Autor Tópico: Notebook sem som  (Lida 9719 vezes)

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Notebook sem som
« Online: 02 de Abril de 2022, 17:34 »
Boa tarde!

Instalei o Ubuntu 20.10 e o áudio não está saindo no Notebook (info do hardware: 00:0e.0 Multimedia audio controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Audio Cluster (rev 0b) - sof-hda-dsp / eli - a116c1_1 - default string) nem pelo HDMI, somente com uma caixa de som Bluetooth.

Já tentei saídas via PyAudioSelector (este me gerou outro problema, pois não funcionou e ainda, depois que fui tentar desinstalar, meu Wi-Fi sumiu e me deu uma tarde de sábado de trabalho para ele retornar milagrosamente - ainda não sei qual comando funcionou) e comandos como alsamixer (me mostra 6 saídas de som, sendo que as três últimas masters estão com volume ok, e as três primeiras S/PDIF - S/PDIF 1 - S/PDIF 2 - aparecem com sinal 00 e não me permitem aumentar a barra de volume).......

Nas configurações aparece no pequeno equalizador sinal de som, e a única opção de Dispositivo de saída é "saída fictícia"........

Configurações já testadas:
<https://plus.diolinux.com.br/t/saida-ficticia-de-audio-no-linux-ubuntu-20-04-lts/21170>

Enfim, alguma solução?

Obs: sou um usuário bastante novato do sistema.

Obrigado!
Abs!
Eder Capobianco
« Última modificação: 03 de Abril de 2022, 10:01 por Eder Capobianco »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2022, 19:12 »
Abra um terminal e nele digite alsamixer e veja os controles como estão, navegue entre controles usando as setas direita esquerda do seu teclado.

Onde tem Auto Mute coloque como "Disable"

Outra coisa ainda no terminal depois de fechar o alsamixer, comande também pavucontrol e olhe nele também

Poste screenshots para o fórum ver se pode auxiliar

Clique na imagem para ampliar

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2022, 19:55 »
Hey creto!

Na minha tela de alsamixer não há nada que eu consiga alterar, já tentei elevar o som nos trës primeiros canais, mas as setas não respondem..........consigo apenas mutar clicando no "M" e desmutar, mas não tirar o "00":



O pavucontrol não me oferece nenhuma opção de hardware..............é como se houvesse apenas a "saída fictícia".........



Li em algum post de fórum (tenho lido dezenas em diversos sites) que talvez a placa não esteja sendo reconhcida........já tentei comandos para instalar e / ou buscar atualizações, mas nada que tenha resolvido até agora.......

Valeu!
Abs!
Eder Capobianco

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2022, 20:04 »
Ok, manda aqui para o fórum a saída de:



Mas teclando F6 nessa tela principal o que te aparece como escolha?


T+
« Última modificação: 05 de Abril de 2022, 20:09 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2022, 09:30 »
Hey creto!
Bom dia!

Tive que instalar o inxi para conseguir usar esse comando.............não sei o que isso significa, mas falo a título de informação.............notei algumas diferenças para o seu.............."yes" no lugar de "no".............mas o que isso significa também é uma mistério para mim..................


Nessa tela já tentei alterar de "padrão" para a placa, e vice e versa, mas nada muda.............nem seu se na realidade consigo alterar alguma coisa..............


Valeu!
Abs!
Eder Capobianco

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2022, 18:57 »
Olá,

Logo na primeira imagem >>esta aqui me deu a resposta ao que você disse estar diferente no meu, vou te dizer primeiro que eu não uso ubuntu mas um derivado do ArchLinux e nele uso o Pipewire e este não pode estar em trabalhando em conjunto com "Pulseaudio" pelo menos no meu sistema dá conflito e...

Código: [Selecionar]
Sound Server-1: ALSA v: k5.10.105-1-MANJARO running: yes
  Sound Server-2: PulseAudio v: 15.0 running: no  << "Disable note aqui"
  Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.48 running: yes

- Se tratando de um sistema de áudio provavelmente no ubuntu também vá dar conflito

Resumo você tem que desabilitar um dos dois, por exemplo para desabilitar o pulseaudio na inicialização do seu sistema abra o terminal e..., mas primeiro...

Código: [Selecionar]
sudo apt install pipewire-audio-client-libraries
PS: Melhor mesmo ficar com o Pipewire pois o pulseaudio parece ter seus dias contados para o fim.

Continue...

Código: [Selecionar]
sudo touch /etc/pipewire/media-session.d/with-pulseaudio
Código: [Selecionar]
sudo cp /usr/share/doc/pipewire/examples/systemd/user/pipewire-pulse.* /etc/systemd/user/
Você não vai precisar remover o pulseaudio, apenas continue:

Código: [Selecionar]
systemctl --user daemon-reload
Código: [Selecionar]
systemctl --user --now disable pulseaudio.service pulseaudio.socket
Código: [Selecionar]
systemctl --user -now enable pipewire pipewire-pulse
Claro para finalizar:

Código: [Selecionar]
systemctl reboot
Qualquer coisa diz ai ao fórum, espero estar sendo útil de alguma forma

T+
« Última modificação: 06 de Abril de 2022, 18:59 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2022, 20:55 »
Hey creto!
Boa noite!

