Autor Tópico: Meu Toshiba Satellite A10S com Edgy Eft  (Lida 5461 vezes)

arlei

  • Visitante
Meu Toshiba Satellite A10S com Edgy Eft
« Online: 14 de Novembro de 2006, 17:08 »
Pessoal,
resolvi postar esse meu depoimento porque este esta sendo meu primeiro contato com a nova versão do Ubuntu, e principalmente o primeiro Linux em meu notebook Toshiba Satellite modelo A10S que até o presente momento desde 2003 qdo foi adquirido só tinha rodado windows XP.
Em virtude de muitos relatos aqui mesmo no fórum e em outros sites pela web, ainda não me arrisquei a testar o Edgy Eft em meu desktop que tem hoje apenas o Dapper rodando perfeitamente, e atende minhas necessidades. Mais também como curioso e bastante avido por novos desafios, resolvi então instalar o Edgy neste meu note que até então tinha apenas windows para algumas tarefas, raras na verdade, mais que ainda não consegui me livrar.

Configuração do meu note:
Mobile Intel Celeron CPU 2.4 GHz - RAM 256 MB
Video Intel 852/855GM Integrado
Display Tungsten 15" 1.3 Mesa 6.5.1
Audio Intel 82801DB-ICH4
CardBus Toshiba ToPIC100 PCI ZV Support
Wi-Fi Ethernet Atheros AR5212 802.11abg
NIC Intel 82801DB PRO/100 VE
Modem Intel 82801DB/DBL/DBM
Combo DVD/CD-RW DW-224E-A
HD Toshiba 40GB MK4021GAS
Trackpad AlpsPS/2 GlidePoint

Vale salientar que este modelo não se encontra relacionado no site oficial do Ubuntu como testado e aprovado (https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam/).

Dividirei meu depoimento em 2 partes, sendo uma sobre os testes com o notebook com o Ubuntu e outra mais especificamente sobre o Edgy Eft.

1. Teste com o note (LaptopTest):

Bem, como procedimento de teste resolvi seguir a risca todas etapas previstas no site (https://wiki.ubuntu.com/LaptopTesting) e o reconhecimento do hardware e compatibilidade foram exelentes.
Não entrarei no mérito de cada item avaliado por questões obvias, então fora alguns requisitos que para meu note não são aplicados, com exeção da frequência da CPU (CPU frequency scaling supported) que não é suportado e o modem que não testei, todos os demais itens foram aprovados com louvor.

2. Sobre o Edgy Eft:

Como meu contato com essa nova versão se restringe apenas do dia de ontem (qdo instalei) até agora posso apenas afirmar que até o presente momento tudo esta funcionando perfeitamente, mais claro dentro da limitação do meu hardware. Ou seja, esta meio lentinho para carregar os programas e principalmente o Synaptic que fica meio que travado e consumindo todo recurso da minha CPU (100%) até que eu possa usa-lo.
Este novo sistema de boot do Edgy realmente esta de parabens. Para vcs terem uma idéia neste meu note, desde a escolha do Grub até o GDM pedir o login esta levando 32", sendo que meu desktop, que é muito mais porrada, com o Dapper leva quase 1 minuto.
 :D Conclusão: Estou bastante satisfeito com o Edgy Eft e recomendo como uma instalação "limpa" pois na forma de upgrade não testei.


IMPORTANTE:
Valeu tbem por um teste que fiz com extremo exito, sendo que este tipo de procedimento nunca tinha feito antes e sempre achei um tanto qto inprudente. Como tinha apenas uma unica partição total do disco com o XP em NTFS tive que redimensionar esta partição para colocar o Ubuntu. Para tanto usei o LiveCD do GParted (http://gparted.sourceforge.net/livecd.php). Redimensionei a partição NTFS com o XP e no restante do disco criei outras 3 EXT3 para o Edgy (/, /home e swap) e ao reiniciar pelo XP tudo funcionando perfeitamente como se ja tivesse sido instalado assim.  :o

T+
Arlei