Estava com dual-boot na máquina quando precisei reinstalar o Windows. Caí naquele velho problema já tão discutido tanto aqui quanto em todos os outros fóruns de Linux: perdi o GRUB. Para reinstalar não foi só pesquisar no Google não, o passo-a-passo dos sites simplesmente não funcionava. Não vou entrar em enrolações dizendo o porquê, vamos direto ao ponto:
1 - Rode o CD do Dapper no boot.
2 - Abra o terminal (Aplicações -> Acessórios -> Terminal)
3 - Execute:
sudo su
mkdir root
mount -t ext3 -o rw /dev/hda6 /
mount -t ext3 -o rw /dev/hda6 /home/ubuntu/root
NÃO esqueça de trocar ext3 pelo tipo de partição e hda6 pela partição onde você instalou o Ubuntu!4 - Agora a partição já está montada. Execute:
cp -R /home/ubuntu/root/boot/grub /boot
5 - E por fim, instalar o GRUB:
/home/ubuntu/root/sbin/grub-install /dev/hda
Adaptado de HOWTO: Restore GRUB (da parte dos comentários)Comigo não funcionou nenhuma das técnicas que utilizam chroot nem o modo rescue do CD de instalação do Breezy, sempre pelo mesmo motivo: meu HD simplesmente sumia do /dev, se eu executasse
ls /dev | grep hda me retornava nada. Já essa funcionou perfeitamente. Espero que para vocês funcionem também
OBS.: Não testei o método do disquete, provavelmente funcionaria, mas no meu computador não tenho floppy, portanto este método veio a ser muito mais prático