Autor Tópico: Versão server do Ubuntu  (Lida 5330 vezes)

Offline Joaozava

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Versão server do Ubuntu
« Online: 26 de Outubro de 2006, 15:00 »
Olá lista!

Desculpem minha ignorancia, sou novato em Linux.
Estava querendo baixar a versão server do ubuntu, mas em sua página diz que ele não tem interface gráfica.
Existe a possibilidade de instalar manualmente alguma interface ou ele não oferece esta opção mesmo??

Obrigado.

arlei

  • Visitante
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2006, 15:09 »
Pode, só não consigo entender porque.
Se vc quer usa-lo como servidor não vejo necessidade e nem é aconselhavel uma interface gráfica.
Agora se vc precisa e faz questão de uma interface gráfica acho melhor instalar a versão desktop e então depois configurar sua maquina como servidor para suas necessidades.

T+
Arlei

Offline Joaozava

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2006, 15:45 »
É que eu imaginava que na versão server poderia ter algum tipo de recurso que não  esteja disponível para Desktop, mas se der pra fazer as mesmas configurações na versão desktop que se faz na server, só baixando os pacotes que faltam, já tá valendo.

Na verdade eu só quero um ambiente gráfico justamente porque sou novato, assim facilitaria um pouco meu trabalho, concordo que um ambiente gráfico seria desnecessário para um servidor.

Obrigado!

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2006, 10:36 »
Olá lista!

Desculpem minha ignorancia, sou novato em Linux.
Estava querendo baixar a versão server do ubuntu, mas em sua página diz que ele não tem interface gráfica.
Existe a possibilidade de instalar manualmente alguma interface ou ele não oferece esta opção mesmo??

Obrigado.

apos instalar o ubuntu-server vc pode normalmente instlar a parte grafica com um comando apenas:

apt-get install ubuntu-desktop

vc pode usar também kubuntu ( kde ) e xubuntu ( XFCE)

este ultimo é bem proximo ao gnome e bem leve...


Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2006, 21:11 »
É que eu imaginava que na versão server poderia ter algum tipo de recurso que não  esteja disponível para Desktop, mas se der pra fazer as mesmas configurações na versão desktop que se faz na server, só baixando os pacotes que faltam, já tá valendo.

Na verdade eu só quero um ambiente gráfico justamente porque sou novato, assim facilitaria um pouco meu trabalho, concordo que um ambiente gráfico seria desnecessário para um servidor.

Obrigado!

Amigo, tambem me considero um novato assim como voce, mas eu optei por baixar a versao server e adicionar a interface grafica. Por um simples motivo. A versao server é mais enxuta que a desktop, é melhor vc instalar a server e customizar com o KDE ou similar do que instalar a versao desktop e depois transforma-la em um server. Quer um exemplo? vc pretende utilizar o openoffice 2.0 no server???  Creio que nao, pois se vc instalar a versao desktop vai ter o openoficce lá. ocupando mais de 200 mb
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2006, 22:42 »
Pra isso existe: sudo aptitude remove

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2006, 15:49 »
Pra isso existe: sudo aptitude remove

Como funciona esse comando? oque ele vai fazer exatamente?
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline jadirorza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2006, 12:34 »
Interessante. Instalei o server, depois o Ubuntu-Desktop. Veio o OpenOffice junto.
Tento desintalar o open e recebo a mensagem que o Ubuntu-Desktop será desinstalado.
Pelo aptitude, tambem não desinstala.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2006, 23:10 »
Aloha,

O ubuntu-desktop é um metapacote. Ele não é um pacote real, ele traz dependências de outros pacotes. Você pode remover o open-office e ele vai remover o pacote ubuntu-desktop sem problemas. Isso não afetará outros pacotes. Ao remover o ubuntu-desktop significa que a seleção de pacotes que você manterá no computador não é fidedigna a seleção de pacotes que o ubuntu selecionou. Como se fosse a perda de um 'selo', um carimbo.

O único problema que isso pode dar é na hora de migrar de uma versão para outra. A documentação oficial recomenda que você reconstitua o pacote ubuntu-desktop.

Offline FilipeRegis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Versão server do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2006, 21:20 »
Pra isso existe: sudo aptitude remove

Como funciona esse comando? oque ele vai fazer exatamente?


Remove um pacote usando o programa aptitude, que parece ser mais alto nível que o apt-get.

Mais ajuda em:

Código: [Selecionar]
$man aptitude