Autor Tópico: Limpeza de disco e defragmentar  (Lida 26264 vezes)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2006, 17:57 »
Bom, o linux nao tem registo, ele guarda (penso eu) as definicoes e afins na home ou em ficheiros no /etc e afins. O windows guarda esse tipo de coisas no registo que é uma bela trapalhada, porque é quase incompreensivel e muito dificil de limpar, porque está tudo espalhado por todo o lado.

Na verdade estamos habituados a usar o regedit do windows, que é um programa para acessar/editar um "banco de dados", este 'banco' contem as informações de configuração, usuário, etc, etc, etc... assim a Mikosoft facilita as coisas... kkkkkkk

http://support.microsoft.com/kb/256986/pt-br
http://linhadefensiva.uol.com.br/docs/regedit/

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #16 Online: 02 de Janeiro de 2007, 16:41 »


............Pra limpar o disco de tralhas, basta limpar a lixeira de todos usuários, o diretório /tmp e o cache do Firefox (que você faz nas opções do próprio firefox).



Led, ou alguém que possa me ajudar...então posso limpar o conteúdo abaixo, do meu diretório /tmp sem me preoculpar??



Vejam que estou mostrando o conteúdo do meu /tmp...então posso apagar sem problemas tudo isso ai??

Pergunto pois vai que acabo interpretando errado o que vc escreveu e acabo fazendo alguma loucura..... e detono de  vez meu Dapper...não custa perguntar..

Obrigado.


7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #17 Online: 02 de Janeiro de 2007, 19:18 »
Bom, não sei se no Ubuntu tá assim, mas lembro que quando eu usava o Debian Sarge, o /tmp era limpo automaticamente a cada reboot.

Agora tinha um comando também, acho que apt-get autoremove, não lembro, que removia pacotes de bibliotecas que não estava mais sendo usadas... Osso é lembrar agora qual é hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #18 Online: 02 de Janeiro de 2007, 19:32 »
é o comando apt-get autoremove faz isso mesmo, e as vezes ele até avisa..use o comando tais lib não estão sendo usadas. ;D
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2007, 00:01 »
O registro do windows é o culpado pelo fato do windows ter q ser reinstalado depois de um certo tempo....

tudo oq acontece é registrado lá....e ele vai ficando sujo e pesado....até q uma hora da tanto problema q as pessoas preferem reinstalar o windows.....

só q eu achava q os sistemas de arquivo do windows e linux eram diferentes do q foram ditos aqui

O windows usa fat32 ou ntfs.....os arquivos são gravados sequencialmente, quando possivel, para uma mais rápida leitura.....quanto menos o braço do HD tiver que se deslocar, menor overhead da leitura, isto é, menor é o tempo jogado fora inutilmente.....porém, quando se instala, deleta, e cria muitas coisas novas, o hd vai ficando com menos espaços contíguos para gravação, fazendo assim com que a gravação não seja sequencial, o que aumenta o tempo de leitura e gravação.

Utilizando o defrag, os dados (por exemplo) do mesmo programa são armazenados juntos, para uma leitura mais rápida...e os espaços contiguos são deixados juntos tambem, para uma gravação sequencial.

Se o linux (ext3 ou raiserfs) realmente usam gravação aleatória e uma "lista" ou "tabela" com aonde está cada coisa isso é uma idiotice e um problema a ser resolvido na minha opinião, já que é gasto tempo com busca no hd (o braço tem q se mover procurando trilha e cilindro e coisa e tal...) além de ter q fazer um acesso a tabela...oq, no caso de HD, sempre é muito custoso

gostaria de ter mais informações sobre ext3 ou raiserfs.......mais pelo q ouço falar, o ntfs é muito bom, apesar de ser da ms =)

abraços

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2007, 01:04 »


............Pra limpar o disco de tralhas, basta limpar a lixeira de todos usuários, o diretório /tmp e o cache do Firefox (que você faz nas opções do próprio firefox).



Led, ou alguém que possa me ajudar...então posso limpar o conteúdo abaixo, do meu diretório /tmp sem me preoculpar??



Vejam que estou mostrando o conteúdo do meu /tmp...então posso apagar sem problemas tudo isso ai??

Pergunto pois vai que acabo interpretando errado o que vc escreveu e acabo fazendo alguma loucura..... e detono de  vez meu Dapper...não custa perguntar..

Obrigado.


7355

Sinceramente... acho que o que tem aí não é o ladrão de espaço no seu disco. Tente rodar o comando:

du -sh /tmp

Isso vai te informar exatamente quanto espaço o diretório /tmp está usando. As distribuições mais novas usam o diretório tmp de forma coerente, elas removem o lixo, portanto hoje em dia nem precisamos mais limpar o diretório.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2007, 04:58 »
Se o linux (ext3 ou raiserfs) realmente usam gravação aleatória e uma "lista" ou "tabela" com aonde está cada coisa isso é uma idiotice e um problema a ser resolvido na minha opinião, já que é gasto tempo com busca no hd (o braço tem q se mover procurando trilha e cilindro e coisa e tal...) além de ter q fazer um acesso a tabela...oq, no caso de HD, sempre é muito custoso

Na verdade isso é inteligência! Vamos supor que você pegue um livro de 700 páginas. Você quer um assunto específico nesse livro. Você prefere ler o índice e ir direto pro assunto ou ler página por página, até chegar no mesmo assunto?

