Autor Tópico: Mude o Splash e o Tema GDM  (Lida 19036 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Mude o Splash e o Tema GDM
« Online: 07 de Novembro de 2006, 23:59 »
Para mudar o Splash, instale o pacote "Tangerine Edgy Usplash" (recomendo) por meio do GDebi.

Agora, abra o Terminal e digite o comando abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --install /usr/lib/usplash/usplash-artwork.so usplash-artwork.so /usr/lib/usplash/usplash-theme-tangerine.so 60
sudo update-alternatives --config usplash-artwork.so

Depois, remova o pacote "Usplash theme for Ubuntu" pelo Synaptic ou pelo modo texto mesmo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove usplash-theme-ubuntu
Antes de reiniciar o sistema e ver como ficou o novo Splash, mude também o Tema do GDM. Procure e abra pela barra de ferramentas da área de trabalho o caminho a seguir:

Citar
Sistema > Administração > Janela de início de sessão

Observe que você tem a opção de adicionar mais Temas GDM, que tal resgatar a versão utilizada no Dapper Drake (6.06)?

Aproveite, esta é uma boa dica para quem não gosta de KDE. Se é que você me entende!?
« Última modificação: 28 de Novembro de 2006, 08:37 por arsolto »

joaomelo

  • Visitante
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2006, 09:54 »
arsolto,

Segui as suas orientações mas, na primeira reinicialização da máquina, o tema não carregou, indo direto para o novo GDM, que é muito bonito.
Notei que, ao remover o pacote "Usplash theme for Ubuntu" o "Synaptic" remove junto o pacote "Ubuntu-desktop".
No momento estou sem acesso ao "X" por, provavelmente, ter reinstalado o "Usplash theme for Ubuntu" e não tê-lo rehabilitado.
É isso.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2006, 10:38 »
Ei, joaomelo, não entendo porque no seu Edgy a dica não funcionou. Quando segui os passos acima tive êxito e consegui mudar tanto o Splash como o Tema GDM. Veja quais os pacotes do Splash que tenho instalados no Synaptic:



Eu vou editar a mensagem inicial do tópico detalhando melhor as etapas para o desenvolvimento da dica.

Não se preocupe com o fato do pacote "ubuntu-desktop" ter sido removido, isto não causa problemas em teu sistema. Agora, Vamos aguardar a experiência de outros membros.

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2006, 13:21 »
Tem como ver uma screem deste splash?
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2006, 13:37 »
Veja o Tangerine Edgy Usplash:


Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2006, 14:22 »
Instalei esse splash, mas ele é menor que a resolução do meu monitor e fica uma "borda azul" em volta dela (background).
Tem como configurar para que esse background fique na cor preta pelo menos?

Abs.

Offline dromedário

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2006, 17:16 »
Dica Excelente!!!! Rodou perfeitamente no meu Edge. Ao contrário da opinião de muitos, não gostei nem um pouco do Splash "Default" do Edge...Era muito mais "cool" o USplash do Dapper... Enfim, gosto não se discute, e esse Tangerine é, na minha opinião, melhor que os dois.
Obrigado pela dica,

Abraços

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2006, 18:12 »
 :D Aqui fiz a mudanca estah tudo ok!
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2006, 23:32 »
Instalei esse splash, mas ele é menor que a resolução do meu monitor e fica uma "borda azul" em volta dela (background).
Tem como configurar para que esse background fique na cor preta pelo menos?

Abs.

Não sei como te ajudar com isto, caro maudy, mas lhe prometo que vou pesquisar no Google uma solução.

Offline als

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2006, 13:13 »
arsolto,

Segui as suas orientações mas, na primeira reinicialização da máquina, o tema não carregou, indo direto para o novo GDM, que é muito bonito.
Notei que, ao remover o pacote "Usplash theme for Ubuntu" o "Synaptic" remove junto o pacote "Ubuntu-desktop".
No momento estou sem acesso ao "X" por, provavelmente, ter reinstalado o "Usplash theme for Ubuntu" e não tê-lo rehabilitado.
É isso.

Na minha máquina não aparece também, o monitor diz que não suporta a resolução (isso já acontecia após a migração do dapper para o edgy com o novo usplash).  Acho que eu tenho é que alterar a resolução do usplash, mas não tenho a menor idéia de como fazer. Alguém tem alguma dica???

ginho

  • Visitante
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:23 »
Caro arsolto,
Este splash tem resolução de 640x480, eu que fiz upgrade do 6.06 para o 6.10 ele abre nesta resolução
porém tenho uma dúvida. Em uma instalação nova do 6.10 a resolução não é maior?
Se sim, isso não esclareceria as dúvidas postadas por "maudy" e "als"?
No "grup.list" as informações não estariam presentes?

No aguardo..

joaomelo

  • Visitante
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:51 »
arsolto,

Tudo em paz! :D
Mesmo configurando a minha NVIDIA com o "Automatix2", o "Splash" do "Tangerine" ficou maravilha. Digo mesmo porque em outras ocasiões tive problemas ao instalar o "drive" da placa de vídeo com o "Automatix2".
Valeu!

PS; Aqui no Fórum tem uma dica para alterar a resolução da placa de vídeo NVIDIA.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2006, 18:54 »
Os membros que estiverem com problemas de resolução podem tentar resolver o problema da seguinte forma: via Terminal, abram o diretório do arquivo "Usplash configuration file":

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/usplash.conf

Agora, no arquivo, alterem os valores referentes a resolução para adptar o splash screen as condições do monitor. Reiniciem o sistema e vejam se houve resultado satisfatório.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:50 »
Ok... tudo testado e nada legal. Portanto, como faço para voltar ao splash original???

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Mude o Splash e o Tema GDM
« Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2006, 23:58 »
Ok... tudo testado e nada legal. Portanto, como faço para voltar ao splash original???

Abra o Synaptic ou o Terminal e instale o pacote "Usplash theme for Ubuntu". Exemplo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install usplash-theme-ubuntu
Lamento que não tenha dado certo contigo, caro maudy.