Autor Tópico: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros  (Lida 27057 vezes)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #15 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:49 »
eu vi que a assinatura do N3TO estava um pouco maior na largura do que é estipulado na regra do forum. dai mandei essa MP para ele:
sua assinatura esta quebrando a regra:
Citar
11 - O tamanho máximo para avatares (imagens de exibição) é de 110x110 (110 pixels de largura por 110 pixels de altura) e 12 KB. Cada usuário poderá utilizar o espaço de até 468x60 (468 pixels de largura por 60 pixels de altura) em sua assinatura onde será permitido colocar o que quiser, desde que compatível com todas as demais regras. O tamanho em KBs total da assinatura, sem considerar textos (que também fazem parte da área), não deve ultrapassar os 15KBs (15.360 bytes). Qualquer conteúdo publicitário é passível de moderação. Assinaturas maiores que o permitido estarão sujeitas a remoção sem qualquer aviso prévio.
a largura é maior que a proposta na regra.

obrigado

quero só ver qual tipo de reposta vou receber depois dessa MP  :P
vejo que em alguns aspectos ele é meio estrassado imagina nesse caso ehehehe. vou só aguardar para ver.

T+


Isso foi o que o cara me mandou. Agora sabem o que tinha na assinatura do n3t0??? NADA. Tinha uma linha de texto apenas. Se distribuísse o texto que tinha na assinatura em um espaço de 468x60 daria 2 linhas de texto, sobrando espaço pra mais uma barrinha de desenho ou mais texto ainda. Uma assinatura leve e pequena.
No entanto é óbvio que texto corre, e se você estica a janela do seu browser, o texto vai espalhando-se e fica em 1 linha só, passando da área de 468pxs de largura, assim:



Agora, quem não é admin ou moderador não sabe o que passamos. Eu recebo pilhas de MPs todos dias aqui de usuário perguntando coisas. Ao invés de postar no forum, acham que os admins estão lá pra tirar dúvidas particulares. Meu MSN estava no profile do forum e todo dia, de 5 a 10 pessoas me adicionavam pra perguntar como instala placa da nvidia, codec de mp3, e essas coisas, por isso que eu tirei os dados do profile inclusive. Os admins e moderadores não tem muito tempo pra perder com besteiras, mas eu mesmo assim, respondi a MP do usuário UpLink explicando justamente isso que estou falando e dizendo a ele que ele estava fazendo tempestade em copo d'água e que tava tentando achar problemas onde estes não existem. Não chinguei ninguém, e UpLink, se tu continuar me difamando, vou entrar na base de dados do forum tirar uma foto da MP que te mandei e postar aqui em público pra provar que você está mentindo ao dizer que eu lhe chinguei!

Sim, depois de eu resopnder ao usuário UpLink isto que estou postando acima, ele me enviou outra MP dizendo que "era brincadeira". Então já que era brincadeira, eu ignorei e continuei fazendo meu trabalho aqui no forum. Agora se o UpLink quer que eu responda pra ele que: "sim eu recebi sua mensagem dizendo que era brincadeira, e que não tomei nenhuma medida administrativa e hahahahahha que engraçada essa sua brincadeira", então ta ai minha manifestação de alegria em público ok?

Abraços!

[]s
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 12:56 por LedStyle »

Offline niteurbenz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #16 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:37 »
eu vi que a assinatura do N3TO estava um pouco maior na largura do que é estipulado na regra do forum. dai mandei essa MP para ele:
sua assinatura esta quebrando a regra:
Citar
11 - O tamanho máximo para avatares (imagens de exibição) é de 110x110 (110 pixels de largura por 110 pixels de altura) e 12 KB. Cada usuário poderá utilizar o espaço de até 468x60 (468 pixels de largura por 60 pixels de altura) em sua assinatura onde será permitido colocar o que quiser, desde que compatível com todas as demais regras. O tamanho em KBs total da assinatura, sem considerar textos (que também fazem parte da área), não deve ultrapassar os 15KBs (15.360 bytes). Qualquer conteúdo publicitário é passível de moderação. Assinaturas maiores que o permitido estarão sujeitas a remoção sem qualquer aviso prévio.
a largura é maior que a proposta na regra.

obrigado

quero só ver qual tipo de reposta vou receber depois dessa MP  :P
vejo que em alguns aspectos ele é meio estrassado imagina nesse caso ehehehe. vou só aguardar para ver.

