Autor Tópico: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide abaixo  (Lida 9158 vezes)

Offline jubelas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Primeiro gostaria de agradecer a oportunidade de poder passar minha experiência de sucesso com outros que possa estar passando pelo mesmo problema. Obrigado.
Gostaria de agradecer também  ao pessoal do http://forum.ubuntu-fr.org/viewtopic.php?id=74017 (já o fix deixando uma mensagem no Fórum Francês). Assim como o pessoal daqui o pessoal de lá do Fórum Francês é bom de briga. Eles não desistem. Eu também não desisti!
Se você está vendo esta mensagem é porque está tendo o mesmo problema ou viu o tópico anterior (que removi para fazer os novos testes e postar depois este aqui).
Acontece que comprei um D-Link GWL-G122 e não estava conseguindo fazer ele funcionar no Ubuntu de jeito nenhum... Quase 10 (dez) dias depois consegui fazê-lo funcionar de forma bem simples. Simples mesmo. Vamos lá:
- Os créditos são do Fórum Francês como colocado acima. Estou apenas repassando minha experiência.
- Não posso dar garantias de funcionamento em sua máquina. Estou apenas repassando minha experiência. Comigo funcionou.

Comece baixando o Driver do Link: http://www.ralinktech.com/drivers/Linux/RT73_Linux_STA_Drv1.0.3.6.tar.gz

Pré-requesitos:
- Instalar pelo apt-get build-essential tofrdos (ou dos2unix)

Descompacte o Driver:
 tar -zxvf RT73_Linux_STA_Drv1.0.3.6.tar.gz

Entre no diretório:
 RT73_Linux_STA_Drv1.0.3.6/Module

Altere as permissões de tudo no diretório:
chmod 777 *

Edite o arquivo rtmp_def.h:
sudo gedit RT73_Linux_STA_Drv1.0.3.6/Module/rtmp_def.h

Adicione a linha seguinte ao final do arquivo ({USB_DEVICE(0,0)}} /* end marker */):
{USB_DEVICE(0x07d1,0x3c03)}, /* D-Link System */       \

Agora o mãos-a-obra:
Obs.: Neste ponto o doc original não fala nada em utilizar o sudo. Eu usei. E funcionou. Preferi assim.

$ sudo dos2unix *
$ sudo cp Makefile.6 Makefile
$ sudo make all
$ sudo mkdir /etc/Wireless
$ sudo mkdir /etc/Wireless/RT73STA
$ sudo cp rt73.bin /etc/Wireless/RT73STA/
$ sudo cp rt73sta.dat /etc/Wireless/RT73STA/

Tire o Driver anterior da memória:
$ sudo rmmod rt73usb

Verifique onde o modulo está:
$ sudo locate rt73usb.ko

No meu caso estava em:
/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt73usb.ko

Precisamos fazer uma cópia deste cara para não perder o ponto de retorno.

PARE AQUI:
Sempre que você for fazer qualquer alteração em um arquivo, faça uma cópia do que será modificado.

No meu caso minha lina para cópia ficou assim:
$ sudo cp /lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt73usb.ko /lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt73usb.ko.old

Porque a cópia? A gente vai trocar o módulo original do Edgy. Caso algo dê errado, recoloque o móulo original. Simples, não achou? Eu me prendi ao tutorial do Fórum Francês por causa deste detalhe. Nenhuma alteração fatal. Pelo menos achei que não.

Vamos copiar agora o que foi criado para substituir o Driver original:
$ sudo cp rt73.ko /lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/net/wireless/rt2x00/rt73usb.ko

No meu caso foi só o Reboot na máquina.
Entrei em Sistema -> Administração -> Rede, configurei para IP fixo (a realidade do meu caso).

Espero ter te ajudado.
Este tutorial me ajudou.
Pra mim funcionou!

Sucesso!

Paulo José
jubelas@gmail.com

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide abaixo
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2006, 21:47 »
sera q com adaptacoes, ele serve pra uma placa wireless ralink rt61?

