Autor Tópico: Arbitrariedade no Fórum!  (Lida 8041 vezes)

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Arbitrariedade no Fórum!
« Online: 22 de Novembro de 2006, 16:21 »
Para começar gostaria de elogiar e agradecer a criação da seção "alcatraz". Ela torna possível que eu me defenda.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13361.0

tópico trancado

Ontem eu postei na seção "Café com Ubuntu" um tópico intitulado "Inclusão de Chuck Norris e Lorenzo Lamas nos avatares de artistas!". A intenção única era criar uma descontração numa seção que se destina a tal.

Citar
Café com Ubuntu
O local para descontração. Poste aqui sobre outros assuntos relacionados ao Ubuntu e software livre. Fotos de eventos, integração social.

Estava ciente de que o título e a enquete poderiam criar a dúvida de que não se tratava de uma brincadeira e sim uma "sugestão/reclamação". Diante disso deixei registrado:

Citar
"p.s - Posso fazer isso no Café?"

Eis que o tópico é trancado e a única satisfação foi "não". Pensei que o moderador entendera estar na seção errada o meu tópico. Me retratei dizendo que tratava-se de uma brincadeira. Recebi a justificativa de que o moderador entende não ser um tópico que se encaixa neste fórum.

Citar
"Eu entendi que era uma brincadeira. Mas não cabe no fórum um tipo de tópico desses."

Ainda, demonstrando uma posição contraditória, justificou que meu tópico foi trancado por estar na seção errada!

Citar
"12 - As mensagens deverão ser postadas nas seções corretas, de acordo com o assunto que mais condiz com seu conteúdo. Mensagens consideradas em locais impróprios estão passíveis de moderação sob penitência de serem movidas ou até mesmo apagadas sem qualquer tipo de aviso prévio."

Se ele entendeu que era brincadeira, como poderia estar em local errado no Café? Não é o espaço para "descontração"? Ou deveria "brincar" em sugestões e reclamações? Ainda mais, só hoje foram movidos 5 tópicos por outro moderador por estarem na seção errada! Movidos, não trancados! Mais, não eram "importantes", foram movidos para o Café! E esta todos vêem como a atitude que os moderadores estão tomando nesta situação!

Não queria e não quero criar "guerras" como ocorreram anteriormente pelo mesmo motivo, estando certas ou erradas. Ainda fico constrangido por protestar porque sempre defendi a moderação do Fórum, acreditando que fazem um excelente trabalho. No instante nem cogitei reclamar, por se tratar de um tópico "tonto" e sem importância "técnica".

Como muitos eu cheguei aqui buscando "liberdade" e fugindo da "opressão" (acho que vocês entendem o que eu digo). Ainda mais como estudante de Direito, não fugiria de nenhuma ofensa a um direito.

Neste Fórum devem ser obedecidas regras:

Citar
Regras
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11620.0

Os usuários devem basear suas perguntas, criar seus tópicos e participar do Fórum observado-as. Os moderadores devem fazê-las cumprir. Nas "Novas regras de utilização do fórum" não consta nenhum ítem que expresse como proibidos os tópicos que, "acha-se", não cabem neste Fórum. Meu tópico claramente não "cabe", desta vez sim, nas regras de proibição do Fórum. Sendo assim arbitrária a decisão de trancá-lo por pura "vontade".

Em Direito estudamos um princípio conhecido como "da legalidade". Este significa que não há crime sem lei prévia que o defina. Este princípio existe desde os romanos: "Nullum crimen, nulla poena sine praevia lege." Até a Declaração Universal do Direitos dos Homens, Constituição Francesa, Nossa própria Constituição Federal no art. 5 XXXIX e é o primeirão no Código Penal (art 1). Enfim em qualquer situação em que a sociedade pretenda viver democraticamente entende-se "importante" que quem puna não decida o que punir!

Cabe ao moderador fazer respeitar as regras do Fórum. Não editá-lo. Não editorializá-lo. Se meu tópico não cabe neste fórum a "audiência" que o diga. Ninguém se manifestará e ele sumirá nas "entranhas" do fórum para que o moderador não mais o veja. Ou então que fique claro que cabe ao moderador estipular as regras do Fórum. Sendo assim ao ler e escrever, o usuário, deve se submeter à vontade do moderador. Estão assim feitas todas as regras.

Não peço para que "ressuscitem" meu tópico. Só peço para não transformarem este espaço em "fórum de informática". Este Fórum é sobre Ubuntu. Ubuntu não é sinônimo de informática. Ubuntu não é sinônimo de Linux. Ubuntu é aquele espírito de cooperação entre as pessoas que o Nelson Mandela fala no vídeo que fica na pasta "examples" criada no Desktop na instalação do Edgy! Ubuntu é uma comunidade e o que peço é que assim o seja tratado.

Apesar do acontecido não vou "abandonar" o Fórum. Gosto dele e vou continuar gastando meu tempo nele. Não só nas seções sobre informática como também sobre a comunidade. Tópicos como esses:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4022.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13381.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10463.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4705.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12422.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13082.0

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11322.0


p.s - Não pretendi fazer um comentário político citando o Mandela. Meu tópico pode ficar aqui?

