Vamos por partes... em perimeiro lugar, ele está certo quando diz que os linux naum eh obra de caridade ( IBM, Sun, Oracle naum invistiriam nele caso elas não tivessem algum retorno financeiro, direto ou não ( que pode ser tanto divisas em dinheiro, economia em software, "venda de serviços", ou mesmo atrapalhar a concorrência ). Mas apartir do momento em que ele fala que o Linux seria promovido pois seus custos são maiores que o do Windows, ele está completamente enganado. Windows em média uns 500 e poucos reais + uns 600 do Office, além é claro de um software anti-virus, pois quems eria louco de usar windows sem algum? Pronto só com o básico temos aí quase o preço de um computador de baixo custo hj em dia. Mas por outro lado se pensarmos que os usuários façam mesmos cursos ou comprem livros, o mesmo se aplica ao windows, pois caso queiramos nos aprofundar em algo, temos de fazer cursos, comprar livros, etc, pois o curso não é só aprendizado, o diploma que ele nos possibilita é valioso hj na procura por empregos ( quantas pessoasvc's naum conhecem que sabiam mexer com windows e tiveram que fazer um curso só para pegar o maldito diploma ). Além é claro que é senso comum que conhecimento é sempre um bom investimento no mundo atual.
Mas se concordasse-mos com ele que o custo do linux no fim das contas fosse maior, mesmo assim teriámos o liux em vantagem, pois para comparar o custo de dois produtos nós devemos levar em conta o custo benefício de ambos: Estabilidade, confiabilidade do sistema, vulnerabilidade, quantidade de software, facilidade de atualização e manutenção, custo e longevidade do hardware utilizado, etc. Só no que eu citei o linux é sobressai ao windows, portanto mesmo se "tivesse" um custo maior, compensaria no final das contas.
E por final, quanto ao que ele diz sobre o monopólio da microsoft, pura mentira. Uma empresa que detém mais de 90% do mercado ( contando software pirata ou não ), não teria o monopólio sobre o mercado? Como bem sabemos, naum precisamos de um economista, de "direita" ou "esquerda", para sabermos que isto é um monopólio sim.
É, mas isto é normal. A ideologia tanto "deste lado" (do software livre) quanto do "outro lado" (software proprietário) é muito forte, e acaba por "cegar" o horizonte de alguns.