Autor Tópico: Minhas dúvidas  (Lida 4167 vezes)

ChausDevereaux

  • Visitante
Minhas dúvidas
« Online: 27 de Novembro de 2006, 11:19 »
AFINAL DE CONTAS, por que o povo fala tão mal do Ubuntu? Andei surfando pela Net e percebi o mundo de avacalhações e absurdos referentes ao sistema. Conheço o Linux desde 2000, e venho acompanhando sua evolução -- a qual acho fantástica, principalmente do GNOME. Eu quero perguntar, sinceramente: o Ubuntu é ruim mesmo, ou é "intriga da oposição", pois conheço a distro há pouco tempo?...

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2006, 19:04 »
Se fosse ruim, não teria se tornado um sistema tão popular e não teria uma comunidade tão ativa e formada por pessoas capazes de solucionar os problemas mais diversos apenas para contribuir, sem fins lucrativos.
O Ubuntu é fortemente voltado para a facilidade de uso e conta com uma ótima estabilidade mas não deixa de facilitar o acesso de seus usuários às novidades.
Outros sistemas são voltados para usuários mais experientes que querem um contato mais direto com o funcionamento do sistema desde o momento da instalação, ou visam uma estabilidade ainda maior, não dando a mesma atenção a novidades ainda não postas à prova do tempo.
O Ubuntu é altamente configurável, pode ser utilizado com simplicidade para apenas editar textos, fazer apresentações, navegar e enviar e-mails, como também pode ser utilizado para desenvolver aplicações, servir arquivos, trabalhar com design, etc. Depende apenas da vontade e da capacidade do usuário.
O que realmente importa no Ubuntu, assim como em todas as demais distros, é sua ideologia.
Enquanto o SuSE é tem conexões com a Novell e com a Microsoft e por isso compartilha, pelo menos em parte, da visão corporativa de tais empresas, o Sayabon não se importa em utilizar drives de código fechado, o Slackware mantém-se averso a algumas facilidades de utilização e perfumarias, o Kurumin é voltado para o público Brasileiro, o Ubuntu é voltado para a facilidade de uso, limitando a início algumas opções (sua instalação, por padrão, é uma das que faz menos perguntas de todas as que já testei), porém através da mesma facilidade ser configurável dentro das necessidades do mais avançado dos usuários.
Por ser um sistema relativamente novo no mundo Linux, ainda tem muito o que ser aprimorado, mas isso também faz parte do mundo Linux, o constante aprimoramento.


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2006, 20:37 »
O Ubuntu tem seus defeitos e qualidades como qualquer outra distribuição. Mas acredito que o seu rápido crescimento em conjunto com a "fama" de ser a distribuição mais fácil para usuários iniciantes, acaba aumentando em muito as expectativas dos usuários novatos e dos já calejados usuários do Linux.

Acaba que não agrada nem a um e nem a outro.

Os iniciantes esperam um Linux funcionando como o Windows. E os avançados uma distribuição Sólida como uma Rocha tipo um Debian ou Slackware.   

Só sei que não dá para agradar Gregos e Troianos!

Nunca vi uma distribuição ter um crescimento tão rápido em tão pouco tempo, isso mundialmente falando! Como temos todos os tipos de usuários testando o Ubuntu, acho normal tantas críticas surgirem.

Uma coisa que muitos não entendem é que dependendo da distribuição, ela não serve para você ou para o seu Micro. Não há o que fazer! Daí preferem descer o pau ao invés de trocar de distribuição!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2006, 22:13 »
Podíamos bolar um quiz (hehehehe) com perguntas que ajudassem o usuário a decidir qual distribuição o fará mais feliz. Acho que vou pegar o meu tempo livre hoje e tentar fazer algo assim... (:


ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2006, 08:04 »
Valeu, pessoal! Eu estava em dúvida quanto à minha adesão ao Ubuntu. Eu uso o Ubuntu 5.10 (encomendei o 6.06 mas ainda não chegou). Agora mergulhei de cabeça neste mundo! Só não posso colaborar mais porque eu acesso a internet do meu curso de informática, que só dura um ano e meio -- uso a internet nas aulas, escondido, e tenho que dividir o meu tempo entre a internet e os exercícios; não pago lan house porque acho um absurdo. Caso eu melhore de vida, com certeza aumentarei minha participação!

É verdade. Quando se é iniciante, se espera o Linux funcionando igual ao Windows. Ainda bem que isso passa. E o mais legal do Linux é -- estava pensando com meus botões --, como o suporte para ele no início era limitado, o povo aprendeu a se virar, a andar com as próprias pernas, o que fez o Linux evoluir mais que qualquer outro sistema operacional.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2006, 08:11 por ChausDevereaux »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2006, 08:11 »
Bem vindo ao Mundo de Ubuntu !