T+


Isso foi o que o cara me mandou. Agora sabem o que tinha na assinatura do n3t0??? NADA. Tinha uma linha de texto apenas. Se distribuísse o texto que tinha na assinatura em um espaço de 468x60 daria 2 linhas de texto, sobrando espaço pra mais uma barrinha de desenho ou mais texto ainda. Uma assinatura leve e pequena.
No entanto é óbvio que texto corre, e se você estica a janela do seu browser, o texto vai espalhando-se e fica em 1 linha só, passando da área de 468pxs de largura, assim:



Agora, quem não é admin ou moderador não sabe o que passamos. Eu recebo pilhas de MPs todos dias aqui de usuário perguntando coisas. Ao invés de postar no forum, acham que os admins estão lá pra tirar dúvidas particulares. Meu MSN estava no profile do forum e todo dia, de 5 a 10 pessoas me adicionavam pra perguntar como instala placa da nvidia, codec de mp3, e essas coisas, por isso que eu tirei os dados do profile inclusive. Os admins e moderadores não tem muito tempo pra perder com besteiras, mas eu mesmo assim, respondi a MP do usuário UpLink explicando justamente isso que estou falando e dizendo a ele que ele estava fazendo tempestade em copo d'água e que tava tentando achar problemas onde estes não existem. Não chinguei ninguém, e UpLink, se tu continuar me difamando, vou entrar na base de dados do forum tirar uma foto da MP que te mandei e postar aqui em público pra provar que você está mentindo ao dizer que eu lhe chinguei!

Sim, depois de eu resopnder ao usuário UpLink isto que estou postando acima, ele me enviou outra MP dizendo que "era brincadeira". Então já que era brincadeira, eu ignorei e continuei fazendo meu trabalho aqui no forum. Agora se o UpLink quer que eu responda pra ele que: "sim eu recebi sua mensagem dizendo que era brincadeira, e que não tomei nenhuma medida administrativa e hahahahahha que engraçada essa sua brincadeira", então ta ai minha manifestação de alegria em público ok?

Abraços!

[]s
mas ele não falow que quiria uma reposta sua ele falou que vocês parem com essa coisa boba de ficar com "resentimentos" se o proprio cara pediu desculpa e vocês ainda continuam, se ele ficou cooperando para o forum para que vocês parassem com isso e fossem ver ele como um membro normal e não com essas bobagens........
se quizeres banir/deletar o usuario uplink acho que não havera problemas,já que ele saiu do forum mesmo

vocês ainda tem sorte de ter usuarios como arsolto,arlei,etc,mas vamos ver por quanto tempo se você continuam com isso

intão "desculpe-me" por não seguir os ideias de condutas impostos do led e neto

tranque ou delete o topico ja que podemos gerar descontentamentos do sr. led e/ou sr.neto, como são admins o erro sempre esta com o outro,erro para eles não esta no dicionario,ja que são pessoas que nunca erram em iptese alguma não é?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:06 »
Prezado Niteurbenz,

Você está colocando como se houvesse uma perseguição. Por favor, leia o tópico que o uplink falava que iria sair. Veja como foi a estória.
Onde você viu alguma atitude de perseguição? Você está se baseando apenas numa alegação de insulto sem nem mesmo ver a resposta (agora dada pelo Led).

"vocês ainda continuam"
Continuam o que?

Tenha um julgamento. Por exemplo no tópico que uplink avisava que iria sair, ele informava que teria enviado uma mensagem pra mim. O que fez o Led, esperou uma posição minha. Eu afirmei que não tinha recebido e depois o RC avisou que ele tinha recebido. Fatos descritos, inclusive com a correção do uplink.

