Autor Tópico: Notebooks com intel Comet Lake (10ª geração)  (Lida 4717 vezes)

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Notebooks com intel Comet Lake (10ª geração)
« Online: 04 de Janeiro de 2022, 09:06 »
Pessoal, bom dia! Não importa a quantidade de experiência que você tenha no Linux, pq sempre vai aparecer uma situação inusitada!!

Senta que lá vem história....

Há menos de 24h comprei um Lenovo V15 G1 IML. O que interessa saber é que ele vem com uma GPU UHD, no intel i3 de 10ª geração. O problema é: essa GPU está compartilhando apenas 128MB de RAM, numa máquina que tem 8GB de RAM. Não uso windows nem em dual boot, mas eu pesquisei na Internet e vi que essa novidade (bem.. para mim é uma novidade!) da intel é para economia de energia e, nos momentos em que há necessidade de demanda de vídeo, o Windows gerencia isso muito bem e faz o compartilhamento da memória para o tamanho necessário, no momento certo.

Não estou acostumado com essa novidade! Eu ainda sou do tempo em que a gente ia na BIOS e especificava lá a quantidade de memória a compartilhar (que geralmente ficava com o limite de 2GB). No meu desktop, inclusive, é assim e é até mais generoso pq consigo compartilhar 4gb de memória ram para uso no vídeo.

Mas neste notebook não tem nenhuma opção para eu definir isso na BIOS e eu vi inúmeras outras postagens no google de pessoas que também têm notebooks (várias marcas) que não possuem na BIOS a opção de definição do tamanho do compartilhamento da memória de vídeo.

Mas, voltando ao caso, no windows parece que isso funciona de boa. Aqui no LINUX não tem funcionado. Ele fica o tempo todo com os 128MB. Já vi até que tem um parâmetro nele informando que até 3gb de vídeo podem ser compartilhados, mas esse compartilhamento não acontece. De vez em quando, na folga, eu jogo 7 days to die ou Insurgency no steam. São jogos que com hardware bem mais modesto eu consigo jogar. O insurgency, por exemplo, eu jogo desde que eu tinha um i3 de 3ª geração, sem necessidade de nenhum upgrade de hardware e nenhuma configuração especial.

Pergunta: alguém tem alguma ideia de como corrigir isso? Queria já deixar especificado que 2GB de memória fiquem sempre compartilhados para a VRAM.