Açúcar obriga o corpo a enfrentar altos e baixosAlém de comer os alimentos certos, é preciso saber o que evitar. Segundo a nutróloga Jane Corona, consultora do PlanetaVida, a ingestão de açúcar, cafeína e sal em excesso gera desgaste no organismo, o que pode agravar o estresse.
Quando alguém come um doce, por exemplo, o nível de glicose no sangue aumenta muito rapidamente. Com isso, o pâncreas secreta mais insulina do que o normal. Em excesso, a insulina acaba retirando mais açúcar do sangue do que deveria, provocando uma hipoglicemia reativa. Essa baixa na taxa de açúcar é prejudicial ao cérebro, porque sua energia primária depende da glicose. Assim, duas horas depois de ingerir o doce, a pessoa pode experimentar irritação e ansiedade. Num círculo vicioso, passa a desejar mais açúcar - para recuperar os níveis de glicose anteriores.
fonte:
http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Stress_e_AlimentacaoOu se for para citar exemplo: não sei se é só comigo, mas açúcar me dá sono... Exemplo, um prato "curioso" aqui de casa - Salada de Alface, temperada somente com vinagre e
açúcar, isso mesmo, ao invés de sal, nós colocamos açúcar.... tudo bem que o alface (ou a alface, sei lah) já tem efeito calmante, mas temperado com açúcar... nossa só de lembrar me deu sono... hehehe