Cara, tem ajudado muito...............valeu!

As 3 linhas depois da instalação do Pipewire não entraram................







Mas continuei executando os comandos.............e no fim não consegui sucesso..............

Tentei dasabilitar o pulseaudio com os comandos:

<systemctl --user stop pulseaudio.socket>
<systemctl --user stop pulseaudio.service>

O resultado foi que até a "saída fictícia" sumiu, fiquei sem opção alguma no painel de controle...........sumiu até o ícone de aúdio na barra superior................visitei o Pavucontrol e nada mudou.....................por sinal, com o Pulseaudio desabilitado ele não me mostra nenhuma opção.................

Algum plano B?.............haehaheaheha..............

Valeu, novamente!
Abs!
Eder Capobianco


Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2022, 18:11 »
Olá,

Vamos por partes certo?

No terminal execute o comando abaixo e poste a saída aqui:

Código: [Selecionar]
apt policy pipewire pipewire-alsa pipewire-jack
Poste a saída aqui por que é assim:

1º - Sinto muito mas não tenho ubuntu por aqui (a não ser que espere eu virtualizar um)
2º - No seu sistema aparece tanto pulseaudio e também pipewire o que não é normal

A não ser que o ubuntu use outra forma de usar som agora

No momento é que posso estar te auxiliando, como te disse vou meter um kubuntu no VBox, mas creio que no seu caso o erro he he he veio de fator humano.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2022, 18:36 »
Hey creto!
Boa tarde!

Jamais vou descartar o erro humano....................a máquina, por enquanto, só obedece a comandos.....................ahehaheahea.............

Vamos lá..................eis a resposta do comando.....................



Estou entre levar de volta para loja que instalei o Ubuntu ou ir tentando resolver o problema pesquisando em fóruns............como não tenho conseguido sair muito pelo trabalho, e é difícil para mim ficar com um PC só (também uso um ChromeBook).............tenho todo tempo do mundo.................haehaheaheha......................

Valeu!
Abs!
Eder Capobianco

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2022, 08:44 »
Olá, o que primeiro fiz agora foi, reler todas as suas mensagens desde o início, os atores que encontrei e farei perguntas relativas a esses quesitos:

- Seu Ubuntu é o 20.10 (Groovy Gorilla) que já se encontra como >>> Old-Releases <<< ou seja os servidores ubuntu não dão mais suporte a essa versão.
Minha pergunta: O cara que instalou essa versão (falarei do cara mais abaixo) não deve ser muito acostumado a usar Linux, pois se fosse um "Creto" a lhe atender numa loja de informática, teria instalado o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) que tem longo tempo de suporte, não tinha como você mesmo instalar o seu Ubuntu?

- Você diz: ">> Algum plano B?
Minha resposta: Sim tenho e te mencionei na minha pergunta anterior, você mesmo baixar e instalar o ubuntu LTS, por exemplo o mais atual o (Jammy Jellyfish) 22.04 que ainda está em imagens diárias mas vai te dar um sistema estável a longo prazo

-
...
Estou entre levar de volta para loja que instalei o Ubuntu ou ir tentando resolver o problema pesquisando em fóruns............como não tenho conseguido sair muito pelo trabalho, e é difícil para mim ficar com um PC só (também uso um ChromeBook).............tenho todo tempo do mundo.................haehaheaheha......................

...
Minha resposta: "Com toda certeza você ganharia mais tempo, adquirindo certo conhecimento para não ter que depender da "tal loja" que instala versões obsoletas do Ubuntu, ou versões que te levaram a voltar a loja repetidamente de 6 em 6 meses, seria você baixar o [urlhttps://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/jammy-desktop-amd64.iso]Jammy Desktop 64bit[/url], baixar também o balenaEtcher extrair o zip, clicar com o direito do mouse no arquivo extraido, dando permissões de executável colocando esse ubuntu em um pendrive e instalar no seu PC.

Essa é a prática mais acertada no momento, pois como pode ver eu errei também com você por não ter reparado a versão do ubuntu que estava em debate aqui. Mesmo assim como você tem tempo bastante aguarde mais um ou dois dias para eu ver como você atualizar esse seu ubuntu.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2022, 09:52 »
Hey creto!
Bom dia!

É, deixei de usar Windows há uns 15 anos justamente pra fugir da loja de 6 em 6 meses...............não quer isso para mim.............haehaheaheha.............até por isso não voltei lá para falar do som e estou aqui tentando (aprender a) concertar os pequenos infortúnios que os sistemas operacionais nos causam de vez em quando...........................

Pensei em instalar eu mesmo um sistema Linux quando peguei este notebook que está com o Ubuntu, mas admito que o medo me parou............estudo humanas, entendo pouco ou quase nada de programação (fiz um curso de HTML em 2005, não vou muito além disso..............ahehaehahea)..........e tinha um pouco de pressa em normalizar minha rotina e vida porque o tempo e a pesquisa não param.............................

