Autor Tópico: Teclado agindo de modo "estanho"  (Lida 1729 vezes)

Offline bladabuska

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Teclado agindo de modo "estanho"
« Online: 24 de Janeiro de 2023, 23:02 »
Olá pessoal,
Boa noite.

Sou novo no fórum (e no Linux).
Desde 2010 que tento sair do Windows, mas devido à grande quantidade de softwares se desenvolvimento que eu precisava, ficava impraticável. Recentemente resolvi tentar de novo, dado que vários softwares que eu preciso migraram, ou possuem equivalente à altura para Linux. Estou rodando o Ubuntu 22.04 como único SO do meu notebook há três meses e acho que agora eu finalmente me desvencilho do Windows.

Direto ao ponto, meu problema é bem estranho... Meu teclado age de modo "esquisito", e coloco em aspas aqui porque é esquisito para mim, pois não sei se este é o comportamento normal ou não. Explico melhor:


Vou utilizar a notação "(esq)" para descrever a tecla que fica no lado esquerdo do teclado.

Quando estou editando um texto ou código fonte, muitas vezes eu preciso "selecionar tudo até o final da palavra", o que nas minhas IDEs é feita pelo atalho "Ctrl(esq) + Shift(esq) + Seta". Muitas vezes o atalho não funcionava e eu tinha que soltar os botões e pressionar novamente. Depois de muitos testes, descobri que o atalho funciona toda vez que eu pressiono "Ctrl(esq) + Shift(esq) + Seta", e "geralmente" não funciona quando eu pressiono "Shift(esq) + Ctrl(esq) + Seta", ou seja, eu preciso pressionar a tecla "Ctrl(esq)" primeiro, antes de pressionar a tecla "Shift(esq)". Se eu inverto a ordem, muitas vezes nada acontece. Às vezes, depois de tentar algumas vezes o "Shif(esq) + Ctrl(esq) + Seta", funciona e não dá mais erro, como se eu tivesse "desbloqueado" alguma opção.

Isso acontece em qualquer lugar do SO onde eu posso mover o cursor dessa forma. Acontece na barra de endereços do Firefox, nos editores de texto (LibreOffice), nos editores e nas IDEs de programação (MPLAB, vscode, ...), nos CADs (KiCad, FreeCAD)... Enfim, em todo lugar do SO.

Pensei que pudesse ser um problema de hardware, mas, ambos os modos funcionam quando testo dentro do notepad++ via Wine e dentro de uma máquina virtual windows 10 no VirtualBox.

Minhas dúvidas são:

1) Este é o comportamento normal do teclado no Ubuntu, ou seja, tem algum "atalho de acessibilidade" ou coisa assim que eu não conheço?

2) Se não é o comportamento normal, como resolvo?

3) Se é o comportamento normal, como faço o SO aceitar o atalho, independente da ordem de pressionamento?

Meu Notebook é um Lenovo ideaPad3 15ALC6, teclado br tipo IBM/lenovo, aquele que tem "ç" e a tecla "]" fica grudada no "Enter".

Se mais informações forem necessárias, por favor, me indiquem também como eu posso obtê-las (comandos, etc), pois meu conhecimento no terminal é bem limitado... Hehehe.


Saudações, e obrigado.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2023, 02:29 por platao »