Autor Tópico: Click N' Run agora grátis  (Lida 5064 vezes)

arlei

  • Visitante
Click N' Run agora grátis
« Online: 03 de Novembro de 2006, 09:56 »
Li esta noticia na revista Linux Magazine de Out/2006 da qual sou assinante e não posso deixar de concordar que se trata realmente de uma boa noticia para alavancar mais ainda o nosso Linux nos desktop. Afinal, a meu ver uma das coisas que mais dificulta a migração dos usuários windows para o desktop Linux, é justamente a dificuldade que os mesmos vêem na instalação de programas.
Para quem não conhece a tecnologia Click N' Run da distribuição Linspire que até então era pago através de anuidade, é um dos sistemas de instalação de aplicativos que mais se assemelha aos setups do windows no qual a grande maioria dos usuários de computador esta muitíssimo acostumado.

A noticia:

"A Linspire, fabricante da distribuição Linux de mesmo nome, baseada no Debian, anunciou a eliminação do pagamento de anuidade para o uso de sua tecnologia Click N’ Run. O CNR, como é abreviado, facilita a instalação de programas na distribuição Linspire, e era vendido como um serviço, por uma taxa anual de assinatura, de 20 a 50 dólares. Hã mais de 20 mil programas disponíveis através desta tecnologia, que agora estará disponível não só para o Linspire como também para o Freespire, versão gratuita da distribuição, produzida pelo mesmo desenvolvedor.
Embora o serviço seja gratuito, alguns programas comerciais disponíveis naturalmente continuam exigindo o pagamento de licenças, como o StarOffice da Sun, CrossoverOffice da CodeWeavers e o Cedega da Transgaming. Também estão disponíveis vários jogos comerciais.
Ainda existirá um serviço pago, chamado CNR Gold, cujas características diferenciais podem ser observadas diretamente do site do desenvolvedor.
A Linspire prometeu abrir o código-fonte do CNR, o que então permitirá que outras distribuições passem a usar e melhorar esta tecnologia, potencialmente aumentando muito as possibilidades do Linux nos desktop.

Linspire: http://www.linspire.com

Fonte: Revista Linux Magazine #24 de Outubro de 2006 Pág. 19.
 
T+
Arlei

Offline mariojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2006, 11:03 »
Boa noticia.. se quem que com o apt-get n tem dificuldade na instalacao.. mas pra quem quer mais simplicidade ainda.. "seus problemas acabaraum" XD

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2006, 22:40 »
cara, explica melhor pra que serve isto...!

"Click N' Run agora grátis..."

arlei

  • Visitante
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2006, 09:41 »
cara, explica melhor pra que serve isto...!

"Click N' Run agora grátis..."

Amigo gony64, bom dia.

Eu pessoalmente não conheço a tecnologia e nunca usei o Linspire ou mesmo o Freespire, mais ja li reportagens a respeito que se trata de um aplicativo para instalação de pacotes estilo ao APT do Debian, porém com mais facilidade ainda, ou seja, mais parecido com os instaladores do windows, com seus next, next e finish. Até o presente momento os "repositórios" para baixar os pacotes pelo Click N' Run eram pagos, ou seja, uma mensalidade deveria ser paga para uso da tecnologia e a mesma era proprietaria.

Coloquei a noticia porque a meu ver, conforme ja relatei, acredito que uma das coisas que dificulta muito a migração dos usuários para o Linux é justamente a dificuldade que ele veem em relação ao windows para instalação de programas.  Portanto, se realmente a noticia for procedente e a Linspire abrir o código desta sua tecnologia, vejo isso como mais um facilitador para o Linux ampliar ainda mais sua participação nos desktop.

T+
Arlei

boi

  • Visitante
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:38 »
Eu pessoalmente não conheço a tecnologia e nunca usei o Linspire ou mesmo o Freespire, mais ja li reportagens a respeito que se trata de um aplicativo para instalação de pacotes estilo ao APT do Debian, porém com mais facilidade ainda, ou seja, mais parecido com os instaladores do windows, com seus next, next e finish.

Não, no Click N' Run você vai até uma página de internet, escolhe o programa que você quer instalar e clica num link. A partir daí é tudo automático. Não precisa nem de next, next e finish. Mais fácil do que isso, impossível.

arlei

  • Visitante
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2006, 17:50 »
Valeu pela correção e complementação boi, neste caso então é mais simples ainda do que eu imaginava se instalar programas atrvés deste sistema.

T+
Arlei

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2006, 20:10 »
Boa notícia. Espero que o Ubuntu adote. Mas pelo que to vendo não parece open source não. É free pra usar eu acho.

arlei

  • Visitante
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2006, 10:36 »
Boa notícia. Espero que o Ubuntu adote. Mas pelo que to vendo não parece open source não. É free pra usar eu acho.

Sim LedStyle,

pelo que fala na noticia, hj o sistema apenas passou a ser free, mais no complemento da notícia tem uma nota em que o desenvolvedor se compromete no futuro a abrir o código do mesmo, e então qdo isso acontecer é que eu acho que será de grande valia para alavancar o uso do Linux no desktop.

T+
Arlei

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2006, 10:57 »
Achei muito boa a noticia, assim será  ;D.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2006, 21:10 »
valeu! :)

Offline JOÃO MARCOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Aprender é preciso
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2006, 19:34 »
Então pelo que entendi dos comentários dos companheiros ainda não dá pra usar aqui no Ubuntu, eu tentei e não consegui nada.

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2006, 19:42 »
Mas esse CNR funciona apenas no Linspire não é mesmo?Creio que não dá pra usar no Ubuntu.

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 18:22 »
na minha opiniao isso nao vai muda nada...a nao ser pela warehouse da linspire.....
Temos que fixar o bug #1.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:23 »
http://cnr.com/press.html

"O Serviço de CNR do Linspire apoia distribuições populares de Linux, incluindo Debian, Fedora, Freespire, Linspire, OpenSUSE, e Ubuntu"

Tradução meia-boca do texto em negrito do link que eu passei. Atentem para a última distro mencionada.


Dei uma lida rápida e, ao que parece, ainda esse ano o Ubuntu vai poder usar o CNR. :)
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2007, 10:25 por Kamei Hyoga »

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Click N' Run agora grátis
« Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:53 »
O assunto está sendo discutido aqui no fórum em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=16138.0;topicseen
Mais uma grande vantagem para o Ubuntu!
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |