Autor Tópico: Instalando Wireless Ralink rt2500 usando o ndiswrapper  (Lida 6565 vezes)

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Instalando Wireless Ralink rt2500 usando o ndiswrapper
« Online: 20 de Novembro de 2006, 23:39 »
Bom, eu não queria fazer desta maneira, ja que o ndiswrapper utiliza os drivers do Windows para ativar as placas Wireless. Mas depois de muita luta para tentar configurar o driver para linux (e aberto) e não ter conseguido eu resolvi instalar o driver da minha Ralink rt2500 pelo ndiswrapper e funcionou.

Essa dica vale para os usuários >= Dapper. Usuários do Brezzy não precisam desta dica pois o sistema ja vem com o Driver funcionando.

Enfim, vamos la.

Para quem ainda não sabe, o Ndiswrapper é uma espécie de Wine para drivers de placas de rede wireless. Ele funciona como uma camada de abstração entre driver e o sistema operacional, permitindo que placas originalmente não suportadas no Linux funcionem usando os drivers do Windows.

Antes de fazer a instalação baixe o driver da placa para o Windows, para que possamos utiliza-la posteriormente.
Você pode baixar ele neste link:
ftp://ftp.a-link.com/wl54h/WL54driver2.2.6.0.zip

Descompacte o zip baixado.

Em seguida execute o seguinte comando para instalar o Ndiswrapper:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ndisgtk
Vai ser feita a instalação do Ndiswrapper junto com uma interface para o Gnome.

Após a instalação:

Código: [Selecionar]
sudo ndisgtk
Uma janela com a interface gráfica para o Ndiswrapper irá abrir. Clique em "Install New Driver". No campo "location" da tela que abrir vá até a pasta onde você descompactou o driver, entre na pasta para o Windows XP e escolha o arquivo .inf que estiver dentro desta pasta. Clique em "Install".

Pronto o Driver foi instalado.

Para ativar a placa e seu novo driver execute o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
modprobe ndiswrapper
Para fazer com que este driver seja carregado no boot acrescente o ultimo comando no arquivo /etc/modules. Faça isso da seguinte maneira:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modules
Acrescente a seguinte linha no final do arquivo e salve-o:
Código: [Selecionar]
modprobe ndiswrapper
Pronto!

Sua placa deve estar funcionando. Basta agora configurar sua conexão.

Para não ter que configura-la manualmente voce pode usar o Wlassistant. Execute o seguinte comando para instala-lo:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install wlassistant
Você deve roda-lo com permissão de "super-usuário". Para isso:
Código: [Selecionar]
sudo wlassistant
Ele reconhece sua conexões no momento. Para conectar basta clicar encima da conexão desejada.

Feito isso deve estar tudo funcionando.

Espero ter ajudado. Desde já peço que se alguém conseguir fazer funcionar o driver nativo no Edgy que poste aqui os passos para isso.

Obrigado!
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline mario1992bie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Instalando Wireless Ralink rt2500 usando o ndiswrapper
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2018, 13:42 »
Cheff não consegui baixar o driver... estou utilizando o ubuntu 16.04 lts 32 bit com uma Wireless RT 2571WF e não funciona a placa. não está listada no lspci mas no lsusb aparece. Quando fui instalar no LIVE ele conectou mas agora instalado não deu certo. me help?