Não é desanimar, é que infelizmente quando compramos nossos queridos computadores tem isso de que Intel e M$ fazem com usuários de plataformas livres (desabafo?) imagina é tolerância zero mesmo, pois estamos pagando por uma propriedade e eles é que tem de nos atender.
Mas não é de desanimar pois parece-me que você mencionou a
facilidade que é economizar os R$ pagos ao cara lá da lojinha e fazer você mesmo a instalação não foi?
....
Logo mais volto..., como eu disse, voltei agora quase dentro do problema
Como pode ver o driver para o tal SOF já vem pré instalado no ubuntu 22.04 LTS Jammy, e lá atrás não poderia te recomendar versões intermediárias, vou te contar porque, sou usuário de distribuições Rolling Releases atualmente, por não ter mais paciência de estar instalando, passando dias me agradando e no melhor da festa ter que reinstalar tudo outra vez. Então as LTS já te dão um pouco mais de tempo 5 anos.
No meu caso tenho uma instalação aqui que já perdura a mais de 8 (uso ArchLinux, PCLinuxOS e BigLinux as quais são RR), então espero que entenda minha "falta", mas saiba que no ubuntu 22.04 LTS toda essa sua dor de cabeça irá terminar
T+