Autor Tópico: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.  (Lida 61925 vezes)

Offline Self_Control

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Tenho uma placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, o Ubuntu 6.10 reconheceu ela normalmente, só que o som não está saindo perfeito, qualquer arquivo de som que é tocado, vem junto um barulho irritante, parece um grilo... Tem uma frequência muito alta. Procurei muito na net para ver se conseguia achar tutoriais de configuração... Não achei nada.
Tentei configurar ela pelo alsamixer dentro do terminal só que não fez efeito algum, o som continua com o barulho.
Ontem liguei o PC e o som ficou de boa, tinha acabado o barulho, eu não tinha feito nada. Só que hoje voltou a ficar ruim, gostaria de saber como posso arrumar isso.
Já baixei driver no site do fabricante, não resolveu.

O driver para linux é esse aqui : http://dlsvr01.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5VDC-X/LinuxAUDIO.zip

Nem ao menos consegui instalar esse driver, sou novo em linux. Pelo que parece, isso nem é o driver, é apenas o alsa.
Como já tem o alsa no Kernel, nem quis instalar de novo, mesmo pq estava con dificuldade.

O estranho é que no Windows XP ela funciona de boa.

Minha placa mãe é uma P5VDC-X da ASUS.

No windows o software que roda ela é soundmax.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2006, 16:06 por Self_Control »

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2006, 21:31 »
Aloha,


Você consegue gravar o ruído estranho ? Ponha um link para ele aqui.

Offline Self_Control

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2006, 23:35 »
Olha que estranho que está acontecendo.

Tem um driver da placa de som que veio no cd da placa mãe e, tem um driver genérico que o Win.XP instala, ou seja, ele reconhece automático.
Esse driver genérico está rodando perfeitamente no windows isso com relação a reprodução do som, só que ele não tem suporte para gravação, como preciso gravar algumas coisas instalei o driver que vem na placa mãe que tem suporte para gravação. Esse driver do cd da placa mãe instala normalmente só que para reporduzir qualquer arquivo de vídeo ele fica com uns ruidos, uma esécie de estalo, tipo quando você coloca o plugin com o pc ligado. Que que eu fiz, o removi do windows deixei apenas o driver genérico sem suporte a gravação, nisso o LInux(Ubuntu) passou a funcionar normal a SOM.
Como uso o pc para gravação, preciso do driver que vem no cd de instalação da placa já que, o driver genérico do windows não tem.
Só que quando esse driver está intalado no windows ele dá problema no linux, o som fica com o barulho que citei acima.

Como posso fazer para que o driver no windows funcione normalmente sem estálos e, não atrapalhe o som do linux?

O driver que baixei foi a ultima versão que tem o site da asus -->  http://dlsvr01.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5VDC-X/audio32bit.zip

Será que que pode está acontecendo?

Pensei que seria algo como: o chipset da placa de som grava insformações do driver do windows e, as deixa armazenada, quando o linux inicia, o driver do windows entra em conflito com o driver do linux e o som do linux dá o problema que citei a cima.

Outra coisa, meu microfone não está funcionando no linux, como faço para que o mesmo funcione?

Obrigado.

Offline Edilbert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2006, 21:02 »
Kra eu tenho a mesma placa mae e estou com o mesmo problema... e tbm quando vou aumentar ou diminuir o volume, tanto pelo teclado ou pelo tocador meu som para de vez. Pra tocar novamente tenho que reiniciar o sitema


Abraços

Offline Self_Control

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2006, 23:04 »
Amigo,
Consegui "arrumar".
Uso ruindows e linux, quando instalo o driver para ruindows que vem no cd da placa ou o driver para rindows que tem no site, esse driver passa a afetar o linux de alguma forma.
Como descobri isso?
Toda vez que removo o driver de som do ruindow e reicinio a máquina entrando no ruindows novamente para que ele reconheça a placa de som, nisso ele instala o driver genérico que faz com que a placa de som funcione normalmente, até melhor que o driver fornecido pelo site do fabricante o pelo cd.
Com o som funcionando com o driver genérico eu peguei e reiniciei a máquina e entrei no linux, pra minha surpresa o barulho tinha parado.
Pelo que parece o Chipset da placa de som ta gravando alguma informação do driver do windows w isso estáinterferindo no som do linux.
Só que tem um porém, o driver que o ruindows instala não tem suporte à microfone.
Que que eu faço, quando quero usar skype, audacity... programas que preciso do mic. eu instalo o driver no ruindows uso normalmente.
Terminou eu desistalo e uso o driver genérico.
Que que acontece, não consigo também usar meu microfone no linux.
Já tentei mexer no alsamixer pelo terminal, já fiz altas paradas e nada.
Essa "solução" que arrume nada convencional será usada por mim até que alguem consiga algo melhor :)
Se souber de algo me ajuda postando aqui.
Abraço t+

