Autor Tópico: Placa WiFi compatível com Ubuntu?  (Lida 4599 vezes)

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Placa WiFi compatível com Ubuntu?
« Online: 11 de Julho de 2007, 01:11 »
Estou interessado em um notebook da Dell (o Inspiron 1520). Mas ele me trouxe algumas dúvidas. Entre elas, a compatibilidade da placa WiFi. A Dell oferece duas placas:
  • Dell Wireless 1390 802.11g
  • Intel® 3945 802.11a/g

Andei pesquisando e vi que a 1390 precisa de uma certo "jogo de cintura" (usando, inclusive, drivers do Windows :o).

Quanto à 3945, coloquei a dúvida no ForumPCs e recebi uma informação não muito animadora:

Citar
Falando em Ubuntu, instalei o a versão 7.04 no Dell Latitude D520, com Wireless Intel PRO/Wireless 3945 ABG. O Sistema reconhece o adaptador de rede, consegue localizar redes, pede a autenticação, mas não conecta com o driver padrão.

Tentei usar o ndiswrapper, com os drivers para XP (tanto da Dell quanto da Intel), ele conecta, mas não fica 2 minutos conectado.

Estou usando a configuração mais padrão possível, com DHCP. O sistema funciona normalmente no Windows ou no Ubuntu com a rede via cabo, mas a rede sem fio é só no Windows mesmo.
E então, qual devo escolher? ???

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Placa WiFi compatível com Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2007, 21:39 »
JLCarneiro,

Não conheço os notes dell mas meu hp dv6245us com wireless intel, o ubuntu 7.04 reconheceu a placa instantaneamente sem a necessidade de instalar nada, apenas configurar a rede.
Como sugestão recomendo testar com o live cd pra saber se roda...

t+
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Re: Placa WiFi compatível com Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2007, 00:41 »
Esse é o problema... O Inspiron ainda está na Dell (EUA). Não tenho como testar daqui. ;D

Mas qual é a WiFi Intel que você tem mesmo?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Placa WiFi compatível com Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2007, 00:57 »
Quer um conselho?

Procure comprar um notebook que venha com placa wifi Atheros. Já testei a minha (AR5005G) com várias distribuições rodando "live" (ainda não arranjei espaço no note para instalar nenhuma) e ela sempre conectou direto.

Aliás, a placa é tão boa no Linux que testando o Elive ela conectou um AP Linksys de algum vizinho meu e saiu navegando (o meu AP dLink está "fechado" com senha WEP e o Linksys do vizinho estava "aberto", como depois eu chequei no Windows que também conectou nele manualmente, mas não navegou de jeito nenhum).

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Re: Placa WiFi compatível com Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2007, 10:50 »
Vou ver se a Dell oferece... Obrigado! :)

Offline jotaSR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Placa WiFi compatível com Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2007, 11:05 »
JLcarneiro,

Olha, tenho um notebook dell latitude D520, com a placa Intel® 3945 802.11a/g  e funciona perfeito. Eu conecto com um roteador d-link 524 e não tenho problema. Aliás, também funcionava - com algum trabalho - no kurumin 7.0, e funciona sem problema nenhum no Mandriva 2007.1. Então acho que essa placa não tem nenhum problema com linux.
Aqui http://www.linux-on-laptops.com/dell.html tem um link sobre notebooks rodando linux e essa placa funciona.

Um abraço