Autor Tópico: ./configure, make, make install  (Lida 3974 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
./configure, make, make install
« Online: 10 de Novembro de 2006, 11:58 »
A primeira instalação que fiz, no primeiro Ubuntu que usei (Dapper) foi pelo terminal desconpactando um tar.gz (foi o flash player).
Depois descobri o caminho das pedras com o apt-get, Synaptic e com o gedit /etc/apt/sources.list (multimidia do Gallactus aí em cima, Automatix, Automatix 2 e etc.).
Atualmente eu uso a sources.list do Gallactus para o Edgy e tudo funciona bem.
Tenho apenas uma frustração, não consegui instalar nenhum outro programa além do flash player usando a compilação.
Não consigo passar do ./configure que sempre dá alguma mensagem de erro mesmo consultando os readme, install e tudo mais.
Pelo que pesquisei a coisa não é tão fácil como parece (não consegui descobrir quais são as ferramentas necessárias) mas, eu gostaria de poder instalar programas assim.
Alguém pode dar uma dica ou é preferível desistir?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: ./configure, make, make install
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2006, 12:02 »
Você precisa instalar o pacote build-essential.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: ./configure, make, make install
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2006, 12:13 »
Além do buid-essential (que você pode instalar pelo synaptic) você provavelmente deve estar com problemas com bibliotecas. O que eu aconeselho você a fazer é antes de compilar um fonte tente descobrir um .deb ou veja se o programa não está no synaptic. Se você não encontrar em nenhum dos modos, preste bem atenção nas mensagens de erro que aparecem quando você da um ./configure. É ali que estão as bibliotecas que você deve instalar. As bibliotecas podem ser praticamente todas instaladas pelo Synaptic. Instale-as e tente fazer o processo denovo. Não esqueça que você deve, além da biblioteca, baixar os fontes dela, ou o -dev. Por exemplo, a biblioteca gtkmm. Além de baiar a gtkmm você deve baixar a gtkmm-dev.

Isso serve para todas as bibliotecas.

Qualquer dúvida existe muita coisa pelo Google falando disso. Faça uma busca primeiro la e se não conseguir poste aqui novamente. Ja vou avisando que você não vai conseguir fazer tudo da noite para o dia. Demora um pouco pra pegar prática, e cada programa é um programa.

Valeu!
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: ./configure, make, make install
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2006, 21:44 »
Amigos,
Depois de instalar o buid-essential a coisa mudou de figura porque o ./configure "destravou"...
Passei a observar também as mensagens de erro e fui corrigindo  pelo Synaptic não só com relação às ferramentas de compilação mas também com relação às bibliotecas e as fontes.
Devo dizer que graças às dicas de vocês consegui um grande avanço.
Obrigado.
Obs.: onde escrevi Gallactus por favor leiam galactus.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog