Autor Tópico: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)  (Lida 18545 vezes)

Offline niteurbenz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2006, 17:12 »
para você testar o haiku é simples,é só testar usando o VMware ou o QEMU
eu testei ele pelo QEMU e funcionou perfeitamente.

passos para rodar o haiku por QEMU pelo modo texto:
Código: [Selecionar]
# sudo apt-get install qemu
# sudo wget http://sikosis.com/haiku/haiku.image.bz2
# sudo bunzip2 haiku.image.bz2
# sudo qemu -localtime haiku.image
cada vez que você quira rodar é só executar o ultimo comando.

pelo modo grafico:
Código: [Selecionar]
1º instale o qemu pelo synaptic
2º abaixe a imagem do haiku por esse link: http://sikosis.com/haiku/haiku.image.bz2
3º abra esse arquivo que você abaixou (pelo compactador de arquivos mesmo),e mova o arquivo que tem dentro para a pasta que você quer o haiku fique.
4º ahh,lamento,mas vai para o konsole e entra na pasta que você pos o arquivo e:
# sudo qemu -localtime haiku.image

pronto,pode testar esse sistema.
T+
não consegui instalar nem um programa nele,pois eu não sei todos os comandos de GNU bash muito bem.eu tentei o wget para abaixar um programa mas não deu. não faço a minima ideia de como faço para abaixar algo,já que o firefox não vem nele

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2006, 18:57 »
Pooooxaaa... não tem uma versão pra windows nao?

Eu adorava o BeOS... pena que nao foi pra frente!

Estava doido pra um dia poder usar ele dinovo...

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2006, 19:28 »
Cara BeOs.. nostalgia total. testei ele.. pow. to velho mesmo..

Putz! 2! Achava que eu era o único doido que usou ele. Peguei ele naquela revista PC Expert (alguém aí também acompanhava ela e a CD Expert/PC Gamer??? hehe). Eu achava o BeOS mó legal. Sendo sincero, foi meu primeiro sistema operacional não Windows. Isso foi no meu antigo PC, um Celeron 300mhz com 32MB de Ram, HD Segate Medalist (o monstro de 4GB hehehe) e placa de vídeo 3DFX Voodoo 2 de 12MB. O bicho já vai para seu 9º ano de vida e funcionando tudo hehe Tá certo que agora estou com um Athlon XP 2000 com 1GB de RAM, 120GB de HD e Geforce FX6200 de 256MB. Usava um monitor Samsung Syncmaster 400b de 14" (tela parecia uma bola de cristal de tão concova hehe) e agora estou com um LG Flatron 1750s 17" LCD. O mouse era de bolinha, PS/2 com dois botões e agora é USB, óptico, wireless de 10 botões (já sei! vai ter neguin denovo falando nussa!! 10 botões hahaha).

Putz foi mau aí galera! Depois de ver isso tive uma crise de saudosismo. hahaha  ;D
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #18 Online: 08 de Novembro de 2006, 20:35 »
Pooooxaaa... não tem uma versão pra windows nao?

Eu adorava o BeOS... pena que nao foi pra frente!

Estava doido pra um dia poder usar ele dinovo...
beos ou haiku para windows?!?!? não entedi.. pois beos é sistema operacional e não programa...
seria basicamente como perguntar se tem linux que rode em windows... refaça a psua pergunta para mim entender melhor ok?

bem na verdade ele tava indo bem,ele só parou porque foi comprado...
mas o que ninguem sabe é que por traz da compra do BeOS pela palm a microsoft e Apple (Produtor do Mac) tiveram uma colaboração para comprar a BeOS

o que da para você fazer é seguir aquele passo-a-passo que eu fiz na menssagem anterior nesse topico que você testa o BeOS pela maquina virtual QEMU,mas ela tambem funciona em VMware mas essa eu não testei

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #19 Online: 08 de Novembro de 2006, 21:19 »
Você que pensa amiguinho.... aaaaaanos atrás quando tive meu primeiro contato com o BeOS, eu instalei ele no Windows 98, e iniciava junto a um atalho que tinha no desk hehehehe

Existia sim uma versão For Windows de 150mb se bem me lembro.... que tinha até boot via disquete.... algo assim....
« Última modificação: 08 de Novembro de 2006, 21:21 por TIGOS »

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2006, 21:58 »
para você testar o haiku é simples,é só testar usando o VMware ou o QEMU
eu testei ele pelo QEMU e funcionou perfeitamente.

passos para rodar o haiku por QEMU pelo modo texto:
Código: [Selecionar]
# sudo apt-get install qemu
# [b]sudo wget http://sikosis.com/haiku/haiku.image.bz2[/b]
# sudo bunzip2 haiku.image.bz2
# sudo qemu -localtime haiku.image
cada vez que você quira rodar é só executar o ultimo comando.

Esse link baixa um arquivo texto, eu acho.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2006, 22:22 »
não é um arquivo texto,é um arquivo (.bz2) que esta a imagem para ser reproduzida no QEMU ou VMware. pois se não deixassem em um arquivo compacto (.bz2) ele ocuparia bem mais tamanho para abaixar

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2006, 20:14 »
Ontem o link devia estar com algum problema, ele não estava conseguindo baixar. Agora está indo o download. Obrigado.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2006, 22:23 »
Cara, amei isso, principalmente a inovação em relação aos ícones serem feitos de SVG, mas tem uma coisa que me deixou grilado, o negócio do código já ter sido proprietário, hummm, que garantias teremos  se ajudarmos com isso de que a palm não vai encher o saco como a SCO  querndo roubar o que não pode ser roubado ?

