Autor Tópico: Instalando o Virtualbox no xubuntu 22.04 em um pc core i5-12400  (Lida 3159 vezes)

Offline gutoharada

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalando o Virtualbox no xubuntu 22.04 em um pc core i5-12400
« Online: 25 de Agosto de 2022, 19:36 »
Fiz upgrade no meu pc e troquei a plataforma (placa mãe + processador) de i3-10105 para i5-12400. Depois do upgrade tive problema para instalar o Virtualbox, pois na instalação desligava o computador e ao religar o dpkg encontrava-se desconectado, pedia para executar 'dpkg --configure -a' para restaurar, mas no meio do processo o pc desligava e o problema persistia.
Verifiquei que o problema ocorre no passo "building initial Kernel 5.15.0.46 ...", e pesquisando na internet descobri que a 12a geração da linha core utiliza uma nova arquitetura (assimétrica) e concluí que o problema estava aí, incompatibilidade do kernel com a nova arquitetura.
Para resolver o caso (de forma paliativa), acessei a BIOS e desativei o Hyper Threading e dessa forma não houve problema na instalação. Depois de instalado o Hyper threading pode ser reativado, porém, quando houver uma atualização de kernel ou do virtualbox o problema resurgirá. Então será preciso desativar o Hyper threading, atualizar e depois reativar. Ou deixá-lo desativado até que uma solução definitiva dos desenvolvedores do kernel seja lançada.
Acredito que esse problema aparecerá na instalação de qualquer aplicativo que recompile o kernel.
Aguardemos.