Autor Tópico: CONSUMO DE DADOS MOVEIS EM UBUNTU  (Lida 4920 vezes)

Offline t430thinkpad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
CONSUMO DE DADOS MOVEIS EM UBUNTU
« Online: 16 de Dezembro de 2021, 05:44 »
Olá a todos, estou usando o linux a pouco tempo, gostaria da ajuda de voces pois vou usar no modo roteador, porem com sinal 4G

no windows, ele fica baixando coisas em segundo plano o que consome muitos GIGAS, no linux também é assim?

Existe configurações que eu deva fazer para evitar o alto gasto de dados?

DESDE JA OBRIGADO PELA ATENção :)

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:CONSUMO DE DADOS MOVEIS EM UBUNTU
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2021, 17:59 »
No Windows tipicamente as atualizações são instaladas em segundo plano, sempre que possível, e sem intervenção dos utilizadores. Algumas atualizações são efetivamente enormes quando se trata de "atualizações de edição" (feature updates) que tendem a ocorrer a cada seis meses.

Qualquer SO deve estar SEMPRE atualizado se está conectado ao mundo exterior (internet).  No entanto, no caso do Ubuntu, as atualizações implicam o gasto de muito menos dados do que em Windows e podem ser sempre controladas. O equivalente em Ubuntu aos "feature updates" do Windows é a atualização online para uma nova "release" (exemplo: atualizar de 21.04 para 21.10) e tem sempre que ser iniciado pelo utilizador, nunca é instalada automaticamente.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:CONSUMO DE DADOS MOVEIS EM UBUNTU
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2022, 17:35 »
Olá a todos, estou usando o linux a pouco tempo, gostaria da ajuda de voces pois vou usar no modo roteador, porem com sinal 4G

no windows, ele fica baixando coisas em segundo plano o que consome muitos GIGAS, no linux também é assim?

Existe configurações que eu deva fazer para evitar o alto gasto de dados?

DESDE JA OBRIGADO PELA ATENção :)
O que você chama de "modo roteador", @t430thinkpad?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:CONSUMO DE DADOS MOVEIS EM UBUNTU
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2022, 13:53 »
Olá a todos, estou usando o linux a pouco tempo, gostaria da ajuda de voces pois vou usar no modo roteador, porem com sinal 4G

no windows, ele fica baixando coisas em segundo plano o que consome muitos GIGAS, no linux também é assim?

Existe configurações que eu deva fazer para evitar o alto gasto de dados?

DESDE JA OBRIGADO PELA ATENção :)
O que você chama de "modo roteador", @t430thinkpad?

Penso eu que se trata de usar um qualquer "modem 4G" moderno que pode funcionar como router sendo este o modo por defeito. Reporta ao(s) SO(s) como USB Ethernet e alguns também têm WiFi (para outros dispositivos) sendo na prática indistintos dos chamados "MiFi".

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:CONSUMO DE DADOS MOVEIS EM UBUNTU
« Resposta #4 Online: 14 de MAR?O de 2022, 09:29 »
Meu medo é que ele esteja pretendendo usar o Ubuntu como roteador. Não por ser Ubuntu, mas por não ser uma distribuição especializada, ou melhor, um sistema completo voltado para o serviço, como o Endian, ou o meu preferido, o pfSense.

Aliás, a ideia de usar uma estação de trabalho como roteador pro resto da casa, em si, não é boa. Claro que sempre há situações e situações, e dependendo da situação em que se está, pode ser a única saída, mas é muito raro que seja a melhor.

Enfim... não quero conjecturar, sem saber realmente a situação que ele tem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:CONSUMO DE DADOS MOVEIS EM UBUNTU
« Resposta #5 Online: 15 de MAR?O de 2022, 08:37 »
Meu medo é que ele esteja pretendendo usar o Ubuntu como roteador. Não por ser Ubuntu, mas por não ser uma distribuição especializada, ou melhor, um sistema completo voltado para o serviço, como o Endian, ou o meu preferido, o pfSense.

Aliás, a ideia de usar uma estação de trabalho como roteador pro resto da casa, em si, não é boa. Claro que sempre há situações e situações, e dependendo da situação em que se está, pode ser a única saída, mas é muito raro que seja a melhor.

Enfim... não quero conjecturar, sem saber realmente a situação que ele tem.

Acho que ele só vai ligar o celular no PC, ou rotear de algum dispositivo mesmo... se ele pretendesse usar o Ubuntu para gerir o roteamento, se ele tivesse esse conhecimento, ele já saberia a resposta para a pergunta que fez... só acho, mas posso estar erado hehehe
Ubuntu Studio 22.04 LTS