Autor Tópico: [Tutorial] Configurando servidor de desktop remoto ThinLinc Server no Ubuntu  (Lida 7196 vezes)

Offline VirusABC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Olá pessoal, boa tarde
Meu nome é Andre, sou administrador de sistemas e trabalho com algumas distros e programas no local onde trabalho.

Recentemente alguém entrou no meu canal do Youtube e fez um comentário em um vídeo meu onde eu demonstrava a ferramenta de acesso remoto desktop ThinLinc, me pedindo ajuda para instalar o ThinLinc no Ubuntu (ou derivados). Assim, eu consegui essa semana parar pra detalhar o passo a passo da instalação dessa ferramenta especificamente no Ubuntu, achei bacana deixar aqui para caso alguém se interesse.

Até o momento fiz apenas o tutorial com texto e imagem, se alguém achar interessante, posso fazer um vídeo sobre.

Tutorial está aqui: https://imgur.com/a/zh24yol

Sobre o vídeo demonstrando o ThinLinc, é esse aqui:  www.youtube.com/watch?v=SHkh6MqmIAE

O ThinLinc é uma ferramenta muito boa para transformar computadores e servidores em um servidor de acesso remoto desktop completo. Essa ferramenta tem algumas vantagens bacanas que a diferenciam de outras "concorrentes", como por exemplo: Aceita múltiplos usuários simultâneos, redirecionamento de som, alta qualidade de imagem, responsividade muito boa mesmo em redes com pouca banda ou alta latência), suporte a aceleração 3D pra aplicações OpenGL via VirtualGL (dá até pra jogar algumas coisas, por isso fiz o vídeo hehehe), acesso com balanceamento de carga e alta disponibilidade, etc...

O Diolinux soltou um vídeo falando dessa ferramenta uns meses atrás, mas algumas coisas eu achei que ele pulou e deixou algumas dúvidas... por exemplo: em um momento do vídeo ele clica para abrir o Firefox e o Firefox simplesmente não abre... E aí que eu depois fui caçar e descobri que há um problema conhecido de programas instalados via Snap que não abrem se o usuário estiver rodando alguns programas de acesso remoto (principalmente os "multi-usuários").  A minha solução por exemplo foi remover o Firefox snap e configurar o Firefox pelo flatpak ou standalone.