Estranho que tenha funcionado [mesmo errado] da forma como você colocou, @macapella. No meu entendimento, era pra ter dado erro.
Normamente o caracter da contra-barra (" \ ") indica que o próximo caracter não tem o significado normal. Isso deveria ter feito com que o apóstrofe que você colocou na sua linha, logo após a ele, não fosse identificado, deixando a string aberta.
Sem falsa modéstia, eu confesso que o sed é um dos poucos mistérios do Linux que está além do meu alcance.
sudo sed -i '53c\ qix -root \n\' ~/.xscreensaver
Se nessa linha, no trecho "... -i '53c\ ... \' ...", se o que vem depois do "53c" era pra ser uma expressão regular (RE), então se vc quer que o " \ " final seja considerado, não pode usar um " \ " no início, pois assim você está dizendo ao sed que esse par de " \ " está delimitando a RE. Se o problema for esse, mudar o delimitador da RE resolve:
sudo sed -i '53c/ qix -root \n\/' ~/.xscreensaver
Pode ser também que, como eu disse antes, o " \ " final esteja sendo entendido como modificador do apóstrofe logo a seguir.
Nesse caso, vc teria que usar um segundo " \ ", para dizer ao shell (não ao sed --- complicado, né?...) que vc não quer que o " \ " tenha seu significado normal. Mas como sua linha já tem outras contra-barras, provavelmente teria que proteger todas elas, o que ficaria mais ou menos assim:
sudo sed -i '53c\\ qix -root \\n\\' ~/.xscreensaver
Enfim... isso é o um caso claro de
"Síndrome do Palito de Dente Inclinado" (Leaning Toothpick Sindrome ou LTS).