@fabiopgomes, quem não conseguiu se fazer entender fui eu.
Cabos fora do padrão têm comportamento errático. Eles não estão com defeito; não estão com mau contato: estão fora do padrão. Quais os sintomas de um cabo fora do padrão? Funcionam quando querem. Alguns equipamentos os reconhecem, outros não. Reconhece seus sintomas?...
O que faz um cabo ficar fora do padrão? Primeiro, e o mais comum, montagem errada. Há um procedimento na hora de montar ("crimpar") o cabo. Quando não é seguido, seja na hora de retirar as capas plásticas ("decapar") do cabo e dos condutores internos, seja na hora de destrançar os condutores para arrumá-los dentro do conector e cortar o excesso de destrançamento, seja na hora de arrumar os fios dentro do conector segundo um dos dois códigos de cores predefinidos, o resultado é que os parâmetros de funcionamento do cabo (neXT, feXT, PSneTX, etc) ficam fora dos limites estabelecidos pela norma.
O segundo motivo é usar um cabo de má qualidade, ou ainda esticá-lo demais, torcê-lo demais ou ainda criar "dentes" no cabo.
Um ponto importante é perceber que os problemas causados pelos erros de montagem que eu citei dois parágrafos acima causam efeito de diafonia ("linha cruzada") entre os sinais que viajam pelo cabo, e que esse efeito é cumulativo com a distância do cabo. Na prática, eles já são sentidos com 2 a 3m (seu cabo tem 5m). Um testador de cabos "amador" normalmente só testa a continuidade do cabo, ou seja, se há contato elétrico entre os pinos. Entre estes, os melhores conseguem mostrar se há inversões ou pinos ligados fora de ordem entre as duas pontas. Mas apenas testadores profissionais (caríssimos!) conseguem dizer se o cabo está realmente dentro da norma ou não.
Cada fabricante, ao criar a circuitaria da interface ethernet, vai lidar com os sinais e voltagens que passam pelo cabo de forma diferente. Isso faz com que cada interface tenha uma tolerância diferente a um determinado parâmetro que esteja fora do padrão. Leia-se, não tem nada de estranho no seu notebook conseguir usar esse cabo, e sua máquina Ubuntu não. Versões diferentes de firmware também podem mudar esses níveis de tolerância.
Pelo menos, você trouxe uma informação nova que pode ajudar a solucionar, já que você não pode (ou não quer) trocar o cabo: se o liveCD funcionou, é possível experimentar outras versões do kernel (ou do firmware da placa de rede) até encontrar uma que funcione.