Offline jubelas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2006, 22:27 »
Olha, eu testei no caso mencionado.
Não perdi nada.
Se não ficar legal, volte com a cópia do arquivo.
Claro, faça por sua própria conta e risco.
Poste aqui ou crie um Tópico específico com suas experiências.
Sucesso!
Paulo José

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2006, 15:31 »
sera q com adaptacoes, ele serve pra uma placa wireless ralink rt61?

Ola Joseph utilizo este dispositivo no Dapper onde ele o reconhece automaticamente e cria a interface ra0.

Agora com o Edgy 6.10 nao funciona de forma nenhuma mesmo sendo reconhecido automaticamente e ainda ele cria as interfaces wlan0 e wmaster0, apos ativar a interface ele fica sem comunicacao... neste momento estou no live dvd do Dapper utilizando a rede Wireless para Internet pesquisando na Internet como resolver este problema. Minha ultima tentativa vai ser instalar o drive da propria ralink como o colega jubelas fez com outro modelo da Ralink.
 
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2006, 21:28 »
sera q com adaptacoes, ele serve pra uma placa wireless ralink rt61?

Ola Joseph utilizo este dispositivo no Dapper onde ele o reconhece automaticamente e cria a interface ra0.

Agora com o Edgy 6.10 nao funciona de forma nenhuma mesmo sendo reconhecido automaticamente e ainda ele cria as interfaces wlan0 e wmaster0, apos ativar a interface ele fica sem comunicacao... neste momento estou no live dvd do Dapper utilizando a rede Wireless para Internet pesquisando na Internet como resolver este problema. Minha ultima tentativa vai ser instalar o drive da propria ralink como o colega jubelas fez com outro modelo da Ralink.
 

Resolvi praticalmente da mesmo forma que o colega Jubelas só mudou o modelo do driver.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13092.msg68931#msg68931
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2006, 11:53 »
sera q com adaptacoes, ele serve pra uma placa wireless ralink rt61?

Ola Joseph utilizo este dispositivo no Dapper onde ele o reconhece automaticamente e cria a interface ra0.

Agora com o Edgy 6.10 nao funciona de forma nenhuma mesmo sendo reconhecido automaticamente e ainda ele cria as interfaces wlan0 e wmaster0, apos ativar a interface ele fica sem comunicacao... neste momento estou no live dvd do Dapper utilizando a rede Wireless para Internet pesquisando na Internet como resolver este problema. Minha ultima tentativa vai ser instalar o drive da propria ralink como o colega jubelas fez com outro modelo da Ralink.
 

Resolvi praticalmente da mesmo forma que o colega Jubelas só mudou o modelo do driver.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13092.msg68931#msg68931

valeu, vou testar, abraço.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:28 »
Parabens e obrigado cafecraft, sua dica foi excelente, tudo blz agora no edgy, abraço.
 
Citar
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13092.msg68931#msg68931

Offline jubelas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2006, 02:40 »
Parabéns a todos que tentaram...
Felicidades para aqueles que conseguiram...
Sorte para os que ainda estão tentando...

Será que no caso que vocês tentaram não seria melhor criar um tópico específico para o tipo da placa (que obviamente foi diferente do modelo da minha...)?
É apenas uma sugestão. Talvez com um novo tópico específico para o novo Hardware fique mais fácil para quem o está procurando...
Não precisa mencionar o meu texto. Só peço a gentileza de mencionar a fonte da França (no início do texto tem a informação).

Obrigado.

Sucesso!

Paulo José
jubelas@uol.com.br

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2006, 12:49 »
Parabéns a todos que tentaram...
Felicidades para aqueles que conseguiram...
Sorte para os que ainda estão tentando...

Será que no caso que vocês tentaram não seria melhor criar um tópico específico para o tipo da placa (que obviamente foi diferente do modelo da minha...)?
É apenas uma sugestão. Talvez com um novo tópico específico para o novo Hardware fique mais fácil para quem o está procurando...
Não precisa mencionar o meu texto. Só peço a gentileza de mencionar a fonte da França (no início do texto tem a informação).

Obrigado.

Sucesso!

