Eu li um tópico aqui nas sugestão colocando a idéia excluir tópicos repetidos ou trancá-los (nem sei o que é isso).
Sim, eu sou um iniciante. Um típico iniciante: Usava windows, nunca usei linux, e nunca sequer participei de um fórum de informática na vida (estou a três dias neste fórum e com unbuntu na minha máquina).
Estou escrevendo este tópico não só em resposta ao tópico que citei (senão faria isso nele próprio), mas porque vejo esse tipo de preconceito no "inconsciente coletico" do fórum, vi em vários tópicos um comentário ou outro relativo a isso.
O detalhe é que dificilmente se pára pra ouvir o que o iniciante tem dizer, considerando-se que é a figura em questão.
-----------------------------
A minha sugestão - a visão de um iniciante - é que o tratamento deveria ser o seguinte para tópicos repetidos:
1 - nunca responder, mas colocar link para outros tópicos com a resposta
2 - um rápido tutorial de como o iniciante deveria ter procedido.
EX: você poderia ter encontrado essa resposta colocando no search do fórum: "live cd" e "velox". As duas primeiras ocorrências respondiam sua pergunta.
Dessa forma o iniciante não se sente ignorado, e sim estimulado a usar o search.
-----------------------
Meu depoimento:
Foi assim que aconteceu comigo. E essa pergunta tão facilmente respondida foi a minha primeira neste fórum (e como já disse, em fóruns de informática também). Eu tinha feito uma pesquisa estúpida, colocado no search assim: "como usar banda larga no live cd" (imaginei que nos fóruns de informática os tópicos fossem assim), e é evidente que eu não achei nada, nem no google. mas, graças ao usuário alexmatos - que me deu a resposta mas deu a dica de como deveria ter procedido a pesquisa -, os outros 10 tópicos estúpidos que eu iria postar foram substituídos por pesquisas eficientes no fórum.
Outra coisa que gostaria de dizer é que, se meu primeiro tópico tivesse sido apagado a primeira coisa que faria era me descadrastar deste fórum. E imagino que muitos fariam o mesmo.
-----------------
Segunda sugestão:
Acho que seria interessante se houvesse um tópico fixo, sub-fórum ou algo assim, na parte de iniciantes, destiando a sugestões, críticas e dificuldades com a iniciação do linux e também neste fórum. Eu penso que ouvir a opinião de inicantes é a melhor maneira de saber como tratá-los, e também como tentar suprir uma dos grandes problemas para a popularização do linux, a relação sistema-iniciante.
(esta sugestão pode parecer inútil, já que, já existe um sub-fórum pra isso, mas não sejamos positivistas e consideremos também a existência de psicologia social. É evidente que um iniciante teria muito mais liberdade para postar críticas - mais em tom de depoimentos - num área destinada a inicantes).
--------------------
p.s. - pelo tom de depoimento deste post talvez fosse melhor alocado em outra área do fórum, mas como há duas sugestões bem definidas penso que também cabe nesta área.
Espero que esse tópico seja útil ao fórum...
Falows, até...
JG