Olá @alinemansur69, tudo bem?
Vamos ver no que consigo te ajudar...
Olá a todos!
Estou fazendo um exercício sobre REDES envolvendo o Ubuntu.
1) O Ubuntu foi instalado em uma máquina virtual VMWare Workstation 16 player.
2) Após a instalação instalo o ifconfig (sudo apt install net-tools).
3) Após a instalação do net-tools, tenho o ifconfig habilitado e consigo dar um ping em tudo que quero.
4) Até esse ponto 100% funcionando.
Nota: informações do ifconfig
ens33: flags=4163<UP,BROADCAST,RUNNING,MULTICAST> mtu 1500
inet 192.168.160.129 netmask 255.255.255.0 broadcast 192.168.160.255
inet6 fe80::c425:9ba3:aed4:cc prefixlen 64 scopeid 0x20<link>
ether 00:0c:29:c6:df:55 txqueuelen 1000 (Ethernet)
RX packets 385994 bytes 571912405 (571.9 MB)
RX errors 0 dropped 0 overruns 0 frame 0
TX packets 28615 bytes 3052916 (3.0 MB)
TX errors 0 dropped 0 overruns 0 carrier 0 collisions 0
lo: flags=73<UP,LOOPBACK,RUNNING> mtu 65536
inet 127.0.0.1 netmask 255.0.0.0
inet6 ::1 prefixlen 128 scopeid 0x10<host>
loop txqueuelen 1000 (Local Loopback)
RX packets 1036 bytes 130972 (130.9 KB)
RX errors 0 dropped 0 overruns 0 frame 0
TX packets 1036 bytes 130972 (130.9 KB)
TX errors 0 dropped 0 overruns 0 carrier 0 collisions 0
Agora vem o exercício:
1) Em /etc/network, verifique o arquivo interfaces. Não encontrei esse arquivo.
Sim, isso é esperado. O Ubuntu abandonou o modelo com o arquivo /etc/network/interfaces a partir da versão 18.04. Você só vai encontrar esse arquivo em instalações feitas antes disso.
Depois disso, a configuração é feita pelo "netplan". O google será seu amigo em aprender como usá-lo.
CRIEI o arquivo interfaces, através do comando touch interfaces.
Usando o nano, editei o arquivo dessa maneira:
auto ens33
iface ens33 inet static
address 192.168.160.129
gateway 192.168.160.1
dns-servers 192.168.160.129
**********************************************************************************
E aqui começou seu problema... o Ubuntu Desktop, mesmo nas versões anteriores, usava o serviço NetworkManager, que, quando ativo, conflita com as definições do arquivo /etc/network/interfaces. Por isso, quando você cita uma interface de rede nesse arquivo, o NetworkManager declara que a interface é "Não Gerenciável", pois entende que você quer cuidar dela sozinha --- e por isso, tenta "sair do caminho".
Se serve de consolo, sua configuração estava certinha.
2) De volta ao terminal, digitei o comando service networking restart
O comando não foi encontrado.
service networking restart
Failed to restart networking.service: Unit networking.service not found.
**********************************************************************************
O Ubuntu não tem o serviço "networking". Acho (acho!!!) que tem o serviço "network".
Hora de abrir um grande parênteses... que curso é esse que você está fazendo, que mandou você usar o arquivo "/etc/network/interfaces", e usar o comando "service", num Linux Ubuntu???
Caramba!!! O Ubuntu é baseado no systemd, não no SysV.
Acho que você vai achar estas leituras interessantes:
https://maisgeek.com/as-melhores-distribuicoes-de-linux-sem-systemd/https://www.topgadget.com.br/howto/linux/as-melhores-distribuicoes-linux-sem-systemd.htmVoltando ao assunto...
Digite as palavras "systemctl", "status" e "netw", e, em seguida, digite "TAB", veja o que o sistema te oferece como complemento para "netw". Você deve perceber que "networking" não é uma delas.
3) Dei reboot na máquina e PERDI a Interface
entrei novamente no arquivo interfaces e comentei o que tinhafeito
RECUPEREI a interface
Sim, é a solução.
Na hora em que você reiniciou a máquina, foi quando o NetworkManager viu a configuração que você fez, e tentou "sair do caminho", deixando pra você a tarefa de identificar a interface, e fazê-la funcionar.
Pessoal, sou caloura.
Me ajudem a entender o que estou fazendo pois estou completamente perdida.
Liga não, todo mundo já foi calouro uma vez na vida.
Minhas dicas... primeiro, atualize-se sobre o "netplan", e seu pacote anterior, chamado "ifupdown".
Segundo... estude sobre o NetworkManager, e sobre o que ele pode fazer por você. Não é pouca coisa.
O NetworkManager é um ambiente voltado para máquinas desktop e notebooks. Máquinas servidoras não têm muita vantagem nele, por isso costumam usar o "ifupdown", o "netplan", ou algum outro ambiente nativo, baseado em configurações fixas. Acho que quando você já estiver entendendo legal como funciona a rede em máquinas pessoais, seria legal estudar sobre distribuições de servidor, como o Ubuntu Server, o CentOS, o OracleLinux, etc.
Boa sorte em seus estudos, e não deixe de pedir ajuda quando precisar.