Desculpa a demora em responder.
O modelo do notebook é o Positivo N6440. A Positivo venceu a licitação aqui da empresa e fomos obrigados a trabalhar com essa máquina.
No Windows 11 que veio nativo, foi homologado, pois funciona essa tecla. Mas para o Linux ficamos na mão.
Atualmente estou usando o Ubuntu 23.10, e aguardando o 24 LTS. O problema persiste, já testei todas as configurações de teclado, incluindo "Brasil, Thinkpad da IBM/Lenovo" que foi sugerido aqui. Mas não tem jeito, as vezes esqueço e pressiono "shift+?", aí o teclado entra num modo de caracteres especiais e fica inserindo interrogações sem parar.
O teclado externo usb resolve o problema. O ruim é quando estou na rua e não levo o teclado externo.
Aqui um exemplo que vou forçar agora apenas ao aperta uma única vez interrogação:
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????/
Após eu pressionar barra, ele para de inserir interrogações sem parar. Mas se eu pressionar outras teclas depois do interrogação, como "asdfg", o resultado é esse:
?????????????????????????????????????æßðđŋ¬
Mas enfim, fujam de Positivo.
Obrigado pela atenção.