Para deixar claro o problema:
Depois que decidi tentar investigar o problema mais a fundo descobri que esse detalhe que está acontecendo aqui é devido ao rádio Bluetooth do meu notebook ser da antiga versão 3.0 e portanto, apresenta certa incompatibilidade com os rádios Bluetooth das caixas de som modernas.
Para se conectar, é preciso deixar que o sistema tente conectar e após, no ícone do Bluetooth na barra de tarefas fazer a desconexão e em seguida conectar o dispositivo novamente e aí sim, a caixa de som conecta plenamente.
Isso ocorre com três caixas de som que tenho, de marcas e modelos totalmente diferentes, mas não ocorre com meu fone de ouvido pois este, o rádio Bluetooth é versão 4.0.
Portanto, não tem nada a ver com o sistema mais antigo que uso nesse computador em especial e a dica que deixo é que se seu Ubuntu, apesar de antigo como o meu 16.04 está estável e plenamente funcional, não compensa atualizar a não ser que você esteja usando um hardware mais atual e moderno! Use o ESM que é totalmente grátis e usufrua do seu Linux!
Abraços!