Com o índice você ganha muita velocidade e qualidade nas buscas.

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2007, 19:54 »
lógico que não

num livro as informações semelhantes são escritas sequencialmente

por exemplo, há um capitulo sobre como funciona o hd que explica tudo sobre como funciona o HD.
e isso é muito melhor do q vc ter vários e vários pedaços espalhados pelo livro explicando como se funciona o hd.

o tempo de busca é muito menor.

e, quando q eu disse que vc precisa ler tudo para chegar até "o capitulo que contem as informações do hd"? eu só disse q as informações de um mesmo arquivo/programa são armazenadas sequencialmente, e não aleatoriamente.

Offline asrsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Blog de Delphi
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #23 Online: 04 de Janeiro de 2007, 13:15 »
Posso entrar no papo?

Achei isso aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ntfs

Citar
O NTFS (New Technology File System), é o sistema de arquivos utilizado em todas as versões do Windows NT desde o 3.1. Desenvolvido inicialmente para servidores, o NTFS possui características importantes, que permitem ao Windows implementar uma série de noções originadas no UNIX, tal como a de sistema operativo multi-utilizador.

As principais características do NTFS são:

    * Introdução de um sistema de journaling, que permite ao sistema operativo se recuperar rapidamente de problemas sem precisar de verificar a integridade do sistema de arquivos.
    * Permissões (com sistema de ACLs), que possibilitam um grande controle de acesso dos utilizadores aos arquivos.
    * Compressão de arquivos, ausente nos sistemas de arquivos de Microsoft desde a introdução do FAT32.
    * Encriptação transparente de arquivos.
    * Quotas, que permitem que os administradores definam a quantidade de espaço em disco que cada utilizador pode utilizar.
    * E transforma cada cluster do HD em partes de 512 bytes.
Código: [Selecionar]
P4 3.06Ghz ~ 80 Gb ~ 1 Gb ~ LG CD/DVD
GeForce FX 5500 256Mb DDR 128Bits DVI/TV
Windows Vista Ultimate
Sony Multiscan 17"c1

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #24 Online: 04 de Janeiro de 2007, 13:21 »

Sinceramente... acho que o que tem aí não é o ladrão de espaço no seu disco. Tente rodar o comando:

du -sh /tmp

Isso vai te informar exatamente quanto espaço o diretório /tmp está usando. As distribuições mais novas usam o diretório tmp de forma coerente, elas removem o lixo, portanto hoje em dia nem precisamos mais limpar o diretório.

Leds...sussa...todos estes arquivos somam 10,3Kb (no meu /tmp).

Por ter um valor tão baixo de espaço ocupado, acredito que meu Dapper faça, como vc citou, limpeza automática do /tmp....agora a certeza disso eu não tenho..apenas tenho uma suposição.

73's
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2007, 13:33 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #25 Online: 04 de Janeiro de 2007, 15:39 »
Não é o dapper que faz essa limpeza automática, e sim todo Linux quando é reiniciado elimina o conteúdo da pasta /tmp.

Dá uma olhadinha nesse arquivo (vale para derivados de Debian):
Citar
sudo gedit /etc/init.d/bootmisc.sh

É nele que estão as configurações que excluem o conteúdo da pasta /tpm a cada boot, período de tempo ou quantidade de dados(os dois últimos  para o caso de servidores que não são reiniciados).

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #26 Online: 04 de Janeiro de 2007, 16:56 »
No Linux, diferente do Windows, nos backups você pode compactar direto a raiz, pasta / pois, os registros além de poderem ser lidos enquanto executados são específicos de cada programa.
Eu digo isto porque sou programador e vejo que quando vou pegar um registro do GNOME (modo gráfico que programo) eu só acesso os arquivos do GNOME, nada de arquivos gerais de sistema, como o Windows.

Obrigado.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #27 Online: 04 de Janeiro de 2007, 17:22 »
Akuhn, vc é o cara......fantástico seu adendo.

Esta é a segunda vez que vai na jugular das minhas dúvidas......só Hayyuuukem nelas..eheh

Valeu
73's
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2007, 17:29 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline ricardofantin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 10:52 »
Supondo que você baixe um arquivo de 10 kb, depois um de 20 kb, depois apague o arquivo de 10 kb e baixe um outro de 30 kb. O que aconteceu? O arquivo de 30 kb foi dividido em dois pedaços, um de 10 kb que ocupou o lugar do velho arquivo de 10 kb e mais um pedaço de 20 kb. Para fazer a leitura vai ficar complicado, pois vai ler o índice, vai ir até o pedaço e ler os 10 kb, depois voltar ao índice, e por fim ler os últimos 20 kb. É assim que funciona.
No Windows tem o desfragmentador. Eu acredito que no linux ele deixe esse pedaço de 10 kb em branco e volte para escrever nele em algum momento melhor ( ou alguma inteligência parecida). Isso pode ser um problema, lendo sobre o Ext3 na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ext3) descobri que não tem muita gente que testou os desfragmentadores para Linux.
No Ubuntu Edgy vem instalado uma ferramenta Disk Usage Analyser para ver aonde está ocupando espaço. Não sei como estou conseguindo ocupar tanto espaço com o Ubuntu, no Kurumin não usava nem 2 gigas...

Offline ricardofantin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: Limpeza de disco e defragmentar
« Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 06:18 »
Desconsiderem esse último post, acabo de encontrar mais informações no próprio fórum nesse tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5567.0

Ricardo