Paulo José
jubelas@uol.com.br

ah, jubelas, obrigado a vc também, e a todos q de alguma forma me ajudaram na soluçao do problema na minha wireless ralink.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide abaixo
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2006, 17:37 »
A minha não está conectando automaticamente... sempre que eu ligo o pc, tenho que dar os comandos:

sudo iwconfig rausb0 essid casa
sudo iwconfig rausb0 channel 6
sudo iwconfig rausb0 key 12345abcde
sudo dhclient rausb0

Alguém sabe como eu faço pra que ele conecte sozinho à rede e consiga o IP via DHCP?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

arlei

  • Visitante
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2006, 18:29 »
A minha não está conectando automaticamente... sempre que eu ligo o pc, tenho que dar os comandos:

sudo iwconfig rausb0 essid casa
sudo iwconfig rausb0 channel 6
sudo iwconfig rausb0 key 12345abcde
sudo dhclient rausb0

Alguém sabe como eu faço pra que ele conecte sozinho à rede e consiga o IP via DHCP?

mrbin,

tenta com o network-manager-gnome.

Citar
sudo apt-get install network-manager-gnome

Uma outra maneira, digamos mais "ortodoxa", vc pode colocar estes comandos em algum script de inicialização do sistema, como no /etc/rc.local.

T+
Arlei

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide abaixo
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2006, 09:44 »
mrbin,

tenta com o network-manager-gnome.

Citar
sudo apt-get install network-manager-gnome


Pois é, Arlei, já instalei essa bagacinha mas ele não consegue ver a rede. Ele diz sempre "nenhuma rede disponível". Mesmo quando a rede está presente e eu estou navegando normalmente na internet. Ele só detecta as redes conectadas por fio.

Uma outra maneira, digamos mais "ortodoxa", vc pode colocar estes comandos em algum script de inicialização do sistema, como no /etc/rc.local.

T+
Arlei

Mas não tem problema de requerer o "sudo"? Eu criei um script de inicialização pro gnome executar automaticamente quando inicializa, mas esses comandos simplesmente não funcionam no usuário comum, tem que ser como super usuário. Coloquei no script "gksudo" no lugar. Ele me pede a senha sempre que eu logo. Mas ainda assim a última linha não funciona. O sistema detecta a rede, dá a intensidade do sinal, tudo, mas não pega IP. Já tô começando a pensar em deixar IP fixo.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

arlei

  • Visitante
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2006, 11:16 »
mrbin,

vc não precisa usar o sudo nos comandos que ira incluir nos scripts de inicialização do sistema como no arquivo /etc/rc.local que passei como exemplo, pois se vc ver as permissões deste arquivo assim como dos outros vera que quem executa é o root.

T+
Arlei

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide abaixo
« Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2006, 13:28 »
mrbin,

vc não precisa usar o sudo nos comandos que ira incluir nos scripts de inicialização do sistema como no arquivo /etc/rc.local que passei como exemplo, pois se vc ver as permissões deste arquivo assim como dos outros vera que quem executa é o root.

T+
Arlei

O network-manager-gnome agora reconhece meu acess point, mas não mostra a intensidade do sinal... quando eu tento conectar, ele me pede a senha, coloco ela normalmente, mas ele não conecta.

Vou tentar colocar os comandos no rc.local pra ver no que dá isso... valeu!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

arlei

  • Visitante
Re: WIFI DLink DWL-G122 rev C1 com Driver Ralink no Edgy (consegui!!!), vide aba
« Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2006, 14:15 »
mrbin,

estava agora lendo novamente este tópico sobre sua dúvida e me lembrei que independente de como vc se conecta a uma rede, ou seja, via cabo, wireless ou outro qquer vc pode configurar os parâmetros da sua interface de rede no arquivo /etc/network/interfaces para que o mesmo seja startado automaticamente.
Agora, como não uso uma conexão wireless não sei quais parâmetros seriam esse, mais acho que isso lhe ajuda um pouco mais na sua busca pela solução.

Acho que seria algo mais ou menos assim:

Citar
auto rausb0
iface rausb0 inet dhcp
   wireless-essid XXXXXXX
   wireless-channel X
   wireless-key XXXXXXXXX
   wireless-mode XXXXX

T+
Arlei