Autor Tópico: BIG Linux 3.0  (Lida 7324 vezes)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
BIG Linux 3.0
« Online: 14 de Novembro de 2006, 12:17 »
Caros,
Minha experiência com Ubuntu foi super agradável, mas na minha busca pela distro perfeita consegui achar um concorrente à altura: BIG Linux.

Esta é uma distro brasileira, e tem as seguintes características: É possível instalar sem precisar esperar o gerenciador de janelas carregar, tem duas opções de gerenciador de janelas, na instalação é possível escolher LILO ou GRUB e quais programas instalar ou não, é leve e bonito, utiliza repositórios UBUNTU (é possível atualizar sem medos), tem vários codecs multimídia já instalados e scripts prontos para instalar os que faltam, tem script inicial para configurar impressora e conexão (já com os números de alguns provedores grátis), é totalmente em português, já vem com vários itens para personalização (vários papéis-de-parede), além de ser um sistema completo, com vários programas instalados e opção para leves ou mais pesados, e suporte a java e flash já configurado. Também é totalmente em português e já tem os drivers das principais placas de vídeo configurados e que rodam direto do livecd.

Ou seja, a minha busca pela distro perfeita terminou. Achei no BIG Linux tudo o que faltava nas outras.

Se você quiser experimentar, o site é www.biglinux.com.br

Abraços a todos!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2006, 12:31 »
Vou baixar.

Não custa nada dar uma olhada... ;D

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2006, 12:33 »
Vou baixar, mas minha experiencia com essa distro não foi das melhores,nada de muito sério,mas vamos dar mais uma chance  :D.

Editado: Ele não possuia o Gnome?Infelizmente não posso baixar, sempre perco tudo quando baixo arquivos grandes pelo navegador, prefiro torrent.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 12:37 por Agent Orange »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2006, 12:46 »
Já baixei e já testei. Para quem não quer se incomodar com nada, nada mesmo (desde de que funcione logo de cara, claro), é uma excelente distro para o mais iniciante dos iniciantes no mundo Linux. Codecs de Audio/Vídeo e flash instalados por padrão.  Já vem com tudo instalado ou com assitentes para ajudar. Só não tem assistente para ADSL. 

Funcionou bem melhor que o Kurumin 6.1 no meu PC, inclusive já deu o boot com o Driver da Nvidia  e os parangolés 3D ativos, e ainda por cima na resolução correta!

Mas foi só, quando fui instalar no HD deu Pau!  Não particionava o meu velho HD IDE com Fedora Core 6. Acredito que o motivo era o Fedora usar volumes LVM na partição, mas não voltei a testar novamente. 

Como não instalei no HD, não sei se resistiria a um dist-upgrade!

Por favor pessoal, acho que notícias ou comentários sobre outras distros devem ser postadas no Café.

Olha o enunciado da sessão: Coloque aqui as últimas notícias sobre o mundo do Ubuntu.

Nada contra outras distribuições, eu mesmo sou um dos que gosta de testar distribuições. Mas postem no Café. Vamos deixar o notícias apenas para o Ubuntu.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 12:54 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2006, 13:03 »
Minhas relações com o Big Linux não são das melhores, também. Tive alguns problemas com versões anteriores. Não custa (na verdade custa!) baixar denovo e gravar outro CD. Mas, pessoal, os programadores do Big Linux não tem nenhum senso de simplicidade. Olha isso:

http://bigbruno.googlepages.com/

Não consigo usar desktops assim, muito poluído. A primeira coisa que eu faria seria trocar o wallpaper.  :D
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2006, 14:30 »
Galactus, desculpe ter postado no lugar errado, obrigado por ter movido para o local certo.
Bem, não tive problema algum para configurar, aqui identificou de primeira e instalou sem problemas. E olha que meu computador é meio furreca (olhem a minha assinatura)! A questão de configurar ADSL, tem script pra isso sim, logo após instalar e reiniciar aparece um tutorial para configurar internet e impressoras, dentre outras. Sinceramente, acho muito melhor que o Kurumin, os Menus são mais limpos, e também melhor que o Ubuntu, por ser mais completo, mas com a maior vantagem do Ubuntu que são seus repositórios.