Preciso de um fim de semana tranquilo para tentar reinstalar o sistema operacional, e os próximos dois vão ser na estrada (este é aniversário do meu Vô e a semana que vem é o casamento da minha irmã), mas não vou descartar essa ideia.............vou tentando dar um jeito até lá (valeu, muito, pela sua ajuda!)...........admito que passo um tempo razoável todo fim de tarde navegando por fóruns testando soluções também..................mas não descarto de maneira nenhuma seu conselho...............vou tentar eu mesmo reinstalar o sistema operacional se não conseguir(mos) nada nas próximas semanas.............

Valeu a paciência............todo conselho tem sido valioso............

Abs!
Eder Capobianco

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2022, 20:29 »
Saiba também uma coisa meu caro @Eder Capobianco é muito, muito, muito bom mesmo tentar auxiliar alguém que está disposto a vir (voltar) ao fórum para tentar informar ao fórum, e se possível receber este auxilio dos companheiros daqui.

Veja bem, eu jamais entendi, não entendo e dificilmente vou entender patavinas de programação, sou apenas um simples usuário que da mesma forma que você cheguei a este fórum, perguntando, sendo auxiliado, e fui anotando, quebrando de novo e de novo, lendo aqui e as anotações até tudo ficar meio que automático, quando eu mesmo já sei curar a doença, leva pouco tempo, mas também é automático a facilidade que adquiri em entender o problema lendo linhas de terminal e a pesquisa se torna mais fácil.

Contudo, nessa sua versão do ubuntu, fica bem mais difícl para o fórum nós, tentarmos alguma coisa pelos motivos óbvio, nesse sistema você não irá conseguir instalar nada, a não ser que mude sua "sources.list", mas isso te daria uma calma temporária é não é o que pretendemos certo?

Como meu final de semana também não será nada calmo, entre trabalho e viagem para ir ao aniversário da 'filha A. Paula', (que mora em outra cidade) eu poderia bem ser o "cara da loja e mesmo aqui do Pará" fazer essa instalação e configuração, que tenho quase que certeza que em outra versão do ubuntu irá funcionar, bem, estamos aqui, "e se você não abandonar este tópico" tenha convicção de que "eu também" não vou parar de tentar lhe auxiliar

Atenciosamente,
Paulo Corrêa "Creto"

T+
« Última modificação: 08 de Abril de 2022, 20:31 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2022, 17:50 »
Hey creto!
Boa tarde!

Desistir jamais!.........para ser clichê e honesto............ahaheaheha...............estou de volta para os fins de tarde de novas possíveis soluções em fóruns para acertar o som do Ubuntu e fixar a configuração que quero para meus equipamentos aqui.............com a ideia que essa busca muda no máximo em 15 dias.............se não conseguir nada que me dê segurança até o fim de semana depois da Páscoa vou tirar o sábado para instalar outra versão do Ubuntu, ou outra do Linux.............li algumas coisas sobre Mint............o que mais me chamou a atenção foi a indicação dela para iniciantes............haaheahehaehah...............o que você acha? Mint ou Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa)?

Conheço esta sensação boa de ajudar alguém disposto a aprender...............e conheço os dois lados da moeda, como professor e como aluno...............

Pesquiso bastante sobre um ilustre paraense...............José Veríssimo...........umas das coisas mais fantásticas desse mundo virtual e poder estar em (quase) todo lugar com um clique...............

Valeu pela ajuda e pela motivação! É um grande prazer encontrar pessoas como você...........uma das coisas que me motivou a aderir um sistema Linux era as informações que tinha de que nesse universo se encontra mais pessoas com o pensamento de compartilhamento que creio que na vida rotineira..........

Abs!
Eder Capobianco

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2022, 20:20 »
Olha seria lastimável eu, aqui no fórum Ubuntu te recomendar o Mint, até porque ele é um derivado do ubuntu, a facilidade para iniciantes que você encontra lá, com toda certeza encontrará aqui.

Bem, o cara foi um dos fundadores da ABL, é meu conterrâneo sim, só que de Óbidos, eu sou papa-chibé da Ilha do Marajó, tomo chibé com água e com leite de búfala.

Sobre motivação, apenas estou passando a mesma que recebi aqui, e ainda tem mais isso em "prol" do uso do Ubuntu, o Mint "tem e não tem" um fórum que posso lhe recomendar nos dias atuais. Mas para encontrar a melhor facilidade, para "iniciantes" seria usar o KDE/Plasma, ou seja, Kubuntu, mesmo que seja um primo pobre, é uma versão pai-d'égua de usar.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2022, 19:44 »
Hey creto!

Cara, andei conversando por estas andanças deste fim de semana e levantaram a hispótese de não haver compatibilidade / drives da placa de som deste computador com o sistema Linux (não é nem com o Ubuntu, mas com o sistema!).............o que vocë diria desta possibilidade?

Com certeza vocë é um cara de sorte da Ilha do Marajó....................haehaeaheaheah...........................

Valeu!
Abs!
Eder Capobianco