Cá estou eu mais uma vez buscando ajuda dos senhores...
Após instalar a última atualização no Ubuntu 20.04 LTS, o meu adaptador wireless  RTL8188ETV não conecta a rede salvo em raras vezes...
Me parece ser uma incompatibilidade com o kernel 5.11.0-37 generic...Comprei um outro do mesmo e tentei instalar o driver para linux que vem no cd que acompanha o dispositivo mas,  sem sucesso...
Estou com esse problema desde o último dia 2 até hoje... Então decidi solicitar ajuda dos senhores...
Espero que possam me ajudar a resolver esse problema que já tem me irritado muito...
Agradeço antecipadamente!!!
Um forte abraço a todos!!!
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:adaptador wireless RTL8188ETV
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2021, 10:17 »
Olá @py8elo,
Na experiência que eu tenho, usar "o driver para linux que vem no cd" normalmente dá resultados ruins. Via de regra, o driver é escrito para um kernel [muito] mais antigo, para uma distribuição [completamente] diferente, ou baseado em opções diferentes [e incompatíveis] do kernel.

Quando eu encontro um adaptador wireless que não tem suporte nativo no kernel, meu primeiro conselho sempre é trocar por outro que tenha suporte, já que hoje em dia há tantos, tão bons e por preços legais.

Como nem sempre isso é uma opção, no seu lugar, eu partiria para o driver da comunidade. Nas pesquisas que eu fiz, encontrei algumas respostas promissoras (como esta. Lá indica pra você baixar o driver daqui:
https://github.com/kelebek333/rtl8188fu

No link do gitHub, há uma instrução relativamente simples pra fazer a instalação do driver:

Citar
How to install

sudo apt-get install build-essential git dkms linux-headers-$(uname -r)

git clone https://github.com/kelebek333/rtl8188fu

sudo dkms add ./rtl8188fu

sudo dkms build rtl8188fu/1.0

sudo dkms install rtl8188fu/1.0

sudo cp ./rtl8188fu/firmware/rtl8188fufw.bin /lib/firmware/rtlwifi/

Eles dão ainda algumas instruções sobre como ajustar o funcionamento, em caso de problemas de gerenciamento de energia e/ou plugagem/desplugagem do adaptador.

Há ainda a opção de um PPA, que possibilitaria a atualização constante do driver (com todas as restrições aplicáveis ao uso de PPAs).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:adaptador wireless RTL8188ETV
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2021, 21:12 »
Sim, eu uso o "ID 0bda:f179 Realtek Semiconductor Corp. RTL8188FTV 802.11b/g/n 1T1R 2.4G WLAN Adapter" e funciona muito bem com o driver mencionado pelo @zekkerj e, em várias distribuições Linux

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto