Autor Tópico: Dicas simples para iniciantes no GIMP  (Lida 3131 vezes)

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Dicas simples para iniciantes no GIMP
« Online: 16 de Novembro de 2006, 20:12 »
Eu mesmo sou iniciante no GIMP. Começei usando o Photostyler, passei pelo PSP, PhotoShop e quando mudei para o GIMP tive algumas dificuldades com coisas bem simples, ai resolvi postar essas três dicas que ajudam nessa adaptação de um programa para o outro:

1. Fazendo Seleções Ponto a Ponto:
    Quem quiser fazer uma montagem ou mesmo algumas edições simples, precisará fazer seleções ponto a ponto. No GIMP a ferramenta de seleção ponto a ponto é diferente da ferramenta do Photoshop. Tal seleção é executada com a ferramenta "Seleciona formas a partir da imagem" ativada com a tecla I.
   Aumente a imagem para poder visualizar bem a área ou objeto a ser selecionado e começe a clicar onde você quer fazer a seleção, contornando o objeto. Ao concluir o contorno, fazendo o último ponto sobre o ponto inicial, passe o para o interior da área circundada e clique. A seleção será feita.
    Obs: na seleção ponto a ponto do GIMP, a ferramenta tentará selecionar áreas por cores e formas. Não descobri ainda como desabilitar isso, por isso a necessidade de editar a imagem com zoom. Caso ocorra algum erro durante a seleção, escolha a ferramenta de Seleção de Mão Livre (com a tecla F) e faça a correção com a tecla Shift pressionada (para acrescentar à seleção) ou a tecla Ctrl pressionada para subtrair à seleção.

2. Criando Layers:
    Após ter selecionado uma área qualquer, tecle Ctrl+C para copiar e clique em Arquivo/Novo. O tamanho da nova imagem corresponderá ao tamanho da área selecionada, se você quiser poderá alterar esse tamanho agora. Depois cliquei OK e Ctrl+V para colar.