Autor Tópico: Ubuntu 22.04 + VirtualBox + Windows10 - (Resolvido)  (Lida 3161 vezes)

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Ubuntu 22.04 + VirtualBox + Windows10 - (Resolvido)
« Online: 15 de Setembro de 2022, 13:15 »
Srs,

Tenho um notebook com um HD de 2Tb, com Windows OEM. Neste HD têm 03 partições criadas originalmente pelo windows:
01 - WIN_10 - 400 Gb para o S.O. Windows10;
02 - APOIO - 500 Gb para arquivos diversos;
03 - Ubuntu - 900 Gb para Ubuntu + maquinas virtuais.
Instalei o Ubuntu 22.04 + VirtualBox com 01 máquina Virtual Windows 10.
Tudo funcionava muito bem até que houve a necessidade de ser feita a formatação da partição (1) que continha o Windows 10 original...
Reinstalei o S.O., recuperei o GRUB e aparentemente tudo voltou ao normal.
Porém, minha máquina virtual Windows não consegue mais ler os arquivos que estão na partição (2) APOIO  (arquivos do Word, Excel, fotos e outros)...  Na máquina virtual, o explorador de arquivos, "enxerga" todos os arquivos da partição (2) APOIO, mas quando eu clico em um arquivo do word, por exemplo, o word abre mas quando ele tenta abrir o arquivo aparece a seguinte informação: "Não foi possível abrir "Y:\Arquivos\teste.doc""

Quando eu tento ver as permissões da partição (2) APOIO o sistema informa "Você não é o proprietario, logo você não pode alterar estas permissões"

Detalhe: eu monto essa partição automaticamente no FSTAB com o comando  " /dev/sda6 /media/daltro/APOIO ntfs defaults 0 0 "  (não sei se isso ajuda em algo, mas....)


O que devo fazer para que eu consiga ler e gravar os arquivos na partição (2) via máquina virtual ?

Sds
Daltro

***********************************************************************

Srs,
Realmente o problema era de permissão entretanto eu usei o comando chmod 777 na partição sda"x" e também na pasta onde ela foi montada e o problema continuou.
Reiniciei o notebook pelo Windows 10 e por este dei permissão de escrita e leitura a todos.
Pronto, o problema foi resolvido.

Sds
Daltro
 
« Última modificação: 16 de Setembro de 2022, 10:03 por Daltro »