Falar para um usuário que se considera noob (segundo suas próprias palavras) que é melhor instalar o CD alternate é pedir para ele se decepcionar com o sistema e desistir talvez até antes de terminar de instalar.
Se a máquina tem mais de 192 de RAM e o usuário é leigo, Desktop CD e pronto, sem complicações e sem dor-de-cabeça.
O sistema operacional a ser instalado é o mesmo tanto via desktop CD como o Alternate, como tenho certeza que vc bem sabe. Portanto, se ele instalar por um ou outro meio sua decepção com o sistema pode ser por outros motivos, mais não por este.
Além do que Polaco, infelizmente essa tem sido a única alternativa para instalação do Ubuntu em muitas maquinas, mesmo com os 256 MB de RAM anunciado, apesar que mesmo para um iniciante a instalação pelo Alternate tbem é muito simples, se diferenciando apenas pela falta de um visual gráfico.
T+
Arlei
Muito simples... várias perguntas, instalação demorada, particionamento de disco complexo...
Cara, o modo texto assusta qualquer usuário, principalmente um
noob, e isto independe da facilidade.
Você, eu e mais uma galera ainda preferimos o Alternate, mas acredito que ele não seja a melhor recomendação para um leigo.
É por isso que eu acho que é recomendável sempre o Desktop como primeira opção de instalação, e o Alternate em último caso, só quando algo dá errado.