Normalmente seria simples no gnome-shell algo como:
super digita tec ENTER, altera os atalhos de teclado, maaaaaaas como eu já deveria saber
no ubuntu a coisa é mais complicada pois titio mark desabilitou a busca nas configuraçõesl "péssima ideia" assim fica difícil dos usuários do Ubuntu gostarem do gnome-shell então faça do modo titio mark.
EDITADO___________________________________________________________________________
"Corrigindo meu próprio erro, funciona porém ao inves de tec (teclado)
você tem que digitar em inglês (keyb)" normalmente deveria funcionar pois o gnome é totalmente traduzido para pt_BR.
Desculpem-me pois instalei o Ubuntu 17.10 ontem no Boxes e ainda não configurei tudo.
___________________________________________________________________________________
Super digita config, abre a central de controle vá em dispositivos->teclado
Altere os atalhos que quiser ou de outra forma clique no menu do painel superior->clique no icone de configurações->dispositivos->teclado.
Segue screenshot:
https://i.imgur.com/pEJIIcm.pngSó uma observação, utilize a ajuda do gnome antes de qualquer coisa já recomendei isto aqui fazem alguns anos pois ela é muito completa, você só conseguirá redefinir o atalho após modificar a função que ele executa exemplo para poder utilizar Super+A para outra função antes você deve atribuir outro atalho.