Autor Tópico: Sistema de karma - Desabafo  (Lida 7764 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Sistema de karma - Desabafo
« Online: 29 de Dezembro de 2006, 10:10 »
Bom, gostaria de saber qual seria mesmo a utilidade do sistema de karma do fórum. Sei que já tem um anúncio pra isso, mas o que acontece é que simplesmente não entendi porque estou sendo negativado toda hora no meu karma. Nunca arrumei confusão aqui e tento ajudar a galera, mas cada hora tomo um negativo no fórum.

O problema que vejo neste sistema é que qualquer coisa que não agrande alguém, eu vou ser negativado, mesmo sem fazer nada. Se tiver alguém que simplesmente não vá com a minha cara, vai me dar uma vaia no meu karma. E o problema disso que, já estou notando que depois desses pontos negativos, ninguém mais responde meus tópicos, se tem um tópico que várias pessoas postam e eu postar, ninguém mais posta nele e apareço com mais um ponto negativo. Pra ser sincero, acho que se esse recurso fosse habilitado em definitivo, deveria ter uma opção de ao menos ser dada uma justificativa e de quem está vindo a vaia, porque é muito simples chegar um e me dar uma vaia, mas não não falar quem é  o porque. Assim fico sem saber em que eu "pequei" para tentar corrigir e melhorar.

Isso pode até causar um certo conflito aí entre usuários de um negativando o outro sem motivos.

Concluindo, não quero entrar em conflito com o fórum do Ubuntu Brasil nem com outros usuários, mas que acho que este recurso vai dar problema, isso vai.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Sistema de karma - Desabafo
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2006, 10:17 »
No fórum Debian pode-se explicar a causa da negativa, assim como retirar o mesmo, de qualquer forma, os administradores disseram que isso é provisório, é apenas um teste.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sistema de karma - Desabafo
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:01 »
O Karma está para testes e seu desabafo é importante.

Você pode dar um link para um tópico não respondido? Não me parece ter alguma relação com o Karma (pelo menos eu não vejo o Karma antes de responder). Sempre dou um aplauso a aqueles que dão a solução de um problema e só dei uma vaia até hoje (por um up de um tópico). Eu acho que o Karma é uma forma de destacar aquelas pessoas mais participativas e que tenham uma postura mais de acordo com a média do fórum sem intervenção dos administradores/moderadores. Por exemplo: o tópico http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=14655.0 pouco tempo atrás seria transferido para o Alcatraz, mas os próprios usuários, aparentemente não gostaram e modificaram o Karma do autor. É um sistema de controle participativo.

Tente não se importar muito com o Karma :)



Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Network-Coder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Sistema de karma - Desabafo
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:34 »
Eu concordo com o JeffersonX sobre a identificação de quem deu o ponto (seja positivo ou negativo), qualquer um que já possa votar no karma pode agir de forma "malefica" pois sabe que ninguem vai saber que foi ele que deu o ponto negativo.

Na minha opinião acredito que somente a equipe do forum ubuntu deveria distribuir karmas, seria mas equilibrado, justo e não haveria "mentira" sobre o conhecimento do usuario.

K.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Sistema de karma - Desabafo
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2006, 13:18 »
O karma , pode gerar algumas injustiças, mas , de uma maneira geral, estimula os usuários a serem mais prestativos e participativos.
No nosso fórum, se encontra em carater experimental e, teremos em breve, uma decisão sobre sua permanência definitiva ou não .
Este tópico, de uma certa forma, está sendo útil para a avaliação.

Citar
Assim fico sem saber em que eu "pequei" para tentar corrigir e melhorar.
Concordo, acho que devemos saber em que erramos para tentarmos não repetir e  no que acertamos para continuarmos nesta direção. É claro que também poderá haver dificuldades técnicas para atendermos todas sugestões.

Citar
Na minha opinião acredito que somente a equipe do forum ubuntu deveria distribuir karmas, seria mas equilibrado, justo e não haveria "mentira" sobre o conhecimento do usuario.
Uma sugestão a pensar, talvez mais justa, porém menos participativa.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Sistema de karma - Desabafo
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2006, 13:34 »
Não acho interessante a equipe administrativa dar valores positivos ou negativos, a menos que o mesmo sejam utilizados futuramente para designar novos moderadores ou algo nesse sentido, de qualquer forma, isso é muito relativo, tem quem vá reclamar de ter um Karma negativo, talvez se existir a possibilidade do usuário explicar a causa da nota negativa fique mais interessante, o que não deixa de fora, como eu sei bem , que qualquer resposta não corretamente interpretada possa ser motivo de desavença.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Sistema de karma - Desabafo
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2006, 00:58 »
Ei, JeffersonX, foi muito bom você ter criado este tópico, pois, forçou-me a refletir sobre a importância do sistema conhecido por "Karma". Não sou o tipo do membro da Comunidade Ubuntu sem senso de humor, mas creio que você tenha pecado pelo excesso disto por meio de suas mensagens. Mas como saber a medida certa para não sofrer a reprovação da Comunidade?

É importante que os membros do fórum Ubuntu consultem suas estatísticas neste. Ver em quais seções responde, questiona ou participa mais dos tópicos em debate é fundamental para conhecer os motivos reais que os levam a pontuação negativa ou positiva no "Karma". Não sei se você reparou, JeffersonX, mas você constuma escrever muito em categorias do fórum caracterizadas pelo entretenimento, onde o risco de atritos e desentendimentos com outros membros é maior.

Houve um tempo em que eu me envolvi numa série de polêmicas no fórum, basicamente com o objetivo de alterar a forma de administração do mesmo, mas todas elas se sutentavam em propostas sérias e inteligentes. Porém, todas se configuraram na seção "Críticas e Sugestões", é outro lugar em que você acaba se tornando alvo mais vulnerável do despeito de usuários descrentes da sua intenção e contrários aos seus ideais.

Sem falar da popularidade que eu conquistei aqui depois de ter iniciado um debate sobre o tópico "Que o Terminal seja abolido". A polêmica que contribui para desenvolver acerca dele me causa incovenientes até hoje porque membros do fórum levam este debate para onde eu postar, inclusive para categoria de suporte ao usuário do Ubuntu. Mas não me sinto frustrado por isso, é um sinal de que consegui realmente fazer com que tais membros refletissem sobre a importância do que foi proposto pelo autor do tópico.

Estou lhe dizendo estas coisas, JeffersonX, porque não quero que você evite as categorias e seções que mencionei, todavia, lembre-se dos riscos inerentes a elas. E participe regularmente daquelas cujo objetivo central é prestar suporte ao usuário do Ubuntu. Você obteve minha "vaia" através do sistema de "Karma" e em função deste tópico terei que lhe dar "aplauso", assim que for possível, claro.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Sistema de karma - Desabafo
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2006, 07:21 »
Tranquilo amigos! Vou seguir a dica de todos vocês agora. Podem ver que nunca arrumei confusão aqui e garanto que nunca vou arrumar. Já fui moderador de fórum e sei como às vezes há divergência de opiniões.

Gostaria que o sistema de Karma fosse algo aplicado aqui no fórum para melhorar a qualidade dele. Sei que está em testes pra isso. Mas como eu disse, a melhor coisa que poderia fazer seria colocar algo que obrigasse a pessoa a descrever o motivo da vaia, porque só assim eu saberia o que eu fiz pra desagradar aquela pessoa e poder melhorar. Eu estava até com -4 de karma e sem saber ao menos o porque estava toda hora sendo negativado.

E arsolto, valeu aí pelas dicas e apoio. Vou repensar um pouco nessas coisas.

Novamente, valeu a todos pelas dicas, amigos!
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com