Autor Tópico: Notebook sem som  (Lida 9714 vezes)

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2022, 08:43 »
Olá e bom dia a todos!

Olha vou repetir, nessas suas andanças e para quem te falou sobre incompatibilidades de placas com o sistema Linux, dê um avisos ao andarilhos no Linux é o unico sistema operacional que o usuário não precisa conviver com incompatibilidades, se cria a solução

Hey creto!

Cara, andei conversando por estas andanças deste fim de semana e levantaram a hispótese de não haver compatibilidade / drives da placa de som deste computador com o sistema Linux (não é nem com o Ubuntu, mas com o sistema!).............o que vocë diria desta possibilidade?

Cara de sorte eu, devo ser sim pois, com um motor 5.0 que ainda tem bastante saúde e disposição, devo ter sorte mesmo
Com certeza vocë é um cara de sorte da Ilha do Marajó....................haehaeaheaheah...........................

Valeu!
Abs!
Eder Capobianco

Já tentou instalar um ubuntu mais atual?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2022, 18:43 »
Hey creto!

Ainda não mudei a versão do Ubuntu, mas é o projeto para este fim de semana...............a princípio vou na sua indicação, o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa)..............vou mandando notícias do andamento este projeto..............

Parte da minha ideia em adotar um sistema Linux era essa crença de que incompatibilidade é lenda, que já li aqui ou acolá...........mas como considero que este é um assunto que não domino (sistema operacionais como um todo), sempre que alguém diz ter algum propriedade para dizer o que diz, evito a discussão e procuro mais informações............além do que, dada a origem dessa máquina (Shopee\China) de uma marca desconhecida (Kuu), fico receoso de questionar................

Valeu, novamente!
Abs!
Eder Capobianco

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #17 Online: 24 de Abril de 2022, 12:54 »
No aguardo...., pois mensagens de suporte são para o fórum, já que eu não sou nenhum expert, tento auxiliar conforme conhecimento adquirido aqui mesmo com esse "Dinos" espalhados por esse fórum.

O cara lá "Droid" passa coisas "totalmente incertas" sobre o ubuntu, como por exemplo:

Para multimedia, fazer:

sudo apt install ubuntu-strict-extras

Se efetuou o comando acima com toda certeza obteve a resposta do terminal de "Comando não encontrado", por isso não confie em tudo que é blogueiro apenas nesse que 'tá na minha assinatura (rodapé da mensagem)


T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #18 Online: 24 de Abril de 2022, 21:15 »
Hey creto!

Realmente não consegui executar o comando.................continuo buscando uma solução.................hoje tentei a opção #1 deste link <https://www.linuxuprising.com/2018/06/fix-no-sound-dummy-output-issue-in.html>.....................fiz umas pesquisa e encontrei muita gente com o mesmo problema com hardware Intel, equipamento Dell ou o Huawei Matebook.............tenho ido por essa linha, às vezes.................até consegui executar os comandos, mas não resolvi o problema....................mas a busca continua.............................

Não estou procurando suporte..............este erro cometi procurando uma loja para instalar o Ubuntu................não quis dar esta impressão, erro meu................desculpe...................também não abandonei o(s) fórum(s).................

Os pontos são só uma forma de alongar um pensamento.............vicio gráfico meu...............

Valeu!
Abs!

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #19 Online: 25 de Abril de 2022, 08:54 »
Bem o que nos resta é o terminal linux para obter e tentar ver seu caso, então no terminal execute o comando abaixo (apesar de que aqui no fórum comandos estão complicados de postar)

Código: [Selecionar]
sudo dmesg | grep -i audio
E cole aqui a saída deste comando e selecione e clique na # como também lhe mostrará a imagem abaixo


Note como ficará na segunda imagem:


T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #20 Online: 25 de Abril de 2022, 19:59 »
Hey creto!

A última linha me parece um sinal...........e este "Lenovo" da primeira linha também me remete à algumas soluções que já li................

Código: [Selecionar]
[    0.194554] ACPI: Added _OSI(Linux-Lenovo-NV-HDMI-Audio)
[    4.834852] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: DSP detected with PCI class/subclass/prog-if info 0x040100
[    4.835204] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: DSP detected with PCI class/subclass/prog-if 0x040100
[    4.835429] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: bound 0000:00:02.0 (ops i915_audio_component_bind_ops [i915])
[    4.842624] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: use msi interrupt mode
[    4.864998] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: hda codecs found, mask 4
[    4.865010] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: using HDA machine driver skl_hda_dsp_generic now
[    4.865025] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: DMICs detected in NHLT tables: 0
[    4.906783] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: Firmware info: version 1:6:0-18fab
[    4.906797] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: Firmware: ABI 3:17:0 Kernel ABI 3:18:0
[    4.923023] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: Topology: ABI 3:17:0 Kernel ABI 3:18:0
[    4.925834] sof-audio-pci-intel-apl 0000:00:0e.0: ASoC: Parent card not yet available, widget card binding deferred

