Autor Tópico: Eu realmente não preciso instalar um antivírus em distro Linux?  (Lida 2818 vezes)

Offline lumcas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Eu realmente não preciso instalar um antivírus em distro Linux?
« Online: 03 de Dezembro de 2022, 11:21 »
Olá, eu queria ter a certeza de vocês usuários Linux que não é preciso instalar o melhor antivírus ou pelo menos qualquer outro programa de segurança. Caso realmente não precise, queria saber também por quais motivos sendo que até o Mac tem vírus!


Obrigado!

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Eu realmente não preciso instalar um antivírus em distro Linux?
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2022, 16:38 »
Não, isso abaixo basta em desktops:
Código: [Selecionar]
sudo ufw enable
Espero ter sido útil de alguma forma.
(Uso Linux desde 2009 até agora se existem vírus que afetem desktops com Linux, pra mim é que nem caviar, só ouço falar)

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline deusdara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re:Eu realmente não preciso instalar um antivírus em distro Linux?
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2022, 14:15 »
Olá

Um virus só poderá afetar todo o sistema se o usuário for o root (equivalente ao administrador do Windows).

Não é de estranhar, portanto, que quando os usuários do Windows resolvem migrar para o GNU/Linux, eles custam a acreditar que não precisarão de antivírus.


Segue abaixo algumas das recomendações mais comuns da área de segurança no GNU/Linux:

1. Quando notificado sobre atualizações de segurança, em sua distribuição GNU/Linux, procure instalar imediatamente.

2. Não instalar antivírus, você realmente não precisa dele no GNU/Linux. A menos se você for compartilhar arquivos com o Windows.

3. Ativar o Firewall, caso não esteja ativado:

sudo ufw enable

4. Utilizar somente repositórios oficiais, sempre que possível. E utilizar repositórios alternativos, somente quando estritamente necessário e com muito cuidado.

5. Manter o ambiente Java (OpenJDK e Oracle Java) desabilitado por padrão no navegador, e só habilitá-lo quando necessário.

6. Usar Wine com muita cautela, evitando programas que possam ser considerados perigosos.

7. E o mais importante de tudo: use o bom senso.
[Mobo: Asus B85M-E/BR   ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: onboard Intel HD Graphics 4600][HD:Seagate 1,0 também SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W][Ubuntu Gnome ]