Sugiro fortemente que não faça acesso R/W, principalmente se esse disco fizer parte de uma matriz RAID 0, na origem. Se o fizer, faça com muito cuidado, e sob sua conta e risco.
Para acessar o conteúdo de um sistema de arquivos que está dentro de uma partição, você precisa montá-lo sobre uma pasta. Essa pasta torna-se ponto de montagem, e seu conteúdo ficará inacessível até que você faça a desmontagem do sistema de arquivos. Somente o super-usuário pode fazer a montagem e desmontagem de um sistema de arquivos (exceto sob algumas condições que não vêm ao caso agora).
Para montar o sistema de arquivos a partir do shell, você usa o comando "mount":
mount <opções de montagem> <sistema de arquivos> <ponto de montagem>
Um bom lugar pra fazer a montagem de um sistema de arquivos (filesystem ou FS) é a pasta "/mnt". Ela foi criada pra isso, e normalmente está vazia, o que simplifica pra você.
Pra obter acesso de escrita (seja cuidadoso!!!) no FS, você usa a opção "-o rw". Você pode combinar várias opções e uma só, separando-as por vírgulas. P.ex. "-o rw,user,users". Consulte o manual do comando "mount" pra saber as várias opções disponíveis.
Exemplo de uso do comando "mount":
sudo mount -o rw /dev/sdf4 /mnt
Para desmontar, use o comando "umount". O comando umount não tem opções, até onde me lembro. O formato do comando é:
umount <ponto de montagem ou sistema de arquivos>
Você não pode desmontar um sistema de arquivos enquanto algum arquivo dentro dele estiver em uso; isso inclui o shell, assim, se vc "entrar" nas pastas dentro do ponto de montagem, precisa "sair", antes de poder desmontar.
Exemplos do "umount" (equivalentes, se foi montado com o comando acima):
sudo umount /mnt
sudo umount /dev/sdf4