Não existe nada, nada, nada mesmo de "perseguição" com o uplink. Agora é preciso parar de ver chifre em cabeça de cavalo para criar rebuliço.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #18 Online: 13 de Novembro de 2006, 21:38 »
Achamos que um dos requisitos para tornar um tópico fixo, seria o autor ter condições de fazer manutenção periódica neste. Que o criador tenha compromisso de permanecer atuante no fórum para esclarecer dúvidas que eventualmente possam aparecer.
Até que estavamos pensando na possibilidade de fixa-lo, depois de alguns ajustes, em Iniciantes , mas sua atitude de ameaça de sumir do fórum, diga-se, pela segunda vez, o descredenciou.
Nada pessoal
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 21:44 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #19 Online: 14 de Novembro de 2006, 10:03 »
Como eu consulto os topicos que sao fixos? Eles se transformam em artigos em alguma parte do site?
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2006, 10:21 »
o tópico é bom mas essa briga achei um tanto de exagero do uplink. os tópicos deles sempre tem algo interessante mas acho que se ele ficar sempre de mal com a administração nunca vai dar certo mesmo


Offline Network-Coder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #21 Online: 10 de Dezembro de 2006, 11:26 »
Voltando ao assunto original do Topico, ha também os arquivos tar.bz2 (que é praticamente semelhante ao .tar.gz), o formato .tgz (padrão nos sistemas slackware) e os .bin (auto executaveis de qualquer distribuição linux e bem facil de instalar (basta dar permissão (chmod) e depois executar (./arquivo.bin).

K.O
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2006, 15:30 por Network-Coder »

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

Offline niteurbenz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2006, 04:09 »
porque reviveram o topico? o cara ja saiu e topico esta parado e dai o pessoal fica dando dica de como melhorar o topico... se for postar pelomenos em algum topico valido,esse aqui ja éra  >:(

Offline ferrazao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Felipe Ferraz
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #23 Online: 25 de Maio de 2007, 20:15 »
antes de tudo quero dizer q este forum deveria realmente ficar entre os fixos pelo seguinte motivo

Citar
tomara que a administração de algum valor ao topico,pois acho que será de grande ajuda a muita gente que chega (esse é um assunto que esta com todos que chegam no linux,passei muito trabalho com isso quando havia chegado no linux)


eu tbm tive esta dificuldade

agora, nao acho q a administração deveria fazer vista grossa só por causa de uma brincadeira
AMD Sempron 2600 motherboard asus k8v-x SE 256 RAM DDR 400 video GeForce FX 5200 128mb

Offline Eduardo_BSB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #24 Online: 27 de Maio de 2007, 01:26 »
Tenho uma dúvida relacionada ao assunto do tópico:
Quando baixo o arquivo tar.gz do firefox 2, por exemplo, e extraio seu conteúdo pr'uma pasta e executo o programa normalmente. Porém, como era de se esperar, o firefox anterior não desaparece e permanece como o padrão e alvo das chamadas "firefox" na linha de comando. Como faço pra colocar a nova versão no lugar da anterior? Nas minhas tentativas, apaguei a versão antiga sobrepondo a nova, porém terminou que nem uma nem outra funcionava e tive que reinstalar os pacotes da antiga versão no Synaptic. Uso o dapper.

Offline High-Dude

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #25 Online: 30 de Maio de 2007, 13:31 »
Muito bom o tópico!  :D

Seguinte estava estudando aqui com meu botões sobre linux. Achei uma material bem interessante para postar aqui. Pois estava lendo o post do nosso amigo uplink e me disperto a curiosidade em saber mais sobre estas extenções, e assim deixando o tópico mais pratico e claro para todos.

Forte abraço!

Instalação no Linux

Por Fábio Melatti em 04/Out/2004

Novos usuários do Linux e/ou antigos usuários do Windows sentem dificuldades na hora de instalar novos programas em seus sistemas, portanto resolvi escrever alguns comandos e orientações gerais sobre isso, não se trata de um manual definitivo, apenas algumas dicas para os casos mais comuns. Caso continue com dificuldades de instalar algum programa, recomendo a visita ao site do desenvolvedor, pois podem existir informações específicas sobre a instalação, ou mesmo procure por mais informações em sistemas de buscas como o Google ou Yahoo.

Antes de qualquer coisa: É altamente recomendável a leitura do arquivo de texto README ou INSTALL após a descompactar o arquivo (comando TAR), pois ele pode ter observações especiais ou comando diferentes para a instalação, mas de modo geral tudo funciona da seguinte forma:

Para iniciar a instalação é necessário descompactar o arquivo. Utilize os seguintes comandos de acordo com o formato do arquivo.

