Autor Tópico: Notebook que não liga a tela após suspensão  (Lida 1815 vezes)

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Notebook que não liga a tela após suspensão
« Online: 01 de Dezembro de 2021, 20:22 »
Oi, faz tempo que não entro aqui, então me perdoem se estiver pecando em alguma coisa. Segundo, por favor, tenham paciência comigo pq meu cérebro não está funcionando muito bem.

Vamos ao problema. Meu esposo tem um notebook Cce info, modelo jm51. Nele eu instalei o Lubuntu 18.04 só pra ele poder usar a internet pros cursos dele, só que de uns tempos pra cá esse notebook tá me dando dor de cabeça. Ao ligar, se eu não ficar apertando um botão ou mechendo o mouse assim que a tela do Lubuntu aparece ele entra em suspensão. Aí não adianta fazer nada que a tela não ascende. Sim, depois de muito quebrar a cabeça eu percebi que é só a tela que não liga, pois os leds indicam que o restante está ligado. Ah, e se por acaso ele após ligado entrar em suspensão, também dá o mesmo problema. Hoje, cansada desse problema tentei reinstalar o Lubuntu nele, mas o problema persiste.

Será que esse problema tem solução ou meu marido vai ter que aprender a conviver com ele?

Não sei muitas informações sobre o notebook, mas se me derem o caminho posso falar elas pra vocês. Ele é antigo, eu sei, mas é o que temos no momento.

Desculpem esse baita texto e se não me fiz entender, mas como disse, meu cérebro já não funciona tão bem. Obrigada a todos

Offline myllaexandy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Notebook que não liga a tela após suspensão
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2021, 10:16 »
Só pra deixar registrado aqui que o problema foi resolvido, caso alguém procure por aqui  a resolução de um problema parecido. A solução foi a seguinte
Então, veja aqui nesse site e execute os comandos da parte "Disable Suspend and Hibernation in Linux":
https://www.tecmint.com/disable-suspend-and-hibernation-in-linux/
Mais em baixo tem o "Enable Suspend and Hibernation in Linux" pra reativar a hibernação (nunca se sabe se precisa disso, mas enfim)

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Notebook que não liga a tela após suspensão
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2021, 11:40 »
Sim, é realmente muito antigo e uma agradável surpresa que ainda funcione  ;D

O maior problema é a gráfica integrada SiS - https://en.wikipedia.org/wiki/Silicon_Integrated_Systems - que nunca teve bom suporte em Linux, por culpa exclusivamente do fabricante cuja atitude foi sempre hostil.

Desabilitar a suspensão é uma solução adequada.