Autor Tópico: Ubuntu 20.04.3 Monitor VGA não reconhece após atualização  (Lida 2347 vezes)

Offline MHPA23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu 20.04.3 Monitor VGA não reconhece após atualização
« Online: 09 de Janeiro de 2022, 23:22 »
Boa noite Pessoal.
Tenho um AMD Ryzen 3 2200g, faz algum tempo que utilizo o ubuntu 20.04, porém, me deparei com uma situação recentemente muito ruim. Utilizo 2 monitores, um no HDMI e outro no VGA o monitor VGA simplesmente não da sinal e nas configurações de monitores do sistema aparece somente o HDMI.

Para este caso fiz o seguinte:

Testei o monitor VGA em outras máquinas e funciona perfeitamente (porém era windows);

Ao criar um pendrive bootável com linux iniciei o sistema por ele, o monitor VGA reconheceu, porém, com uma resolução muito baixa;

Decidi então formatar o meu pc, ao formatar o monitor VGA subiu, mas, com resolução baixa… isso eu resolvi via xrandr forçando uma resolução ao monitor, mas, ao desligar o pc e ligar novamente as configurações não ficam salvas, e ao atualizar o ubuntu o mesmo para de funcionar.

Testei também com uma placa de vídeo NVDIA GT210, ambos monitores subiram, mas, não obtive exito em atualizar os drivers deles e mais uma vez o monitor VGA é reconhecido com uma resolução baixa.

Até ai a conclusão que cheguei foi a seguinte, em uma instalação limpa do ubuntu sem atualização de drivers de terceiros o monitor VGA funciona, mas, com resolução baixíssima. Consegui chegar a essa conclusão no momento que atualizei o linux, após isso o monitor VGA não é reconhecido. Para finalizar também testei com o Linux Mint , Ubuntu 18 e Fedora 35, sem sucesso.

Será que pode ser algo relacionada a alguma atualização recente do linux? Agradeço vocês desde já.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 20.04.3 Monitor VGA não reconhece após atualização
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2022, 22:34 »
Olá,

Decidi então formatar o meu pc, ao formatar o monitor VGA subiu, mas, com resolução baixa… isso eu resolvi via xrandr forçando uma resolução ao monitor, mas, ao desligar o pc e ligar novamente as configurações não ficam salvas, e ao atualizar o ubuntu o mesmo para de funcionar.

Para salvar tem que colocar as configurações em um arquivo que fica oculto (lembro que não tenho nenhum ubuntu instalado, mas...) tenta fazer exatamente o que diz nesse link abaixo:

Clique para ir para: "Mudando resolução do monitor para uma que não apareça nas opções"

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto