Autor Tópico: Compilação da minha lista de dúvidas...  (Lida 4646 vezes)

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Compilação da minha lista de dúvidas...
« Online: 16 de Novembro de 2006, 20:30 »
1. Não consegui configurar a conexão BrTurbo ADSL via SpeedTouch USB 330 rev. 0.00. Li todos os tutoriais que achei, foi um aprendizado e tanto sobre os comandos e arquivos do sistema, mas não consegui fazer funcionar.

2. O Ubuntu reconheceu corretamente minha controladora RAID on-board, mas não consigo acessar as partições do HD. Tenho uma placa-mãe ASUS P4P800-E Deluxe com controladora Promise IDE/SATA. Na controladora mantenho um HD que uso para o Swap, devido a velocidade de acesso... É bem útil naquele outro sistema operacional, mas no Linux parece que o Swap não vai ser algo tão crítico, já que até agora não peguei ele utilizando o Swap (tenho 1 GB de RAM)... Bom, ele mostra as partições corretamente no "Computer", mas não me deixa acessá-las, alegando que elas não são removíveis (embora ele tenha adicionado ícones de unidades removíveis para elas).
A HD é IDE, está corretamente configurada na BIOS.

3. Não consigo apagar nem escrever arquivos nas minhas partições NTFS.

4. Quando faço algumas modificações simples no desktop (como quando arrasto uns ícones para servirem de atalho ali), essas modificações são perdidas ao reiniciar o computador. Isso acontece no Kurumin 4 também.

5. Não consegui instalar os drivers da NVIDIA. Como uso o computador para assistir a DVDs na TV usando o Dual Head, não posso assistir meus filmes no Linux pois o sistema Dual Head não funciona nos drivers atuais. A aceleração OpenGL também não está boa... Ao tentar instalar os drivers da NVIDIA, vi que teria de estar conectado à internet para usar certos comandos, como o apget..? Certo? Então não posso configurar a placa de vídeo por que não consegui configurar a conexão, mesmo tento baixado os drivers da NVIDIA... Fogo isso... :/

Bom, até o momento são essas as dúvidas e problemas que apareceram no meu caminho. Mas são relevantes em termos de usabilidade, pois sem internet, sem acesso à RAID, sem toda a funcionalidade da placa de vídeo, meu sistema está com as pernas quebradas.

Se alguém puder me dar alguma mão...


Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Compilação da minha lista de dúvidas...
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2006, 00:15 »
Aloha,


Muitos do que povoam o fórum para ajudar outros usuários dependem de títulos auto-explicativos para selecionar quais posts devem ler para responder. Eu sugiro que em futuras dúvidas você crie um post para cada dúvida.


Quanto ao ADSL, se você puder providenciar um modem via ethernet (e não via USB) tudo fica muito mais simples. Basta um comando e tudo funciona. Para instalar a nvidia, siga essas instruções:

http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper#head-88bfe919235c7bb39cf07a634235fc4a582b4089

Abraços,

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Compilação da minha lista de dúvidas...
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2006, 00:21 »
Obrigado Kurt!
Irei seguir essa orientação quanto aos posts.

Não irei trocar de modem, pois já estou até com a instalação física da internet via radio aqui em casa (foi feita hoje a tarde). Mas acho que os técnicos que habilitam a conexão só virão aqui quarta-feira da semana que vem! O.o
Até lá vou ficar tentando aquela complicação toda do modem USB, tem sido um ótimo treino de utilização do terminal.


Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Compilação da minha lista de dúvidas...
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2006, 02:48 »
Modem por USB é "horrorível"... rs. Além de dar retorno pra placa mãe (ja ouvi dizer que pode até queimar a placa mãe) ainda é péssimo pra configurar. Se eu fosse você ligava lá e falava que precisa de um modem Ethernet. A maioria deles são ethernet e USB, então basta consegui o cabo correto pra ligar ai. Ai basta executar:

Código: [Selecionar]
sudo pppoeconf
E seguir os passos.

Sobre o NTFS, acredito que já foi respondido aqui vááárias vezes. Mas entra neste link aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8512.0
Tem váários outros tópicos sobre o assunto inclusive com outras soluções.

Quanto a Nvidia acho que o Kurt ja falou. Mas esse Dual Head com televisão tem que fazer na mão mesmo, lá no xorg.conf. Tem dezenas de artigos pela internet falando sobre isso. Eu já fiz aqui em casa.

Sobre os ícones desaparecerem, muito estranho mesmo. Talvez seja bug. Questão de procurar la no but tracker...

[]s

Offline darkdelusion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Compilação da minha lista de dúvidas...
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2006, 05:50 »
o dualhead aqui em casa funciona muito bem e de um jeito que no windows pelo menos que eu saiba é impossível... eu consigo emular psx na TV e usar o computador ao mesmo tempo, fora que não fico com o problema do mouse atravessando o monitor e passando pra TV(odiava isso), eu coloquei a tela da TV inacessível e to usando um app pra alternar entre elas :D

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Compilação da minha lista de dúvidas...
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2006, 18:22 »
darkdelusion, fale mais. Como você configurou ? Qual é esta aplicação?

Offline darkdelusion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Compilação da minha lista de dúvidas...
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2006, 19:14 »
A aplicação é o switchscreen, dai adicionei uma tecla de atalho(ctrl+alt+shift+S) pra executar, quando ela é executada ela muda o foco pra outra tela ;)

já a configuração do xorg. a unica diferença mesmo é a distancia entre uma tela e outra

Código: [Selecionar]
Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen     0  "Default Screen" 0 0
Screen      1  "Screen[1]" 2000 0 #RightOf "Default Screen"

de resto que eu me lembre a configuração é da mesma forma que o resto :)

esqueci de citar, isso tem a desvantagem de você não conseguir arrastar aplicações de uma tela pra outra, você tem que iniciar a aplicação na outra tela já... com exceção do gimp que tem a opção de enviar pra outra tela ;D
« Última modificação: 18 de Novembro de 2006, 19:17 por darkdelusion »

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Compilação da minha lista de dúvidas...
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2006, 02:52 »
Opa muito bom! Vou ter que experimentar isso! Também odeio quando o a resolução é alterada por algum aplicativo e as janelas abertas são jogadas pra tv... Acho que isso resolve esse problema também.