Autor Tópico: Opinião sobre particionamento para instalação do Ubuntu  (Lida 2628 vezes)

Offline adamopinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Opinião sobre particionamento para instalação do Ubuntu
« Online: 25 de Novembro de 2006, 16:21 »
Ontem eu baixei o Ubuntu, pois estou bastante motivado em instalar uma distro Linux no meu pc, agora que finalmente tenho um só pra mim!

De todas as versões que andei olhando e pesquisando a que achei mais interessante foi o Ubuntu (inclusive uso um visual style no xp a um tempo do ubuntu hehehe). Não faço idéia da diferença do KDE pro Gnome, mas estou disposto a usar o melhor mesmo que seja um pouco (ou muito) diferente do Windows.

A questão é... comprei recentemente um laptop, que tem 3 partições, uma em que está o windows e os softwares, uma pra colocar dados e uma oculta de recuperação do sistema (ele nao veio com nenhum CD, fica tudo nessa partição). Eu fiz um backup dessa partição oculta, mas tenho medo de detonar ela e perder tudo, então por isso estou receoso de instalar o Linux.

hd: 160 gb
c: 74,5 gb (40% ocupado)
d: 67,5 gb (80% ocupado)
partição oculta: ? (18 gb?)

o d: eu já tenho quase todo ocupado, já que lido com muitos arquivos de vídeo, imagens e modelagens 3d.

Alguma sugestão para melhor particionar meu hd? Existe alguma maneira de que o d: (que coloco meus documentos) possa ser utilizado tanto pelo Linux quanto pelo Windows, de maneira que eu não precise ter arquivos duplicados e possa me manter no Linux o máximo de tempo possível?

Não posso ficar sem windows porque não posso deixar de lado tudo que faço nele e entrar no mundo do linux pelado com a mão no bolso... além do que uso programas como AUTOCAD que não creio que exista um equilavente a altura para linux (mesmo que exista levaria um tempo para me adaptar)

É tranquilo eu criar mais uma partição pro linux e instalar ele? É seguro que minha parte windows vai se manter sem problemas?...

Muitas questões para um leigo hehehe... Agradeço a ajuda com antecedencia pois estou ansioso para mergulhar nesse mundo escuro (para mim) e clarear um pouco minhas idéias... hehehe...  ;D

Offline Sibik

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Opinião sobre particionamento para instalação do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2006, 00:01 »
Pega 3gb dessa partição oculta e instala o Ubuntu,não vai haver nenhum problema,mais e bom ler bastante primeiro....
Depois para acessar teu windows tu usa o ntfs-3g
E do windows para o Linux tu usa explore2fs
Um abraço
Seja bem vindo vai gostar doi Ubuntu com certeza

Offline adamopinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Opinião sobre particionamento para instalação do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2006, 01:36 »
Opa, pois é justamente essa partição oculta a que eu menos queria interferir....

Prefiro tirar até 10gb do c: que tá sobrando espaço pro linux... (já instalei tudo que é possível no meu windows e não vejo perspectiva de ocupar mais além de dados...)

Obrigado e aceito mais sugestões... vou ler a respeito do ntfs3g que já houvi falar... (todas as particões do meu hd são ntfs)
« Última modificação: 26 de Novembro de 2006, 01:38 por adamopinheiro »

Offline Sibik

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Opinião sobre particionamento para instalação do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2006, 05:58 »
Tira 10gb do C e na hora de instalar escolha maior espaço livre disponivel,e manda instalar!