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2006, 22:40 »
Cara, amei isso, principalmente a inovação em relação aos ícones serem feitos de SVG, mas tem uma coisa que me deixou grilado, o negócio do código já ter sido proprietário, hummm, que garantias teremos  se ajudarmos com isso de que a palm não vai encher o saco como a SCO  querndo roubar o que não pode ser roubado ?
não meu caro,não é exatamente assim.
o BeOS (sistema que era proprietario) foi criado pela Be,e depois vendido para palm.. e ai parou o projeto..

e dai um pessoal que era da Be e os usuarios que gostavam do Beos resolveram criar um novo projeto e esse éra o OpenBeOS (que agora se chama haiku),ou seja de pessoas diferentes e um projeto GPL (o mesmo que o linux)

nesse GPL não se pode NUNCA fechar o projeto,um exemplo a red hat que atua em GPL porque o linux é GPL,ela é paga por coisas a mais que colocam junto com o sistema e prestação de ajuda,mas a queles que comprarem o red hat deve receber junto ao red hat o codigo fonte pois é essa a norma... e isso não seria bom para uma empresa que quiseze vender um sistema

o sistema que foi comprado a BeOS que é pago ele esta sendo criado,ele se chama Zeta... esta sendo desenvolvido e ninguem em ipotese alguma pode fechar o projeto do Haiku,alem disso que existe muitas usuarios do BeOS que ajudam a desenvolver ele,e logo logo ele estara crescendo bastante esse sistema,depois que a base foi criada e o sistema foi desenvolvido o inicial deslancha rapido o crescimento,e o bom no Haiku é que mesmo que o sistema seja novo e niniguem tenha feito programas para ele,se pode usar todos os programas feitos para BeOS

sistema operacional livre que acho legal ele,vó falta um pouco mais de atenção das pessoas acho que será um otimo sistema GPL

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #25 Online: 22 de Novembro de 2006, 02:05 »
O Haiku deriva do BeOS... Mas o BeOS tem um pé no planeta UNIX, já que é compatível com POSIX.
Bom... Na verdade é quase impossível fazer um sistema operacional decente sem ter algum parentesco com o UNIX.
Mas as vezes me pergunto se algumas das qualidades do BeOS não sejam devidas apenas ao fato de ser um programa "novo e imaturo"... Claro, já não é um sistema novo, mas justamente pelo seu desenvolvimento andar a passos de tartaruga desde sua criação, ele não conta com muitas camadas de desenvolvimento em seus pontos críticos.
Na época em que foi lançado seu objetivo era ser rápido, leve e tirar o máximo de proveito das novidades de hardware... da época.
Ano passado andei pesquisando sobre o Haiku, embora não tenha chegado a instalar, mas haviam vários relatos de bugs e travamentos, além de limitada compatibilidade de hardware e software.


Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #26 Online: 24 de Novembro de 2006, 21:18 »
O Haiku deriva do BeOS... Mas o BeOS tem um pé no planeta UNIX, já que é compatível com POSIX.
Bom... Na verdade é quase impossível fazer um sistema operacional decente sem ter algum parentesco com o UNIX.
Mas as vezes me pergunto se algumas das qualidades do BeOS não sejam devidas apenas ao fato de ser um programa "novo e imaturo"... Claro, já não é um sistema novo, mas justamente pelo seu desenvolvimento andar a passos de tartaruga desde sua criação, ele não conta com muitas camadas de desenvolvimento em seus pontos críticos.
Na época em que foi lançado seu objetivo era ser rápido, leve e tirar o máximo de proveito das novidades de hardware... da época.
Ano passado andei pesquisando sobre o Haiku, embora não tenha chegado a instalar, mas haviam vários relatos de bugs e travamentos, além de limitada compatibilidade de hardware e software.
o unico que não usa padrão posix que ainda esta "vivo" hoje em dia é o windows,mas o haiku ele não é BeOS,ele esta sendo recriado e por ser open source ele esta mais estavel e agora ta sendo feito suporte a 3D e o que eles mais querem é dar suporte ao hardware de hoje em dia,acredito que o haiku deve ser bom mas o zeta (o sucessor,aquele que comprou as source do BeOS) não vai ir longe. mas dizem que ele era muito bom em ferramentas em multimidia que era o principal objetivo do BeOS.


Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #27 Online: 25 de Novembro de 2006, 03:07 »
O próprio Windows NT (base para o Windows XP, Vista, 200x, etc) tem aspectos do sistema POSIX, pois os profissionais que a MS "sugou" para desenvolver o projeto NT trabalhavam nesse sistema. É claro que a implementação foi feita de maneira bem.. bem... nem sei.


Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #28 Online: 25 de Novembro de 2006, 11:10 »
haiku como segue tudo ou a maior parte do padrão POSIX (claro nem todos seguem 100% do padrão) da para portar programas linux facilmente.
para vocês terem uma idéia o BeOS que hoje em dia é considerado extinto nos computadores tem a versão do firefox 2.0 para BeOS. se o BeOS era uma alternativa de quem não gostava de windows nem de linux. ou seja se esse pessoal não tem o BeOS (haiku ou zeta) eles vão usar o windows ou linux (ou seja nem todos no linux muitos no windows) e se fossem usar o haiku eles poderiam ajudar o linux tambem,por ser open source para podermos rodar as coisas, só com algumas modificações graças ao padrão POSIX.


Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Haiku (o mundo não é feito só de windows e linux)
« Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2006, 13:02 »
Acho mais provável que, se quem utiliza o BeOS/Haiku/Zeta deixasse de utilizar tais sistemas, partisse para o Linux...