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2006, 17:58 »
pela minha experiência em outros fóruns, acredito que o maior mal para qualquer comunidade online são moderadores que agem como verdadeiros donos de espaço, fazendo valer sua vontade pessoal, julgando o que é certo e o que é errado estritamente do ponto de vista pessoal.

acredito que um pouco de liberdade faz bem pra comunidade e muitas vezes uma atitude arbitrária é mais lesiva pra comunidade do que um usuário mal comportado.

vamos tomar cuidado para que este espaço não se deprecie, nem com maus usuários nem com maus moderadores.
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2006, 18:01 »
Ei, inc3rt c0in, eu acompanhei o trancamento do seu tópico e pedi, via mensagem particular, para que o  agente100gelo justificasse o motivo de sua ação. Aliás, fiz até mais do que isto, aconselhei ao moderador o remanejamento do tópico para a sessão "Críticas e Sugestões".

Ele me agradeceu por tê-lo chamado atenção e fez o que sugeri, sendo que decidiu manter o tópico trancado na sessão "Alcatraz". Eu não consideraria esta, uma ação arbitrária da Administrção do fórum se ela fosse aplicada sempre (não estou dizendo que concordo ou discordo dela).

Agora, me responde um coisa, inc3rt c0in: primeiramente, você contestou a ação do moderador agente100gelo, em mensagem particular, assim como eu? Parece que você está repetindo através deste tópico o mesmo erro que a Administração do fórum cometeu quando trancou o outro no "Alcatraz".

Que tal um pouco de tolerância entre ambas as partes, Comunidade e Administração.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2006, 18:04 por arsolto »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2006, 18:24 »
Eu perguntei ao moderador se ele não havia percebido a brincadeira. Ele me respondeu que sim.

E eu não quis que meu tópico "voltasse à vida". Só que depois de um tempo fiquei pensando como é prejudicial esse tipo de atitude.

Postei dessa forma "veemente" porque espero justamente que todos possamos saber da importância da comunidade.

Não comuniquei ao moderador para que isso não parecesse nenhuma provocação. Não tenho nada contra ele, não postei diretamente contra ele, tanto é que não mencionei o nick dele. Postei para que todos saibam que temos regras para os dois lados, e também que temos uma comunidade e não só pessoas com problemas e dúvidas.

Tolerância é o que eu peço no post! Se fui ofensivo de não ter contestado a ação do moderador diretamente eu peço desculpas.

p.s - O colega moderador não julga petinente minha mensagem em nenhum tópico do fórum! E eu achando que ele tinha trancado porque deveria estar em Críticas e Sugestões!
« Última modificação: 22 de Novembro de 2006, 19:00 por inc3rt c0in »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2006, 18:26 »
Caro Inc3rt,

Que bom que tem o Alcatraz.

Eu respondi "não" porque você fez a pergunta "p.s - Posso fazer isso no Café?". A resposta é não. Se você não tivesse feito a pergunta eu teria sido mais explicativo. Depois do alerta do arsolto, eu fiz um comentário no trancamento apenas para não criar dúvidas.

Sim... eu tenho bom humor e entendi a brincadeira... só não achei relevante.

Os tópicos devem ser localizados na seção correta. Não existe seção para o tópico em questão.

Repetindo a descrição do Café:

Citar
O local para descontração. Poste aqui sobre outros assuntos relacionados ao Ubuntu e software livre. Fotos de eventos, integração social.
Atenção: Aqui não serão aceitas mensagens que desrespeitem as novas regras de conduta do forum.

O correto é que a moderação está sendo tolerante com algumas mensagens.

Citar
Os usuários devem basear suas perguntas, criar seus tópicos e participar do Fórum observado-as. Os moderadores devem fazê-las cumprir. Nas "Novas regras de utilização do fórum" não consta nenhum ítem que expresse como proibidos os tópicos que, "acha-se", não cabem neste Fórum. Meu tópico claramente não "cabe", desta vez sim, nas regras de proibição do Fórum. Sendo assim arbitrária a decisão de trancá-lo por pura "vontade".

Resposta:

"14 - Cabe aos moderadores e administradores do fórum deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras sobre as postagens, mensagens e conduta dos usuários e as devidas medidas administrativas quando julgarem necessário"


Citar
Em Direito estudamos um princípio conhecido como "da legalidade". Este significa que não há crime sem lei prévia que o defina. Este princípio existe desde os romanos: "Nullum crimen, nulla poena sine praevia lege." Até a Declaração Universal do Direitos dos Homens, Constituição Francesa, Nossa própria Constituição Federal no art. 5 XXXIX e é o primeirão no Código Penal (art 1). Enfim em qualquer situação em que a sociedade pretenda viver democraticamente entende-se "importante" que quem puna não decida o que punir!

