Autor Tópico: Erro fatal, Impossível instalar o Grub (IPX1800G2)  (Lida 2442 vezes)

Offline ricardoblb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Erro fatal, Impossível instalar o Grub (IPX1800G2)
« Online: 29 de Novembro de 2023, 11:23 »
Bom dia galera,

Já tive alguns contatos com o Linux mas faz um tempo que não utilizava o sistema, esse final de semana resolvi montar um servidor pessoal com um mini PC que tenho sobrando em casa, trata-se de uma placa mãe IPX1800G2, que tem integrada um processador Celeron Dual-Core J1800 com um módulo de memória DDR3 de notebook e um HD de notebook de 1Tb.
Então fiz um pendrive bootavel através do Rufus com a imagem do Ubuntu e fui fazer a instalação na máquina, no final da instalação apresentou o erro fatal de instalação do Grub, após isso eu fiz várias tentativas de instalação, primeiro eu havia particionado o HD e deixaria com Dual Boot com o Windows, depois eu desisti e coloquei pra ele limpar o disco e fazer o particionamento sozinho, depois eu coloquei em outra máquina, formatei o HD e fiz tudo novamente, também regravei o pendrive com outras isos (baixei novamente e tentei o Xubuntu), nenhuma tentativa com sucesso, todas apresentam o mesmo erro.
Pesquisei na internet e vi que poderia ser alguma coisa com a BIOS na parte do boot UEFI, tentei mudar as configurações, habilitei/desabilitei o boot seguro, habilitei/desabilitei o CSM, mudei para apenas boot em UEFI, enfim, tentei todas opções que na minha cabeça faziam algum sentido.
E agora eu estou simplesmente sem ideias e resolvi postar no fórum para ver se alguma alma bondosa me da uma luz de como conseguir instalar o sistema nessa máquina, pois já fiquei horas em cima e não consegui de nenhuma forma.
Poderia até ser uma outra distro sem problemas, só preciso de um sistema leve que eu consiga instalar o UmbrelOS depois, pois o projeto que tenho em mente seria usando ele.

Pra quem leu até aqui eu já agradeço e quem puder me enviar alguma dica fico no aguardo.

Offline ricardoblb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Erro fatal, Impossível instalar o Grub (IPX1800G2)
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2023, 15:03 »
Hoje resolvi tirar o disco e por no meu desktop, fiz a instalação por ele e retornei o disco na outra máquina e estou digitando essa mesagem por ela, não sei explicar o por que mas funcionou.

Offline tadeuvianna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Erro fatal, Impossível instalar o Grub (IPX1800G2)
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2023, 19:59 »
Aqui não consigo nem iniciar a instalação do 23.10 em um macbook pro 2013.
Aparece uma mensagem de erro de boot e congela.
Segue o