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2006, 18:09 »
Verdade seja dita, se não fosse o forum e as milhares de pessoas que se dedicam a criar blogs com tutoriais, seria bastante complicado utilizar o Linux, até por ser um sistema bem mais complexo do que o Windows.
Ainda bem que existe a comunidade e na comunidade existem sempre pessoas dispostas a ajudar.


Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2006, 19:33 »
Verdade seja dita, se não fosse o forum e as milhares de pessoas que se dedicam a criar blogs com tutoriais, seria bastante complicado utilizar o Linux, até por ser um sistema bem mais complexo do que o Windows.
Ainda bem que existe a comunidade e na comunidade existem sempre pessoas dispostas a ajudar.

Discordo... Linux não é mais complexo que Windows, nós é que aprendemos e nos acostumamos primeiro com o Janelas, se fosse o contrário, acharíamos o Windows complicado...., lembro de um artigo que falava justamente sobre isso, sobre nós termos esquecidos que um dia tivemos que aprender a usar o windows e hoje pensamos que foi de um dia para o outro que nos iniciamos neste mundo

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2006, 14:54 »
Não... O Linux é mais complexo do que o Windows por possuir mais possibilidades...
O Linux possui diversos ambientes gráficos altamente configuráveis, é possível logar-se como diferentes usuários, utilizando vários terminais ao mesmo tempo, nos ambientes gráficos ele possui desktops virtuais, etc, etc, etc... Ok, algumas dessas coisas foram acrescentadas ao Windows, mas não de maneira tão completa.
O próprio poder do sistema o torna mais complexo. Não que isso seja ruim, pelo contrário, permite ao usuário ser mais eficiente, ter mais domínio sobre os recursos de sua máquina, etc.


Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2006, 16:40 »
Sem querer entrar no mérito de qual é mais fácil eu acho que um grande problema do Linux para um usuário novato ou ultra-novato (em informática) é que um é bem diferente do outro. Tanto pelo número de interfaces gráficas, de distros e pela (quase que obrigatória) customização no mínimo visual do sistema. Eu lembro que quando eu estava ajudando minha mãe com computador eu tive que deixar o Windows mais parecido com o que ela descrevia do "computador do curso". Só de não ter o ícone no mesmo lugar ela já tinha dificuldades!

O Windows é muito parecido um com o outro! A maioria das pessoas não customiza quase nada. O resultado é que todo novato fica um bom tempo com o wallpaper bliss, barras azuis, e todos os ícones, downloads, arquivos novos, na área de trabalho! Tira de lá pra ver o cara surtar!
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2006, 16:48 por inc3rt c0in »

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2006, 22:33 »
Mas ai é problema de adaptação da pessoa, não do sistema. Algumas pessoas passam do desktop do Windows para o KDE, do KDE para o Gnome, sem problema algum. Outras se mudar um ícone que seja do lugar já entram em pânico e começam a bater com uma pedra contra o teclado ou um osso contra o monitor...
Como disse anteriormente nosso amigo, se todo mundo tivesse travado seus primeiros contatos no mundo da informática com o Linux, o Windows seria considerado um programa estranho... Talvez não difícil de mexer, mas realmente limitado. Acho que haveria uma sensação de "programa incompleto" no Windows.
Mas no Brasil e em grande parte do mundo as pessoas travam seus primeiros contatos com o computador utilizando o Windows.


Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2006, 12:38 »
Na verdade sofremos quase uma lavagem cerebral, falo pro experiência própria, por exemplo, meu primeiro pc, veio apenas com o ms dos... utilizei ele por algum tempo, surgindo então o janelas 3.1. Que não passava de um gerenciador de janelas sobre o Dos.
Ou seja, eu muleque, sem nunca ter visto nenhuma outra opção, já começava com ele...
Acho que as futuras gerações terão mais liberdade de escolha, pois hoje temos um fluxo de informação maior e rápido.
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Minhas dúvidas
« Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2006, 16:41 »
Podíamos bolar um quiz (hehehehe) com perguntas que ajudassem o usuário a decidir qual distribuição o fará mais feliz. Acho que vou pegar o meu tempo livre hoje e tentar fazer algo assim... (:

Eu já vi um site que faz isso, mas em inglês. Ele te dá os resultados de acordo com as perguntas que você responde. Tem até Ubuntu no meio. Só esqueci o endereço... :P
Assinatura removida pela Equipe do Fórum