As informações tratadas aqui não referem-se a Direito Penal (salvo a algum crime que proventura aconteça) mas sim a Direito Constitucional, onde uma regra infralegal (no caso a do fórum) deve prestar respeito a não contrariedade das leis superiores, mas pode sim defnir o que desejar nas lacunas.

Não leve com uma atitude pessoal de mim contra você. Foi um tópico que considerei irrelevante ao andamento do fórum. É uma questão de juízo pessoal sim. Não dá pra fazer uma reunião em todo tópico que gere dúvida. Se a maioria dos administradores/moderadores considerar relevante, será liberado. Sem ressentimento.

Ninguém é dono da verdade. O Alcatraz tá aí para por tudo em pratos limpos.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2006, 18:41 »
Não quero trasformar isso numa tribuna de Direito. Citei o Direito Penal para exemplificar como se assegura uma democracia (pelo jeito ameaçada aqui).

Acredito que se no seu julgo pessoal o tópico não cabe aqui, para a comunidade pode caber. Se não há uma proibição explícita sobre o assunto a sua exclusão (estava na seção correta) é arbitrária. Gostaria que os outros moderadores se manifestassem para que saibamos se devemos esperar "julgos pessoais" nos tópicos do Fórum e ampliar o espectros dos assuntos proibidos aos gostos pessoais dos moderadores.

Citar
É uma questão de juízo pessoal sim.

Quanto ao Café, o assunto era sobre a inclusão de personagens famosos (engraçados) nos avatares padrão do Fórum! Mas não queria postar como sugestão, sabia que não era nada importante ! Daí o tom de brincadeira!

Citar
"14 - Cabe aos moderadores e administradores do fórum deliberarem sobre a aplicabilidade destas regras sobre as postagens, mensagens e conduta dos usuários e as devidas medidas administrativas quando julgarem necessário"

Você "delibera" sozinho em nome da administração?

Citar
Não dá pra fazer uma reunião em todo tópico que gere dúvida.
Já vi tópicos trancados aqui em conjunto. Não me venha falar que você não pode esperar 1 seg. para deletar meu tópico. Não era um caso de urgência! "Indubio pro reo"! Se fosse um caso grave vc teria certeza do caso de proibição. Como não era podia ter esperado a opinião de outro moderador!

Agora eu dirijo a mensagem a você!

p.s- Boa parte dos tópicos que eu deixei no final do primeiro post poderiam ser enquadrados na mesma categoria que o meu (irrelevantes ao andamento do fórum). No entanto são um dos mais visitados! O fórum deve trabalhar sobre algumas regras, mas acho que vocês estão cansados de saber que quem visita o fórum não procura só o "S.O" Ubuntu!
« Última modificação: 22 de Novembro de 2006, 19:05 por inc3rt c0in »

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2006, 19:39 »
recomendo bom senso a todos.
vamos deixar a vaidade de lado e tornar esse espeço de alto nível, a altura do que os usuários do Ubuntu merecem.
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2006, 19:59 »
Inc3rt,

Arbitrariedade?
Você postou um tópico.
Eu tranquei em local visível.
Você criou um tópico com uma reclamação.
Estamos discutindo.
Se for erro meu (por uma decisão da maioria dos admins)  ele voltará.
Ponto!

Arbitrariedade seria:
Você criar um tópico.
Alguém da adminstração apagar.
Você fazer uma reclamação.
Alguém da adminstração apagar.

Citar
Não quero trasformar isso numa tribuna de Direito. Citei o Direito Penal para exemplificar como se assegura uma democracia (pelo jeito ameaçada aqui).

Eu discordo da sua interpretação dos princípios legais, mas concordo em não tratar mais disso aqui.

Citar
Você "delibera" sozinho em nome da administração?

Segundo o Dicionário Houssais:
Deliberar: decidir(-se), após reflexão e/ou consultas
Eu decidi.

Citar
Já vi tópicos trancados aqui em conjunto. Não me venha falar que você não pode esperar 1 seg. para deletar meu tópico. Não era um caso de urgência! "Indubio pro reo"! Se fosse um caso grave vc teria certeza do caso de proibição. Como não era podia ter esperado a opinião de outro moderador!

Claro que sim. Quando tem algum tópico duvidoso, é possível consultar outros admin/moderadores via mensageiros ou através da administração mas nem sempre é possível. Então se toma uma decisão pessoal. Sujeita a erros sim.

Citar
Boa parte dos tópicos que eu deixei no final do primeiro post poderiam ser enquadrados na mesma categoria que o meu (irrelevantes ao andamento do fórum). No entanto são um dos mais visitados! O fórum deve trabalhar sobre algumas regras, mas acho que vocês estão cansados de saber que quem visita o fórum não procura só o
"S.O" Ubuntu!

Vamos deixar de sentimentos feridos por causa de um tópico.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2006, 21:37 »
Longo demais por causa de um tópico! Desculpe a todos pelos exageros, só espero continuar tendo um Fórum "for human beings".  ;D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Arbitrariedade no Fórum!
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2006, 08:00 »
De acordo com a maioria da opinião da equipe de administração, o tópico será reestabelecido no local.

Que bom que existe o Alcatraz.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson