Autor Tópico: Ubuntu e Windows dual boot, ambos UEFI em HDs diferentes  (Lida 2074 vezes)

Offline allanrobert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Ubuntu e Windows dual boot, ambos UEFI em HDs diferentes
« Online: 10 de Fevereiro de 2022, 08:46 »
Bom dia!

A situação é a seguinte:
1. SSD 128Gb já está com Windows 10 Home de fábirca - modo UEFI
2. HD 1Tb com 128Gb livre no início.

Nesses 128Gb livres do HD, gostaria de instalar o Ubunu 20.04LTS p/ utilizá-lo em dual boot com o Windows, sem fazer qualquer alteração no SSD que já tenho instalado.

No modo Legacy, sei que podemos criar as partições "/boot" ext4, swap e o "/" ext4 que ele funciona tranquilamente. Agora não sei como fazer com o UEFI.

Sabem me dizer se é possível e como posso fazer?

PS.: Já estudei vários tutoriais de dual boot disponíveis na internet e não encontrei uma situação como a minha. Aqui no fórum também realizei uma busca e não encontrei.

Muito obrigado.
Att.

Allan Robert

Offline allanrobert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Ubuntu e Windows dual boot, ambos UEFI em HDs diferentes
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 11:32 »
Por mais que não seja solucionado em 100%, consegui redimensionar minha partição de instalação do Windows no SSD e deixei um espaço para instalar o Ubuntu. Instalei ele deixando as partições desse jeito:

Ao lado das partições do windows, incluí as seguintes:
/dev/sda4 - efi com 512MB
/dev/sda6 - linux-swap com 4GB
/dev/sda7 - ext4 com 32GB para o "/" do Ubuntu.

Após instalar, não foi apresentado nenhum menu para escolher o sistema operacional durante o boot. Assim, pesquisei e descobri o seguinte:
É possível usar o grub com o modo UEFI (desativando apenas o secure boot, mas depois de encerrado todo o processo pode-se ativar novamente o secure boot). Para isso, é preciso digitar na linha de comando (CMD) do Windows, como administrador, o seguinte comando (sem aspas): "bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi".

Realizei o processo e funcionou corretamente. Agora toda vez que ligo a estação, é apresentado o menu do Grub com a lista de sistema operacionais disponíveis.

#RESOLVIDO#.

Att.

Allan Robert

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Ubuntu e Windows dual boot, ambos UEFI em HDs diferentes
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 16:46 »
É bom saber que conseguiu instalar o dual-boot que pretendia mas é bom que entenda como funciona o processo de arranque em UEFI para de futuro evitar as confusões que ficaram claras neste fio de discussão:

Isto é o básico que deve saber: https://askubuntu.com/questions/221835/how-do-i-install-ubuntu-alongside-a-pre-installed-windows-with-uefi

Não, Secure Boot não tem NADA que ver. Dito isto é habitualmente recomendado que se desative pois complica algumas coisas em Linux porque impede que se carreguem controladores (drivers) não "assinados" (Nvidia, Virtualbox, etc.). Existe uma ferramenta para trabalhar especificamente com o Secure boot ("MOK", mokutil) e manualmente "assinar" todos os controladores necessários se necessário. O Ubuntu suporta o arranque com Secure Boot desde há 10 ANOS!!! A recomenção para desativar Secure Boot é apenas para CONVENIÊNCIA dos usuários e pode ser assim configurado para qualquer Windows 8 ou 10. Já com Windows 11 não é possível pois este obriga a ter Secure Boot.

Não, não é necessário fazer qualquer operação em Windows para alterar o gestor de arranque de Windows (por defeito) para Ubuntu. Isto faz-se em UEFI > menu BOOT diretamente.