Autor Tópico: Dicas simples para iniciantes no GIMP  (Lida 3131 vezes)

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Dicas simples para iniciantes no GIMP
« Online: 16 de Novembro de 2006, 20:12 »
Eu mesmo sou iniciante no GIMP. Começei usando o Photostyler, passei pelo PSP, PhotoShop e quando mudei para o GIMP tive algumas dificuldades com coisas bem simples, ai resolvi postar essas três dicas que ajudam nessa adaptação de um programa para o outro:

1. Fazendo Seleções Ponto a Ponto:
    Quem quiser fazer uma montagem ou mesmo algumas edições simples, precisará fazer seleções ponto a ponto. No GIMP a ferramenta de seleção ponto a ponto é diferente da ferramenta do Photoshop. Tal seleção é executada com a ferramenta "Seleciona formas a partir da imagem" ativada com a tecla I.
   Aumente a imagem para poder visualizar bem a área ou objeto a ser selecionado e começe a clicar onde você quer fazer a seleção, contornando o objeto. Ao concluir o contorno, fazendo o último ponto sobre o ponto inicial, passe o para o interior da área circundada e clique. A seleção será feita.
    Obs: na seleção ponto a ponto do GIMP, a ferramenta tentará selecionar áreas por cores e formas. Não descobri ainda como desabilitar isso, por isso a necessidade de editar a imagem com zoom. Caso ocorra algum erro durante a seleção, escolha a ferramenta de Seleção de Mão Livre (com a tecla F) e faça a correção com a tecla Shift pressionada (para acrescentar à seleção) ou a tecla Ctrl pressionada para subtrair à seleção.

2. Criando Layers:
    Após ter selecionado uma área qualquer, tecle Ctrl+C para copiar e clique em Arquivo/Novo. O tamanho da nova imagem corresponderá ao tamanho da área selecionada, se você quiser poderá alterar esse tamanho agora. Depois cliquei OK e Ctrl+V para colar.
    Você acaba de colar uma seleção flutuante sobre a imagem. Se clicar no ícone da âncora, a seleção irá se fundir com o fundo e você não poderá mais trabalhar nela sem alterar a imagem toda. Para transformar a seleção flutuante em um Layer, vá na barra Camadas, Canais, etc, selecione a seleção que você colou, clique com o botão direito do mouse sobre a seleção na barra e clique em Nova Camada.

3. (importante!) Habilitando o diálogo de cores
    Trabalhando no GIMP você irá notar que existem outros caminhos para utilizar as cores, mas para quem estava acostumado com os demais programas de imagem, faz falta aquela barrinha de cores no canto da tela. Para habilitá-la, clique em Arquivo/Diálogo/Cores.
    O menu de seleção de cores irá aparecer flutuando sobre o desktop. Basta arrastá-lo para o local que você achar melhor. No meu caso eu costumo colocá-lo na barra Camadas, Canais, etc, na parte inferior.

O GIMP é um programa genial, com alguns recursos surpreendentes para quem estava acostumado a trabalhar com os programas comerciais. Mas talvez o que mais surpreenda é como eles conseguiram fazer um programa de tanta qualidade, tão leve e com um pacote tão pequeno.