Offline Self_Control

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2006, 23:13 »
Estou com o mesmo problema quando aumenta o diminue o som por qualquer software.
Quando reinicia o pc, o kernel recarrega ai o som volta a funcionar.

Edilbert,
Me diz uma coisa. Você ta usando ruindows?
Se tiver, você chegou a instalar o driver que vem no cd da placa-mãe aquele da SoundMax?
Se instalou, já abriu alguma alquivo de vídeo dentro do ruindows e notou que está tendo uns estálos no som em alguns videos?
O engraçado é que isso só acontece com o driver da SoundMax, o driver genérico do windows roda de boa. Se ele tivesse suporte a microfone eu usaria ele de boa e meu som no linux também funcionaria de boa.

Offline Neeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Neeonline
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2006, 14:37 »
Pessoal. Estou no mesmo barco que vocês!

O Ubuntu fica com o Grilo ( piiiiiiiiiiiii ). Se eu mexer no volume ja era. Fica sem audio.

No Windows se eu coloco um CD de música ou DVD fica dando uns estalos. Então oque fazer? Também uso o microfone para conversar e tals.

Se alguém puder ajudar eu agradeço muito ainda mais que agora são 3 pessoas com o mesmo problema.

Até mais. Neeo

Offline Self_Control

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2006, 05:17 »
Galera, a única solução por enquanto é ficar usando o driver genérico do ruindows, só assim meu ruindows parou de instalar em videos e o som do linux ta de boa.
Só fico sem mic. más é só quando for usar reinstalar os drivers, é rápido.

Alguem já ligou na asus?

Offline Neeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Neeonline
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2006, 10:37 »
Não creio que seja zica na placa mãe e sim entre os drivers.

Bom no meu caso eu não preciso de um som de 6 canais, pois uso caixas acústicas normais.

Sendo assim estou pensando em jampear a placa mãe e deixar o som "genérico" mesmo...

Ae, quem sabe não da certo?

Mas vou entrar em contato com a ASUS e ver o que eles falam.

Até mais.

Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2006, 17:33 »
Pessoal, após instalar o drive da placa, vocês verificaram se o volume do mic estava alto? Ou todos os outros in que existem? Tomara que seja só isso!  ;D
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

Offline Neeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Neeonline
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2006, 17:38 »
Grande erick.ubuntu

Infelizmente isso não tem nada a ver com o problema.

Leia um tópico meu um pouco acima e você verá o erro.

Creio que esse erro se dá devido a placa ser 6 canais...

Grato cara!

Offline Edilbert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2006, 19:09 »
Self_Control, desistalei o drive que veio no cd e deixei o generico do windows, passou um tempo sem o zumbido, mais o barulho voltou de novo..


Nao sei mais o q fazer pra esse barulho acabar ??? ??? ??? ???


Offline Self_Control

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2006, 00:56 »
Self_Control, desistalei o drive que veio no cd e deixei o generico do windows, passou um tempo sem o zumbido, mais o barulho voltou de novo..


Nao sei mais o q fazer pra esse barulho acabar ??? ??? ??? ???



Faz o seguinte, instala o driver da SoundMax no ruindows de novo, reinicia a máquina(entra no ruindows), desinstala o driver Sondmax instalado agora pouco, reinicia(entra no ruindows do novo), depois disse entra no ubuntu que vai ficar de boa.

Offline Self_Control

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2006, 00:59 »
Alguem já ligou na ASUS?

Essa derma nem pode ficar assim...

Ajuda ai galera...

Offline Neeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Neeonline
Re: Placa de som ADI AD1986A High Definition Audio 6-Channel, barulho estranho.
« Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2006, 10:00 »
Po eu nem pensei nisso! =)

Eu irei fazer um teste hoje a noite...

Vou desligar no setup da bios a função HD (High Definition) da placa de audio.

Assim que possível postarei o resultado.

Até mais!