Arquivos tar.bz2:
tar -jxvf nomedoprograma.tar.bz2

Arquivos tar.gz:
tar -zxvf nomedoprograma.tar.gz

Arquivos tar:
tar -zxvf nomedoprograma.tar.gz

Arquivos tar.Z (não é muito utilizado)
tar -Zxvf nomedoprograma.tar.Z (Z maiúsculo mesmo)

Arquivos zip
unzip nomedoprograma.zip

Arquivos tgz
tar -zxvf nomedoprograma.tgz

E continua...

su (Este comando serve para você logar como SuperUsuário, portanto você precisa colocar a senha cadastrada durante a instalação do sistema).
cd pasta_criada_pelo_tar
Leitura do arquivo de texto README ou INSTALL para verificar se o processo deve ser diferente!
./configure
make
make install

Caso aconteça algum problema por falta de dependências, não tem jeito, antes de instalar o seu programa é necessário instalar todas as dependência requeridas.

O que faz cada comando?

O configure é de extrema importância e pode ser utilizado com diversas opções como, onde você quer instalar o programa, onde estão suas bibliotecas, se você quer ativar deteminados recursos, etc. Para visualizar todas suas opções utilize o comando:

./configure --help

O make faz a compilação do código utilizando o Makefile criado pelo configure como referência e finalmente o make install faz a instalação do programa.

E para desinstalar um programa?

Alguns programas são acompanhados da opção make uninstall, mas para utilizá-lo é necessário que você tenha guardado o código-fonte. Para não ficar dependendo dessas coisas o melhor é fazer um pacote de instalação, assim é possível instalar e desinstalar quantas vezes quiser e ainda distribuir para seus amigos que possuam o mesmo sistema.

Existem diversas opções para isso, como rpmrebuild, Debian-builder e o CheckInstall. Todos são bastante simples de usar, para utilizar o CheckInstall por exemplo, ao invés de dar o comando make install no final, é só usar checkinstall e responder algumas perguntas, ele pode criar pacotes para o Slackware, Debian ou RPM.

Instalando programas no formato RPM

Depois de fazer o download do arquivo RPM você pode instalá-lo no modo gráfico dando o comando no terminal:

rpm -ivh nomedoprograma.rpm

Para atualizar:

rpm -Uvh nomedoprograma.rpm

E para desinstalar:

rpm -e nomedoprograma.rpm

Com esse método você pode se deparar com problemas de dependências de arquivos que não estão no seu sistema, um método mais fácil é utilizar o urpmi disponível no Mandrake (ou distros baseadas nele) que faz o download e instala o programa e dependências que possam existir, exemplo:

urpmi nomedoprograma

E para desinstalar:

urpme nomedoprograma

Para fazer buscas por programas ou programas relacionados você pode utilizar o comando:

urpmq nomedoprograma

Ele irá retornar todos pacotes disponíveis que tenham o nome que você especificou.

Instalando programas no formato DEB

Depois de fazer o download do arquivo DEB você pode instalá-lo dando o comando no terminal:

dpkg -i nomedoprograma.deb

Para desinstalar:

dpkg -r nomedoprograma.deb

Com esse método você pode se deparar com problemas de dependências de arquivos que não estão no seu sistema, um método mais fácil é utilizar o apt-get disponível no Debian (ou distros baseadas nele) que faz o download e instala o programa e dependências que possam existir, exemplo:

apt-get install nomedoprograma

Para desinstalar:

apt-get remove nomedoprograma

Antes de utilizá-lo é interessante atualizar sua lista de programas disponíveis executando o comando:

apt-get update

Dicas

Para criar pastas basta utilizar o comando:

mkdir nomedapasta

Para mudar de pasta, utilize:

cd nomedapasta

Caso o nome da pasta seja muito grande (isso vale para qualquer comando), basta escrever o começo do nome da pasta e digitar a tecla TAB que o sistema preenche o resto baseando-se nas opções disponíveis na pasta em que você está.

Com isso você já será capaz de instalar a maioria dos programas que quiser, e lembre-se: LEIA O ARQUIVO README OU INSTALL QUE ACOMPANHA O PROGRAMA. Não tenha preguiça, é melhor perder 5 minutos lendo esse arquivo do que ficar 2 horas tentando descobrir porque a instalação não está dando certo.
 
« Última modificação: 30 de Maio de 2007, 13:35 por High-Dude »
u-BUN-tu / f0rEvEr