Realmente ele não vem mais com o Gnome, apenas o KDE e o TDe (Como se fosse o KDE, mas é mais leve e totalmente brasileiro).

Como eu já disse, mudar o papel de parede é fácil, pois ele já vem com mais de 100 já no cd. O Painel de Controle é mais intuitivo e completo que o do Kurumin.

Falows!
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 14:36 por samuelbh »
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2006, 19:29 »
Usei o Live CD desta distribuição, funcionou melhor que o Kurumin principalmente em reconhecimento de hardware do meu novo micro.
A minha impressão inicial foi boa embora não tenha instalado no HD.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:07 »
realmente, reconhece todo o hardware, mas experimentem atualiza-la.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:31 »
realmente, reconhece todo o hardware, mas experimentem atualiza-la.

Vc tentou? Qual foi o resultado?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2006, 21:46 »
Eu atualizei pelo Painel de Controle e não ocorreu nenhum problema. Não tentei pelo apt-get upgrade (ou algo parecido).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Raul_Kl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2006, 22:43 »
Também usei o Big Linux 3.0 por umas duas semanas, e só não continuei usando por causa da aparência do sistema. Sei que isso é apenas um gosto pessoal, mas também achei o visual poluído demais, e não é só o papel de parede! Em compensação, foi a primeira vez que o driver fglrx da minha Radeon 9250 funcionou em uma distribuição Linux na minha máquina, e sem precisar configurar nada! O suporte a escrita em NTFS também é inquestionável!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2006, 23:56 »
Essa distro faz a configuração da placa de video usando scripts? talvez se fossem postados poderiamos tentar adaptar e disponibilizar para todo mundo que tem problemas....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Piras

  • Visitante
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2006, 01:23 »
Em relação ao visual, só uma observação. Tenho impressão que toda distro brasileira sempre recorre à "última moda" do ano retrasado... Que programa usar para "sincronizar" o gosto pátrio àquele do "resto do mundo"?

Offline max

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #13 Online: 21 de Novembro de 2006, 12:02 »
Sou curioso ( e novato) ...testo tudo que aparece.
Tenho instalado Ubuntu 6.06.
Instalei o BigLinux...funcionou tudo de primeira !!...até minha webcam Genius (video cam NB) que estava encostada ( a imagem  não é boa, mas agora dá para o gasto) .
Troquei o OpenOffice pelo BrOffice ( só por conta do dicionário), atualizei p/ o Firefox 2.0 ( beleza) e para Flashplugin9.Vou testar os outros programas do Big...vamos ver !!
 

Offline mkent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • MKent
    • Ver perfil
Re: BIG Linux 3.0
« Resposta #14 Online: 21 de Novembro de 2006, 15:58 »
| Olá, acabei de testar o Big Linux 3.0 em um notebook aqui no trampo, já que a minha máquina ainda não chegou (quero instalar o Ubuntu nela).
| Levantou de forma rápida e direta. Reconheceu todos os dispositivos do notebook, incluindo conexão wireless.
| Utilizei tanto o KDE quanto o TDE e a performance foi legal em ambas.
| Visualizei os arquivos na partição WinXP e aproveitei para rodar alguns vídeos e músicas. Escutei Ayumi sem problemas, bem como vi uns 10 vídeos sem a necessidade de um codec adicional.
| Acredito que esta distro do Linux seja boa para aqueles que acabaram de sair do Windows (ou que pensam nessa tentativa) e assim começar a mexer numa versão Linux sem maiores problemas.
| Deixarei minha máquina puramente com o Ubuntu, mas o Big Linux é uma opção a se considerar para alguns parentes.  :D

Achei no BIG Linux tudo o que faltava nas outras.

| Só penso que assim como qualquer outra distro, há muito o que evoluir e melhorar, afinal nada é absolutamente definitivo.
MKent. Life is believing.