CelticWarrior, muito obrigado pela resposta.
As unidades são formatadas em NTFS.
O Windows não indica erro nas unidades e não pede para fazer correções. Ele "apenas" não as apresenta na árvore, sempre que tais unidades são utilizadas no Ubuntu. É como se as unidades não estivem conectadas nas USBs.
Eu nunca desconecto unidades antes de as ejetar, ou antes de encerrar o computador.
Para fins de novos testes, utilizei, agora, um outro HD externo (NTFS) menor que tenho. Fiz, consecutivamente, os procedimentos que você mencionou:
- primeiro, eu utilizei o HD externo no Ubuntu, o ejetei, removi, reiniciei em Windows (dual boot) e o conectei. Ele não apareceu na árvore. Não houve mensagem de erro, nem pedido de reparação. Atribuí uma letra e ele surgiu na árvore e pôde ser utilizado normalmente.
-segundo, o conectei no Ubuntu, utilizei, desliguei o computador, religuei e fiz boot no Windows. O mesmo aconteceu: o HD externo não surgiu na árvore e, novamente, tive que atribuir uma letra a ele. Daí, o utilizei normalmente.
Quando utilizo pendrive no Ubuntu e depois, a utilizo em Windows, aí sim o Windows apresenta mensagem semelhante a: "há um erro nesta unidade. Clique aqui para reparar". Mas ela é apresentada na árvore e mesmo se eu não a reparar, ainda assim ela funciona. Se eu a reparar, a mensagem cessa.
Realmente, é uma questão que não consigo entender.
Alguma outra sugestão?
Grande abraço.