Valeu!
Abs!
Eder Capobianco

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #21 Online: 26 de Abril de 2022, 09:29 »
He he me desculpa a demora em encontrar o resultado para sua questão..., não foi por nada não meu caro é que faz algum tempo que eu não uso mais o ubuntu, mesmo assim descobri que você vai precisar do

Código: [Selecionar]
firmware-sof
Apenas disponível a partir do Ubuntu Impish ou seja 21.10 que te dará mais trabalhos a vista, quais seriam eles, instalar tudo provavelmente ia funcionar, depois iria perder suporte em 6 meses novamente e ias ter que instalar nova versão, tá mas não estou dizendo que não há tentaivas a fazer agora, nessa página do Launchpad tem um pacote só não sei se irá funcionar para sua instalação

https://launchpad.net/ubuntu/+source/firmware-sof

O pacote DEB desta página baixa-se daqui: https://launchpad.net/ubuntu/+archive/primary/+files/firmware-sof-signed_1.7-1_all.deb

Por exemplo fez o download que provavelmente vai para sua pasta "Downloads" no terminal faça assim:

cd ~/Downloads

Com isso ficarás dentro da pasta e ai é só executar o comando abaixo para ver se vai até o fím, mas que é bom você colocar a saída aqui para que o fórum analise essa saída:

Código: [Selecionar]
sudo apt install firmware-sof-signed_1.7-1_all.deb
Ex: Depois de você digitar "sudo pat install <aqui digite apenas algumas letras do pacote> firm> Daí tecle TAB que o terminal autocompleta o nome do pacote

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #22 Online: 26 de Abril de 2022, 18:56 »
Hey creto!

Vamos lá.................baixei o arquivo, que foi para pasta download....................tentei os procedimentos via terminal....................a reposta foi essa:



Considerei possíveis erros de digitação..............tentei a forma como você disse, copiei e colei o nome do arquivo direto da pasta, digitei calmamente..................e a resposta foi a mesma................

Então arrisquei um duplo clique para instalação, em que tudo parecia correr bem, mas..........



Admito que recentemente encontrei dois fóruns que me desanimaram um pouco............li os dois inteiros (e o primeiro me tomou até um tempo que não tinha)...........................
<https://github.com/thesofproject/linux/issues/3248>
<https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=272060>

Mas desanimar um pouco está longe de significar desistir...............acredito que aja uma solução.............enfim, me apegando no keep calm and keep on trying...........aehaheahehaheah...........................

Valeu!
Abs!
Eder Capobianco

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Notebook sem som
« Resposta #23 Online: 27 de Abril de 2022, 09:37 »
Não é desanimar, é que infelizmente quando compramos nossos queridos computadores tem isso de que Intel e M$ fazem com usuários de plataformas livres (desabafo?) imagina é tolerância zero mesmo, pois estamos pagando por uma propriedade e eles é que tem de nos atender.

Mas não é de desanimar pois parece-me que você mencionou a facilidade que é economizar os R$ pagos ao cara lá da lojinha e fazer você mesmo a instalação não foi?

....

Logo mais volto..., como eu disse, voltei agora quase dentro do problema



Como pode ver o driver para o tal SOF já vem pré instalado no ubuntu 22.04 LTS Jammy, e lá atrás não poderia te recomendar versões intermediárias, vou te contar porque, sou usuário de distribuições Rolling Releases atualmente, por não ter mais paciência de estar instalando, passando dias me agradando e no melhor da festa ter que reinstalar tudo outra vez. Então as LTS já te dão um pouco mais de tempo 5 anos.

No meu caso tenho uma instalação aqui que já perdura a mais de 8 (uso ArchLinux, PCLinuxOS e BigLinux as quais são RR), então espero que entenda minha "falta", mas saiba que no ubuntu 22.04 LTS toda essa sua dor de cabeça irá terminar

T+
« Última modificação: 27 de Abril de 2022, 11:34 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Eder Capobianco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • AntimidiaBlog
Re:Notebook sem som
« Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2022, 18:14 »
Hey creto!

Sem pressa, não vou à lugar nenhum.................haehahehahea.....................

A questão dos direitos autorais livres e o copyright é algo realmente chato..................que o copyright continue por aí, mas boicotar quem aderi ao free rights (creative commons, entre outros) é quase uma falta de caráter...................

Vou considerar a instalação do 22.04..............preciso de um fim de semana mais tranquilo, e eles estão ficando raros................aehaehahea...........

Valeu!
Abs!
Eder Capobianco